domingo, 21 de dezembro de 2014

KATAR: UMA FACA, TRÊS LÂMINAS



O KATAR  ou KATARA , também chamado de KATARI é uma arma de origem indiana. É uma adaga composta de lâminas e um bracelete, para que possa formar uma extensão do braço. Era muito usado pelos mercenários da Antiguidade para executar suas vítimas com muita velocidade, precisão e silêncio. São perfeitas para perfurar armaduras e sua leveza permite que sejam utilizadas com grande velocidade, como se fossem luvas de boxe. Não raro eram utilizadas em pares.  A lâmina tem normalmente 30-90cm e normalmente é reta, mas  ao sul da Índia ela pode ser ondulada. A alça normalmente é construída toda em aço e numa única peça.
O cabo em forma de "H",
é uma característica da arma
Quando o cabo é apertado,
uma única lâmina se transforma em três












Na Índia medieval, portar um katar representava um status semelhante ao de portar um katana no Japão.Príncipes e nobres eram frequentemente retratado vestindo um katar ao seu lado. Este não foi apenas uma precaução para auto-defesa, mas também foi feito para mostrar sua riqueza e posição. Rajputs e Mongóis de alta estiper as vezes eram retratados os portando em caçadas de tigre. Alguns katar eram encrustados com joias e-ou esmaltesPara um caçador para matar um tigre com uma arma de curto alcance foi considerado o mais seguro sinal de bravura e habilidade marcial. 

A partir do século XVI em diante os katar - em sua maioria-  foram feitos com lâminas de espadas quebradas. Quando os britãnicos ocuparam a Índia, os katar  começaram a ser fabricados para os colecionadores estrangeiros.
Apesar de muito bonita, a arma é pouco funcional:

  •  A lâmina apenas estoca ( perfura), sendo pouco útil para cortes (exceto quando a lâmina é ondulada);
  • As lâminas não podem ser abertas depois que são empurradas contra o corpo de um adversário
  • Se for empunhada com as lâminas abertas. toda a força do golpe tende a ser absorvida pelas dobradiças nas raízes das lâminas. Este é o problema maior
No século XVIII, num outro projeto moderno de  katar , foram adatapadas pistolas de único tiro  em ambos os lados da arma. As pistolas são destinadas a dar o golpe matando depois que a arma foi estocada no inimigo. Duvidamos da eficácia desta "pistola-katar".

Felipe Albuquerque
Estuda aikido, aikijitsu e goshin jitsu
Consegue vencer o vilão, salvar o dia e beijar a mocinha
 (Isso tudo no mesmo dia)


Referências

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan