sábado, 29 de julho de 2017

SHOTO: A ESPADA CURTA DOS SAMURAIS


Quando se fala em samurais e espadas de samurais a primeira imagem que se vem aà cabeça é de um guerreiro empunhando um KATANA ( sabre) . Mas vamos lembrar que o samurai portava em seu DAISHO ( conjunto de espadas) pelo menos 2 lâminas:

  1. Um  sabre maior: normalmente um KATANA, que era utilizado quando fosse preciso combater em campo aberto ou em grandes espaços. Esta arma media entre 61 e 70 cm e o sua empunhadura era feita com as duas mãos
  2. Uma espada menor ( SHOTÔ )  , que media entre 30 e 60 cm, para ser utilizada em espaços reduzidos, como o interior de uma casa. A empunhadura era de uma mão e normalmente o samurai não se separava dela, levando consigo inclusive para o banho e para dormir. Haviam basicamente 2 tipos de SHOTO: 

  • Uma KODACHI . Era uma versão menor do TACHI, um sabre refinado, mais usado pela aristocracia.
  • Um KATANA de dimensões menores, chamada wakizashi (espada companheira). 


O mestre Hiroyuki Sanada  mostra que -mesmo em campo aberto -
 o SHOTO pode ter  vantagens em relação ao KATANA



No Japão Feudal haviam escolas específicas para ensinar o manejo do SHOTO (sabre curto). E lembramos que - em se tratando de sabres e espadas- tamanho não é documento. O SHOTO tem algumas vantagens em relação ao KATANA: pode ser desembainhado mais rapidamente e se adequa mais a espaços pequenos, por ser mais leve, cansa menos o espadachim, além de ele poder usar com facilidade um SHOTO em cada mão. Todas essas razões fazia do SHOTO a espada preferida pelos praticantes da arte shinobi ( ninja)

Além disso, havia estilos de kenjutsu ( arte da espada) que defendiam o uso das duas espadas simultaneamento. Misamoto Musahi, considerado por muitos como o  maior espadachim do Japão , em sua obra Gorin no Sho (O Livro dos Cinco Anéis),  advoga o uso das duas espadas, dizendo ser "indigno do samurai morrer com uma espada ainda embainhada".

Bons treinos!

Aracaju, 27/07/2017

Felipe Albuquerque
Alterna seu tempo entre Medicina Veterinária, Artes Marciais,
gato, mulher, filhos, cursos, vinhos  e nerdices
Nas horas vagas escreve pra este blog do MAK ARACAJU



Referência e Imagens:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan