segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

O Tanto





A faca (tanto) é um instrumento de caracteristica única. Certamente foi uma das primeiras armas do homem e evoluiu de tal forma que hoje - em todas as sociedades - coexiste em diversas modelos, desde as facas utilitárias (culinárias e de jardinagem) até as temidas armas de combate.

A faca de madeira também é chamada de tanto
Especificamente nas artes marciais japonesas, chama-se tanto a faca de 20-30cm. Existem diversos modelos : reto (yari-tanto/ken-tanto), dissimulado em leque (koshirae), sem guarda, etc. Sua réplica em madeira (usada para treinos) também recebe o mesmo nome. Para os guerreiros japoneses, a arte da faca sempre teve uma atenção especial no cobate à curta distância pela riqueza de movimentos (diversos golpes, direçoes e angulações), agilidade e extrema eficiência. Se isso for aliado a um conhecimento dos pontos críticos a serem atingidos, tem-se um terrível oponente.


Mesmo hoje, com o advento e a naturalidade - legal ou não - do porte de armas de fogo, a faca encontra uso entre terroristas, estupradores, psicopatas e outros marginais devido suas caraterísticas:


1. Grande capacidade de negociação e intimidação;

2. Silenciosa, de fácil ocultação e portabilidade. Não está sujeita a falhas mecânicas como as armas de fogo;


3. Exigir pouco treinamento;

4. Baixo custo, fácil de manufaturar (os presidiários as fazem aos montes) e de adquirir;

5. Difícil de ser defendida. Segundo as estatísticas do FBI é a arma que mais mata nos confrontos de até um metro de distância. (índice superior mesmo  às armas de fogo)


Do ponto de vista da defesa pessoal, é importante se falar que mesmo avançados praticantes de artes marciais têm tido pouco acesso ao combate com facas, visto que esta forma de luta é extremamente perigosa. Visto que o agressor normalmente é violento, imprevisível e no mínimo quer agredi-lo (normalmente quer matá-lo), mesmo um praticante eficiente terá dificuldades em se defender corretamente de um agressor destreinado sem levar alguns cortes. Frente a indivíduos que esgrimam a faca com maestria, dificilmente um defensor com as mãos nuas terá sucesso.
Assim, o estudo do tanto é necessário, não para movimentos coreografados (distantes da realidade), tradicionais - cujo objetivo maior é preservar a essência do estilo - e que estrangulam o desenvolvimento pessoal do estudante. O estudo deve, acima de tudo, incorporar versatilidade e dinamismo. Essa pode ser a diferença entre salvar uma vida!




Manoel FELIPE Mesquita de Albuquerque
Apreciador do respeito à natureza e da liberdade, inclusive dentro dos sistemas de combate.


Imagens: divulgação


Se vc gostou deste texto, leia também:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan