Carlos Humberto Barboza Gomes



"Nosso sistema de ensino deforma os alunos, abafa a criatividade, sufoca a arte da dúvida, destrói a simplicidade e rouba o que eles têm de melhor. Os jovens são (mal) treinados a usar a memória como depósito de informações, mas não a pensar, nem a ter segurança e ousadia produtiva. Recebem diplomas, mas não sabedoria. Sabem falar de assuntos lógicos, mas tropeçam em pequenas dificuldades emocionais". 
(Mestre Carlos Humberto Gomes)
Falar do mestre Carlos Humberto Barboza Gomes é muito fácil. O difícil é parar de falar. Alagoano de Arapiraca, dotado de grande magnetismo pessoal e sucesso profissional, desde cedo esteve envolvido com as ciências da natureza e demonstra grandeza de muitas formas, prova disso é esse extenso currículo:
O Mestre Carlos quando  praticava Vale Tudo
  • Autodidata e especialista em mnemônica (técnicas de memorização), há mais de trinta e cinco anos, com 2 (dois) livros[1][2][3] publicados e um método patenteado sobre o assunto. Criou o método Easy de Inglês associado a técnicas de memorização;
  • Foi professor de matemática e física . Estudioso de matemática védica, criou um método simplificado para facilitar o aprendizado de sua neta;
  • Representante ocidental de uma fraternidade mundial, a Charana Zukla Tribdhijan;
  • Mestre maçom e fundador de loja maçônica;
  • Preservacionista, defensor da ecologia e dos direitos dos animais, há anos é vegetariano convicto;
  • Fiscal de rendas aposentado e especialista em Psicopedagogia. Foi pioneiro de ensino superior à distância em Alagoas. Nesta área atua ainda como consultor do Núcleo de Cultura Avançada (NCA);
  • Professor de Ioga;
  • Chefe de grupo de escoteiros em Arapiraca;
  • Como atleta, foi também autodidata e desconhecedor de seus limites. Exímio praticante de luta livre (hoje conhecida por MMA), com mais de vinte combates sem nenhuma derrota ou empate. Detalhe: em sua época, não havia divisões de pesos e era comum o mestre Carlos Humberto se digladiar no ringue com homens de maior estatura e compleição física;
Dedicou parte de sua vida à difusão das artes marciais, ensinando defesa pessoal e luta livre. Não contente com isso, introduziu o Aikido Aikikai em Maceió, tendo conseguido rapidamente a faixa preta. Posteriormente suas experiências o impeliram a criar um estilo que impressiona por sua eficiência e simplicidade: o Aikido Dokuritsu.


O aikido concebido pelo sensei Carlos impressiona tanto pela facilidade de aprendizado e eficiência técnica (defesa pessoal) como também pela aplicabilidade na vida. Cada um dos princípios desenvolvidos em seu sistema serve de inspiração para fazer do praticante um indivíduo melhor, mais seguro, e mais útil à sociedade.


Além disso, o único homem a quem o autor chama - voluntariamente - de mestre está sempre disposto a orientar na resolução de problemas de relacionamento interpessoal. E, nesse processo, está consciente do apoio fundamental que lhe é dado por sua família, em especial por sua esposa Maria Alice, por quem até hoje é apaixonado.

Outras declarações do professor Carlos Gomes:

"A política, da forma como está estabelecida, é o refúgio dos incompetentes e a alcova dos corruptos".

"Os mestres e professores que exigem que os alunos se prostem a eles precisam mais dos alunos que os alunos deles".

"A história nada mais é do que uma fábula contada pelos vencedores".


Manoel Felipe Mesquita de Albuquerque
(Aspirante a blogueiro e com a mania de querer mudar - e melhorar- o mundo. )




Imagens: Sérgio Gomes http://sergiobgomes.wordpress.com/category/caricaturas/page/2/

[1] GOMES, CARLOS. Memorização Dinâmica: A arte de Valorizar a Tolice.Maceió: Arte Gráfica Ltda, 1997. p 222.
[2] http://pt.wikipedia.org/wiki/Mnemot%C3%A9cnica
[3] GOMES, CARLOS. Memorização Dinâmica: Planilha Mnemonica para o treinamento total da memória. Maceió:Edições Catavento.2000. p 152.
 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan