Doshus e o Waka Sensei

Em japonês, a palavra Doshu quer dizer: "Guardião do Caminho". O primeiro Doshu do aikido foi Morihei Ueshiba, também conhecido como Kaiso ( Fundador) e O-Sensei (Grande Professor). Uma série de estilos de aikido dissidentes do AIKIKAI têm outros doshu que não os colocados aqui.

O-Sensei foi o primeiro Doshu


Kisshomaru Ueshiba - O segundo Doshu



Com a morte de  de Morihey Ueshiba, em 1969, seu filho caçula, se tornou o segundo Doshu  do aikido. Nascido na província de Ayabe, em 1921, começou a reinar seriamente em 1937, sendo promovido a diretor do Kobukan Dojo, em 1942, data em que seu pai se retirou  para a província de Iwama.

Formado em Economia pela Universidade de Waseda em 1946, a partir de 1955 abandona seu emprego para se dedicar completamente ao crescimento da Aikikai. Nesse propósito:

  • Padronizou todo o currículo do aikido, de forma a facilitar sua expansão. Nesse processo, nomeou as técnicas básicas,  simplificando outras tantas;
  • Escreveu diversos livros sobre aikido, entre eles a Arte do Aikido, (1957) e O Espírito do Aikido;
  • Visitou diversos países do mundo a fim de verificar a qualidade do ensino e se aproximar mais dos praticantes. Esteve no Brasil  em duas  ocasiões : 1978 e 1990;
  • Foi co-fundador da Federação Internacional do Aikido (IAF) em 1975. A criação desta federação foi crucial para o desenvolvimento mundial do aikido;

Enfermo, falece em 04 de janeiro de 1999, deixando seu filho Moriteru Ueshiba como o terceiro Doshu.

Moriteru Ueshiba – O Terceiro e atual Doshu



Com a morte de  de Kisshomaru Ueshiba, em 1999, seu segundo filho, se tornou o  terceiro Doshu ( Guardião do Caminho) do Aikido. Nascido em Tokio, em 1951, é graduado em Economia pela universidade de  Meiji Gakuin.

Seu treinamento se deu de forma natural, sem nenhuma imposição por parte de sua família. Sua preparação no aikido começou na  infância por seu pai e diversos mestres do Hombu Dojo. Em 1986, assumiu o cargo de diretor da Aikikai Hombu Dojo . É também presidente da IAF  (International Aikido Federation).
Além disso, o Doshu é autor dos seguintes livros:  Aikido: Shashin de Manabu (Aikido: estudo através de fotos); Progressive Aikido,  O melhor do Aikido: Fundamentos (escrito em co-autoria com seu pai) e  O Melhor do Aikido II: Curso para mestre de Aikido

O atual Doshu viaja com certa frequencia para fora do Japão a fim de ministrar seminários. Veio ao Brasil num mega evento em junho/2006.


Mitsuteru Ueshiba – O Waka Sensei



O atual Waka Sensei (jovem professor) é Mitsuteru Ueshiba,  bisneto de Morihei Ueshiba e o terceiro filho de Moriteru Ueshiba, atual Doshu do aikido. De acordo com o sistema Iemoto das gerações familiares , ele é esperado para ser o sucessor de seu pai e futuro Doshu.

Desde abril de 2010 ele atua como Dojo Cho  em Iwama Dojo, no distrito de Ibaraki.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan