segunda-feira, 31 de março de 2014

O SACO DE PANCADAS




Antigamente chamado de saco de areia, o saco de pancadas é recurso interessante para o aprimoramento dos praticantes de diversas artes marciais e o aikido não é exceção. O saco pode melhorar o tai sabaki ( movimentação), a noção da distância e oferecer um alvo físico para se testa a intensidade do golpe. Quando se decide comprar um saco, normalmente surgem algumas perguntas, tais como: 

1. Que tipo de saco de pancadas eu compro?
Existem diversos modelos de saco. Aqueles que vão ate o chão (para treinar chutes baixos) , os que vão apenas ate a metade do corpo ( para treinar atemis ascendentes como um mae gueri direcionado para a virilha ou um uppercutt),  os acinturados ( para os praticantes de luta greco romana e brazilian jiu jitsu), etc. A sugestão para quem esta iniciando é adquirir um saco com 1,20 de altura. Assim poderá treinar golpes em qualquer altura.

2. Qual o tamanho?
De uma forma geral, recomenda-se um saco que tenha entre 60-70% do seu peso. Treinar com um saco mais pesado ira machucar suas articulações. Com um mais leve você nao ira aproveitar todos os recursos do equipamento. Assim, se vc tem cerca de 70kg, sugerimos um saco entre 40 e 50 kg.

3. Comprei um saco e ele veio vazio. Devo preenche-lo com areia?
Jamais. A medida que você vai batendo num saco cheio de areia, a areia tende a endurecer e nao absorver quase nada dos golpes desferidos. O resultado disso é que o golpe volta pra você, pra suas articulações, lesando-as seriamente. O saco deve ser preenchido com tecido de roupas velhas ou estopa. Alguns instrutores - apenas para alunos bastante experimentados e em boa forma - as vezes  preenchem o saco com raspa de pneu, semelhante a um tatame. O saco fica muito pesado , mas absorve bem o impacto.

4. Aonde pendurar o saco?: Direto numa viga da casa e/ou garagem ? Posso pendurar no teto?

 Se você fizer isso vai afetar toda a estrutura do teto da casa. O saco deve ser pendurado em um suporte próprio. Você pode escolher um móvel (autoportante) ou fixo na parede. Particularmente eu prefiro o fixo, por permitir que o estudante arrodeie o equipamento enquanto estiver golpeando.







Suporte fixo
Suporte autoportante para pendurar o saco de pancadas



5. Como deve ser feito o trabalho com o saco?

 Independente da arte marcial que se pratique, é importante frisar que o saco é um complemento para o treino, uma ferramenta para o desenvolvimento do aluno. Ele não substitui uma aula , nem muito menos os ensinamentos de um professor. Iniciantes não devem utilizar o saco, pois ainda estão aprendendo os movimentos! Treinar o movimento de forma errada é um convite para uma lesão, além de não ajudar em nada na técnica do aluno. Quando o golpe sair com naturalidade e velocidade, está na hora de utilizar o saco, a fim de se desenvolver maior impacto e se desenvolver o poder pleno do atemi. Preferencialmente deve-se trabalhar com um companheiro segurando o saco, a fim de simular o melhor possível o corpo de uma pessoa. Além disso o praticante deve se movimentar ao redor do saco enquanto golpeia, a fim de melhorar sua movimentação

Comece com golpes curtos e retos, a fim de nao forçar as articulações. A medida que as semanas ou meses forem passando, ai você pode começar a trabalhar os golpes circulares e longos. O trabalho com chutes não exige nenhuma proteção para os pés. Golpes com a mão aberta, como shomen uchi (ver glossário) também não exigem proteção de espécie alguma.  Entretanto, golpes com a mão fechada (socos) exigem proteção (ataduras) para as mãos. Praticantes de esportes de contato como o boxe e o kickboxing são estimulados a praticar com luvas a fim de diminuir o impacto nos ossos e lesões subsequentes.

6. E quanto às torres de pancada? E os bonecos Bob?
Boneco Bob. A maioria dos modelos não têm braços
Um modelo de Torre de Combate


A torre de combate funciona de forma similar ao saco, porem com uma vantagem: não danificam as articulações para o trabalho com os chutes . Além disso , dificilmente necessitam de um ajudante para segurar o saco enquanto realizamos o trabalho. O mesmo pode ser dito do boneco Bob.

                   
7. Sou praticante de aikido. Posso trabalhar armas no saco de pancadas?

Na teoria sim. Entretanto é um tremendo disperdício financeiro, visto que o saco não foi projetado para aguentar golpes de armas e vai ser danificado facilmente. Além disso, lembramos que,  quando se pratica com uma espada, o trabalho é diferenciado, visa-se desenvolver a técnica. Se a espada for golpeada com força, como se fosse um machado, a tendência é de que quebre. Para as técnicas de boken e jo, após as mesmas terem sido aprendidas, o recomendável é o trabalho no makiwara ou os exercício de tameshikiri. Use o saco de pancadas para o que foi desenvolvido: treinar atemi (golpes traumáticos)


Bons treinos!






FELIPE ALBUQUERQUE
Médico Veterinário e estudante de Aikido, trabalha mais que garçon em dia de festa
Quer ganhar muito dinheiro ajudando os outros e não há Cristo que o faça mudar de idéia



Imagens:
Divulgação

Se você gostou deste texto poderá gostar também de :
Makiwara
Melhore seus reflexos
Mudjong
Protetor Bucal
Tameshikiri








0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan