domingo, 2 de fevereiro de 2014

MAKIWARA (巻藁)



O Makiwara ( 巻藁) literalmente quer dizer: palha enrolada/ palha ao redor de. Trata-se de um termo generico para designar uma série de equipamentos para otimizar a performance do praticante de artes marciais japonesas. O makiwara trabalha a noção de distancia e a potencia do golpe, permitindo ao praticante liberar um golpe sem quaisquer restrições com relação a segurança de quem recebera o  impacto. Além disso, há o trabalho psicológico sobre atingir um alvo, especialmente controlar o impulso inconsciente ( e errado) de gerar tensão excessiva no impacto ou não "afundar" bem o golpe, reduzindo sua penetração. 
Praticantes mais experientes falam em treinar cada golpe no makiwara algumas centenas de vezes ate o mesmo fluir com perfeição de forma inconsciente. Entretanto, seu uso deve ser feito sob supervisão e sempre com prudencia, vez que podem ocorrer lesões irreversíveis em quem o pratica, caso o golpe seja desferido fora da posição/angulação/distancia correta. Uma outra desvantagem no makiwara é que ele apresenta um inimigo via de regra estático e com uma densidade bastante diferente de um ser humano. O uso de pernas também é limitado no makiwara. Se o objetivo for treinar chutes, é mais proveitoso de praticar num saco de pancada ou numa torre de combate.

É importante salientar que o makiwara não pode substituir um treino real de qualquer arte marcial. Se você realmente deseja aprender o caminho escolhido ( karate, aikido, kendo, etc) , você terá que fazer os outros treinos (kata, kihon, ki-no nagare, deai, randori, jyu waza, jyu kumite, etc) . A força verdadeira vem de suas habilidades e de seu ki, não de seus músculos. Além disso, ser capaz de acertar o makiwara não significa necessariamente que você conseguirá fazer atingir um oponente da mesma maneira. Os melhores praticantes dedicam apenas 10% de seu treino ao makiwara.

Existem tantos makiwaras quanto artes marciais/esportes de combate japoneses. E os modelos variam bastante, desde o mais simples ate o mais sofisticado. Vejamos alguns deles:





  • Makiwara de SUMO. Trata-se de um poste utilizado pelos sumotori (lutador de sumo) para praticar os atemis (golpes traumaticos) com a mão aberta. Observem na segunda foto os detalhes da área de impacto



                       
              

Observem  os detalhes na área de impacto














  • Makiwara para  espada e bastão ( KENDO / KENJUTSU/ JOJUTSU/ NAGUINATA/ AIKIDO )- O primeiro modelo foi bastante utilizado e recomendado pelo sensei Saito para desenvolver um de seus golpes favoritos com o boken: o Shomen Uchi. Alguns modeles pode ter rodas a fim de permitir o deslocamento do manequim de acordo com o golpe do praticante. Este autor ja presenciou inclusive treinos de boken/bastão utilizando apenas um pneu velho amarrado numa corda.  Tecnicamente, é um maiwara.

                




  • Makiwara de artes de grappling ( JUDO/JIU JITSU).  Nada mais é do que um manequim flexível, de aproximadamente 40 kg para treino de chaves e estrangulamentos. A maioria dos professores entrevistados desdenhou de seu uso, preferindo o randori ( luta). Alguns modelos têm tambem pernas a fim de treinar chaves de membros inferiores e saidas de guardas.


  • Makiwara de Kobudo de Okinawa- Bastante semelhante ao makiwara de espada e bastão. Ver mais sobre esta arte marcial aqui





  • Makiwara de karate- é o mais conhecido de todos, existindo trocentos modelos do mesmo.





 
        








Bons treinos!




FELIPE ALBUQUERQUE
Estudante de aikido, acredita que se voc~e não tem o poder de criar,
 entao nao pode usar  o poder de destruir.


REFERENCIAS:

WIKIPEDIA
MAKIWARA - THOGHTS, IDEAS AND QUOTES

IMAGENS: DIVULGAÇAO

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan