quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Esgrima e espadas II





Complementando o primeiro texto, procuraremos esclarecer aos curiosos e interessados em adquirir um katana, quais as diferenças entre o katana e a jim kum (espada coreana). Apesar de haver diversos tipos de espadas coreanas, vamos nos fixar na jim kum devido à sua grande semelhança com o katana, que normalmente causa confusões mesmo em praticantes com certa experiência tanto de artes coreanas como de artes japonesas


Espadas coreanas

Qual a diferença entre o katana e a jin kum?
Anatomia do katana

Anatomia da Jim Kum





A Coréia foi durante muito tempo território Japonês, o que fez o coreanos assimilarem muito da Cultura Nipônica. De uma forma muito grosseira, poderíamos dizer que a jin-kum é fortemente inspirada na katana. Hoje em dia é muito difícil diferenciar ambas, pois a maioria das espadas é feita na China. Entretanto há algumas diferenças sutis, tais como:

  • Na Jin Kum, a lâmina tem a mesma largura desde a base até o início da ponta;
  • As Jim Kum costumam ser mais largas que as japonesas;
  • Apresentam uma suave curva entra a ponta da espada em direção à lâmina;
  • A guarda na espada coreana (kum maki) é menor que na japonesa (tsuba);
  • Geralmente não há a linha do Hammon (a linha de têmpera da espada que, conforme a escola, assume diversas formas e desenhos na parte afiada);
  • Devido a forja coreana ser diferente do método japonês, a lâmina da jin kum é ligeiramente mais pesada.

Jin Kum

Basicamente seriam estas diferenças, pelo menos as mais visíveis.

Com relação ao bo-hi (espaço para correr o sangue), há quem fale que ele só existe nas espadas japonesas. Nada mais equivocado. O sulco (Bo-hi) pode ser feito ou não em uma Katana Japonesa - este sulco inclusive é utilizado durante o combate de uma forma muito peculiar em Koto Ryu).

Há ainda quem diga que o sulco serve apenas para deixar a lâmina mais leve! O katana pode ser com sulco ou sem sulco, depende de quem vai usá-la! Seguindo esse raciocínio, normalmente a espada sem sulco é mais pesada, mas é mais resistente, é melhor para soldados fortes, ou para guerras. A espada com sulco é melhor para duelos e realizações de kata por ser mais leve e não precisar tanto de resistência quanto uma espada usada em guerra.


Com relação à esgrima coreana, qual a diferença em o Kumdo, Haidong Kumdo e o Haidong gumdo?

O Haidong Gumdo e o Haedong Kumdo são a mesma arte marcial, porém por questões jurídicas - e políticas -, o uso do primeiro é de propriedade da World Haidong Gumdo Federation.

Na verdade, ambas as escritas estão corretas, uma vez que nada mais são do que a romanização do Hangul (alfabeto coreano). A prática é feita com espadas com lâminas de metal. Em termos técnicos, cada Federação ou Associação, tem seu currículo.
Por exemplo:
A FBHK - Federação Brasileira de Haedong Kumdo - possui o ensino no uso de duas espadas desde a faixa branca, sendo que outras entidades iniciam o ensino destas técnicas em outros níveis.

O Haedong Kumdo e o Kumdo

O Kumdo, nada mais é do que o Kendo japonês ensinado durante os 35 anos da ocupação da Coréia pelo Japão, - essa ocupação foi muito agressiva e criou no povo coreano uma horror a tudo o que era japonês ou vinha do Japão. Os artistas marciais coreanos sentiram a necessidade de criar uma identidade marcial própria, a fim de continuarem praticante e atrair novos adeptos - e tem como seu principal foco o "duelo" (um contra um). Diferente do Haedong, que tem seu foco no campo de batalha, onde muitas vezes era preciso lutar contra mais de um adversário de uma só vez.

Do ponto de vista político, já tentaram rachar o kendo variando o "Kundo" como se fosse uma dissidência do kendo (porém dirigido pela Coréia) para entrar nas Olimpíadas, pois o kendo recusou o convite do COI (Comitê Olímpico Internacional). Mas não conseguiram, o próprio COI não aceitou e a FIK não deixou isso acontecer!

Existem outras artes marciais coreanas da espada?

Há uma série delas. Os sistemas mais conhecidos - além dos 3 acima mencionados - são o Shim Kundo, Hankundo e o Chung Suk Kuhapdo. Além é claro da presença da espada no Hapkido e no Samurang Do.



Sempai Manoel FELIPE M. de Albuquerque
com o apoio do sensei Marcelo Luna


Paz e Felicidade!


4 comentários:

Fernando Sedano disse...

Prezado responsável!!!
Muito obrigado por esclarecer as diferenças de uma forma tão gentil e polida!
Sou praticante de Haedong Kumdo e é a primeira vez que vi alguém de outra tradição marcial tratar o Haedong Kumdo com tanto respeito e dignidade, diga-se de passagem, digno de um representante de Ueshiba Sensei!
Muito obrigado.
Gasshô
Fernando Ryûshin Sedano

Manoel Felipe M de Albuquerque disse...

Prezado Fernando Ryushim Sedano (Ser Feliz)
Em primeiro lugar, peço-lhe perdão por ter visto apenas hoje seu comentário em meu blog(a tecnologia e eu não somos grandes amigos,rs). Em segundo lugar, obrigado por me honrar com palavras tão gentis em meu blog. Isso é uma prova de hombridade de sua parte. Em terceiro lugar...agradeço profundamente ter divulgado meu pequeno texto em sua pagina. Quando vier^à cidade de Aracaju, por favor, não hesite em nos procurar. mangustonegro@yahoo.com.br

Fernando Sedano disse...

Prezado Senhor Albuquerque;
Se o Senhor for Sensei, me perdoe pela falta de polidez.
Me perdoe também por somente ver agora seu texto...Não tive nenhum aviso sobre sua resposta em meu Email!!
Muito obrigado mais uma vez!!!
Desejo que estejas muito bem, em paz, alegrias e felicidades!
Gasshô;

Fernando Ryûshin Sedano

Manoel Felipe M de Albuquerque disse...

Prezado, nada a desculpar. Reforço o convite feito! Grande abraço!

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan