sábado, 1 de outubro de 2011

Esgrimas e Espadas I




Eventualmente, o iniciante em aikido tem algumas dúvidas a respeito da espada, uma das armas estudadas do aikido. Acreditamos que o presente texto - apesar de não pretender esgotar o tema - pode ajudar a tratar estas questões. Existe toda uma mística envolvendo a espada japonesa, bem como sua confecção. Devido ao ferro japonês não ser de boa qualidade e cheio de impurezas, seus cuteleiros tiveram de desenvolver um complicado processo de forja de aço, por camadas, a fim de purificar o metal. A grosso modo, acredita-se que quanto mais camadas, melhor seria a lâmina. Fala-se de lâminas com mais de 100 (cem) camadas! Hoje, com aço de boa qualidade disponível, existe quem acredite que o processo tradicional de forja japonesa pode ser dispensado.
As medidas das espadas japonesas são referenciadas em shaku (equivalente a 30 cm), têm gume apenas de um lado, e a lâmina é ligeiramente curva. Normalmente na parte afiada o aço é duro e nas costas (kassana) o aço é macio, para absorver impactos. Do ponto de vista cultural, o sabre era muito mais do que uma arma para um samurai: era a extensão de seu corpo de sua mente. Para o samurai, a espada não era apenas um instrumento de matar pessoas, mas sim uma forma de fazer a justiça e ajudar as pessoas. A espada ultrapassava seu sentido material; simbolicamente, era como um instrumento capaz de "cortar" as impurezas da mente.

1. Qual o estilo de esgrima praticado por Ueshiba?

Kukishin Ryu. Se não me engano, ele chegou à Menkyo Kaiden (grau máximo), mas não sei de qual das vertentes da Kukishin Ryu ele praticou. Entretanto, no caso do Iai, a maioria dos aikidocas que treinam esgrima, praticam ou o "Toho iai", ou o “Renmei Iaido da All Japan Kendo Federation”. Alguns também treinam o Muso Shiden ryu, que é o primeiro estilo de "Iaido" (não Iaijutsu), criado pelo grande Nakayama Hakudo (1869-1

952).

2. Quais os diversos tipos de espadas japonesas ?
KEN = Literalmente quer dizer "lâmina".Espadas retas de dois gumes. Foram as primeiras espadas utilizadas pelos japoneses. Hoje, a maioria são espadas rituais.



SHINKEN = espada real confeccionada em aço carbono, forjada, é submetida à tempera diferenciada e afiada como uma navalha. Geralmente de custo elevado e manutenção cara. Deve ser reservada a praticantes antigos, nunca ser manuseada com negligencia ou distração. É uma arma de potencial letal elevado. Sacar uma Shinken totalmente da saya (bainha) é equivalente à sacar um revolver do coldre e engatilhar.

Entretanto, não havia apenas um tipo de shinken. Existem vários tipos . Os mais conhecidos são:
  • Chokuto- é uma espada reta, sem curvatura alguma. São as mais antigas espadas japonesas e normalmente têm fio dos dois lados da lâmina;

  • Katana e wakizashi - O katana era usada tradicionalmente acompanhada da wakizashi (espada companheira). A katana (60 a 90 cm) era usado em campo aberto, enquanto a wakizashi (30 a 60 cm) servia para combate no interior de edificações e em matas fechadas e era empunhado com apenas 1 mão. A maioria dos estilos manejam o katana com duas mãos juntas, mas existem estilos de kenjutsu que possuem técnicas com ambas as espadas ao mesmo tempo, como por exemplo o Tenshin Shoden Katori Shinto Ryu e o Niten Ichi Ryu de Miyamoto Musashi. Em sua obra, Gorin no Sho (O Livro dos Cinco Anéis), Musashi diz ser "indigno do samurai morrer com uma espada ainda embainhada". O conjunto das duas armas chama-se daisho , literalmente "grande e pequeno", e podia ser usado apenas pelos samurais, representando seu prestígio social e honra pessoal.São portadas com o gume para baixo;
  • Kodachi - O prefixo 'ko' significa curto enquanto dachi é outra forma de tachi. Literalmente, uma ko-dachi é um tachi (espada) curto. Diferentemente da wakizashi, a ko-dachi era utilizada sozinha, geralmente por pessoas de estatura menor. Elas diferem também na curvatura (o ko-dachi é mais curvo) e no comprimento do cabo (tsuka).
  • Tanto - lâmina pequena ( no máximo 30 cm), versátil , utilizado principalmente para o ritual do sepukku (suicídio ritual) e ataques surpresas. Por este nome também se chama a réplica de madeira, utilizada para os treinos;

  • Tachi- sabre cerimonial, com lâmina decorada com belos desenhos e raramente é usado em combate. Esta arma é muito mais longa e uma curva de katana que foi usado por guerreiros a cavalo e são portadas com o gume para cima. Também poderia ser usado no chão, mas era muito difícil de manobrar porque foi desenvolvido do uchikatana ( espada que antecedeu o katana);
  • Nodachi - espada muito longa, normalmente utilizada por samurais a cavalo, em campo aberto. Podia ser usada em campo aberto contra mais de um oponente. Entretanto, seu uso limitado e custo elevado não a tornou muito popular;
  • Nagakami- uso restrito a colecionadores, desenvolvida para lutar contra guerreiros a cavalo em campo aberto. Seu desenho é peculiar.




  • Ninja-to- Também conhecida como shinobi katana ou ninjaken, não existem registros históricos de como eram as espadas utilizadas pelos ninjas (shinobis). Assim, não podemos dizer que tinha a lâmina reta. A teoria mais aceita era de que utilizavam lâminas comuns (algumas quebradas -e abandonadas- em batalha dando a impressão de serem menos curvas ou até mesmo retas), com o saya de tamanho normal, mas com fundo oco (para ser usado como snorkel). A lâmina/gume não era excelente, pois para o ninja a arma era apenas mais uma ferramenta de trabalho, devendo ser abandonada, se necessário Existem diversos modelos.






  • Naginata - apesar de não ser de fato uma espada, a naginata (alabarda) é considerada parte da família das nihon-to (espadas japonesas) por seu estilo de forja e montagem. Bastante eficiente tanto contra adversários a pé como a cavalo, esta arma com cerca de 2m está presente em diversos estilos. Com o advento da arma de fogo tornou-se uma arma tipicamente feminina.




Iai To : espada de aço sem tratamento térmico, não afiada, porém as dimensões são as mais próximas possíveis da Shinken. Algumas vezes é feita de uma liga de zinco e alumínio. É utilizada para treino de saque e kata. Não deve ser afiada ou sofrer impactos. Possui ponta aguda capaz de perfurar a lataria de um carro.



Boken : espada de madeira utilizada para treinos contra outras armas de madeira ou técnicas de desarme. Os formatos variam de uma escola para outra. Embora não possa cortar, os golpes são muito contudentes e o uso indevido pode causar lesões e fraturas. A versão de madeira para o wakizashi é chamada de shoto.

Boken









Bokuto : é uma espada de madeira como o Bokken, mas é mais parecida com uma katana. Por isso é mais frágil, sendo mais fina que o Bokken. Outra diferença é que o bokuto geralmente vem com Tsuba (guarda de mão). O bokuto é usado para katas onde necessite do tsuba e os golpes são mais leves como deflexão.
Bokuto
Suburi-to : Boken de proporções exageradas criada para fortalecer os braços durante a prática. Sua criação é atribuída ao grande ronin Musashi.
Suburi to

Shinai : espada, confeccionada a partir de varas de bambu atadas com de tiras de couro, utilizada nas práticas de Kendo. Não é capaz de infligir grandes lesões, mas é recomendado o uso de proteção. Existem, inclusive, diversos relatos de kendokas que se machucaram (fraturas de costelas, clavículas e ombro), mesmo com o uso do bogu ( armadura). Sua criação é atribuída a Itto Itosai (Fundador da Ito Ryu). Existem shinais na forma de naguinata, chamados de atarashi naginata 

Shinai

Fukuro-Ken : espadas de bambu ou outro material leve, revestidas de borracha ou espuma. Geralmente quebram ao atingir um alvo com muita força.

Espadas decorativas : confeccionadas em aço inox, vendidas por valores modestos em shoppings. Não possuem estrutura adequada para qualquer prática, não devem ser afiadas, não possuem outro destino a não ser decoração de mau gosto.

Há também outras espadas, como as confeccionadas pelo exército japonês durante a Segunda Guerra. Não são consideradas Katanas legítimas e não devem ser utilizadas em treinos, de preferência devem ser conservadas pelo seu valor histórico

Morihiro Saito: Kumitachi


^

Sempai Felipe  Albuquerque

Sempai Manoel Felipe Mesquita de Albuquerque

2 comentários:

Manoel Felipe M de Albuquerque disse...

Algumas pessoas vieram perguntar: "E as Nodachi ?" .
Bom, Nodachi (野太刀:のだち), significa espada de duas mãos. É a mesma coisa que a Kodachi.

Manoel Felipe M de Albuquerque disse...

Se formos avaliar as espadas apenas pelo tamanho, é bom lembrar que as medidas das espadas japonesas são referenciadas em shaku (equivalente a 30 cm). Qualquer lâmina que possuir até um shaku é considerada uma tantō; se o comprimento da lâmina for entre um e dois shaku, então ela é considerada uma shotō (é a categoria da wakizashi e da kodachi); se a lâmina possuir um comprimento maior que dois shaku, então ela é considerada uma daitō (como a katana e a tachi); e, ainda, se a lâmina tiver de quatro a cinco shaku, ela é considerada uma Masamune (katana de três punhos)

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan