sábado, 10 de junho de 2017

A SHIKOMIZUE (仕込み杖): a espada disfarçada

A shikomezue normalmente parece um boken.
Mas haviam outros modelos que
ficavam embutidos em uma bengala


shikomizue (仕込み杖) quer dizer "espada preparada". Trata-se de  é uma espada japonesa de lâmina reta especialmente produzida para ser acondicionada em um cajado ou em uma bengala ou mesmo um boken (espada de madeira).

Após o término do Período Edo no Japão, da extinção da classe samurai e da adoção da política de proibição do porte de espadas em público houve a popularização da Shikomizue como símbolo de preservação dos antigos costumes, num cenário onde muitos samurai ficaram insatisfeitos com o fim dos antigos privilégios da classe. Sua lâmina, mais fina e frágil do que a da katana acondicionada em um cajado era mais discreta, podendo ser usada em público sem levantar maiores suspeitas.

O Soke Hatsumi do ninjitsu Bujikan sabe muito bem como empregar uma shikomizue

Entre as características da Shikomizue podemos notar que a lâmina também é de um tamanho relativamente menor comparada à lâmina de uma katana. A lâmina de uma Shikomizue tem por volta de 1.8 shaku (55 centímetros) de comprimento. Essa espada também não possui "proteção das mãos", a tsuba. Uma espada tão peculiar e aparentemente inferior possibilita uma aplicação mais apurada da técnica e da arte da espada, o kenjutsu. Entretanto, o poder de contra-ataque que a dissimulação da lâmina confere a shikomizue é único, só comparável à makhila basca. Essa espada ficou famosa na ficção pelo personagem Zatoichi.

Bons treinos!


Aracaju 10/06/2017



Felipe Albuquerque
Médico Veterinário de formação, artista marcial de coração
Acredita que conhecimento só é poder quando é compartilhado. Tem uma pergunta? Escreva pra ele


Referencias e imagens:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Shikomizue
http://www.hanzoswords.com/assets/images/k-890-rd_1.jpg
https://www.youtube.com/watch?v=wgGQPM2wPY8

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan