domingo, 2 de julho de 2017

ICHO RYU: O AIKIJUTSU DE BERNIE LAU

Treinar a sua mente, 
Desenvolver seu corpo,
Polir seu Espírito
(Credo do Aikijutsu Icho Ryu)

"Quanto mais simples, melhor"

Icho Ryu foi criado por Bernie Lau, um policial aposentado de Seattle, que sentiu que a forma como o Aikido tradicional era praticado não atendia suas necessidades como um policial nem servia como um sistema eficiente de defesa pessoal. Apesar de manter muitas práticas culturais japonesas, sendo na verdade um Goshin Budo (Budo de Defesa Pessoal), o Icho Ryu, não tem ligações com quaisquer organizações japonesas de artes marciais.


O Fundador

Bernie Lau
Bernie Lau é uma autoridade em aikido. Começou a treinar em 1955, com Koichi Tohei em Hilo, Havaí. Além disso também teve a oportunidade de estudar aikido com Nagata e Nonaka (também em Hilo) e Yamamoto, Goo e Yoshioka em Honolulu. Além disso participou - juntamente com o sensei Tohei- da turne que Morihei Ueshiba fez no Havaí. Seus certificados de Shodan e Nidan foram assinados pessoalmente por O-Sensei.

Finalmente chegou ao 5º Dan. Entretanto, sentia que  os métodos tradicionais de formação e a política as organizações existentes eram contra-produtivos para as necessidades dos agentes da lei. Acabou se desligando do Aikido para formar um dojo próprio que chamou de  Washington Budokan. Nele desenvolveu táticas e técnicas mais aplicáveis ​​ao cumprimento da lei e para a defesa pessoal de civis. O resultado desse esforço foi o Icho Ryu, uma fusão de sua formação como aikidoka e de suas influências estudando Karate Goju Ryu, Danzan Ryu Jujutsu de Wally Jay, Judo , Aikijujutsu do Yamate Ryu e Shidare Yanagi Ryu, e experiências práticas de seu trabalho como policial. Lau escolheu usar o termo Aikijujutsu como um meio de distinguir os seus ensinamentos do Aikido e as políticas que existiam na época. Em 2003, o termo Aikibudo foi aprovado para definir o Icho Ryu.



Objetivos do método

O Icho Ryu visa proporcionar aos alunos:


  • Técnicas físicas e psicológicas para aplicações em situações de auto-defesa e da vida quotidiana;
  • Uma compreensão de como reconhecer e difundir uma situação potencialmente violenta;
  • A capacidade de lidar com uma situação que se tornou violento, tanto psicologicamente quanto fisicamente, bem como para lidar com as conseqüências;
  • Uma metodologia para lidar com o stress da vida quotidiana.
Neil Yamamoto
Filosoficamente, Bernie Lau mantém "quanto mais simples melhor." Pela prática regular, se busca  entender a melhor forma de aplicar o aprendizado na própria vida. Através do estresse do treinamento físico, somos forçados a nos confrontar nos níveis físico, mental e espiritual e crescer como resultado. No conceito da Icho Ryu, isto é budo.

Em 2004, Bernie Lau oficialmente se aposentou e transferiu a responsabilidade pela Icho Ryu para o instrutor-chefe atual, Neil Yamamoto.


Para treinar o Icho Ryu o aluno tem que primeiro passar por um curso de tres meses ( independentes de sua experiência anterior em artes marciais). Há uma forte ênfase em ukemi (quedas e rolamento), bem como exercícios de ne-waza (solo) e chaves e atemi (golpes traumáticos) para desenvolver os conceitos básicos necessários para os níveis avançados.  

Aulas avançadas de Icho Ryu são autorizadas apenas com a permissão do instrutor chefe
Graduações

Não existem graduações como   tais como faixas coloridas (kyu/"mudansha") ou faixas pretas (dan/yudansha). Existem apenas 4 graduações:  estudante, instrutor, instrutor sênior, ou instrutor-chefe. Não são feitos exames de graduação. A graduação é obtida mediante a decisão final do instrutor-chefe a respeito de quando um aluno está pronto para ser um instrutor.

Bons Treinos!


Aracaju, 16/06/2017.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan