sábado, 25 de fevereiro de 2017

MARTELO METEORO (流星錘) : Dominado por poucos, temido por muitos

Martelo meteoro.
Algumas versóes têm um martelo em cada ponta da corda
Martelo meteoro, também conhecido como liuxung chuí (流星錘),  é uma arma utilizada nas artes marciais chinesas. Esta arma consiste em uma pesada massa de metal arredondada, o martelo, que é amarrado a uma corda ou corrente, normalmente de 5 m de comprimento.

O Martelo meteoro tem função e manuseio semelhante aos do dardo e corda, apesar de ser uma arma mais pesada e que não perfura o alvo, pode causar danos no impacto, e até mesmo quebrar um crânio.

Dardo e corda
O Martelo meteoro é uma arma de arremesso controlada pelo lutador através da corda presa ao martelo. Essa arma é feita para matar pela força do arremesso e pela grande massa do martelo o que faz a arma tão poderosa quanto sua parente, o dardo e corda, mesmo que não tenha ponta.

A corda é controlada principalmente pelas mãos, cotovelos, pescoço, ombros e pernas do praticante de forma a fazer grandes giros que visam acertar o adversário ou apenas ganhar tempo para que a arma possa ser arremessada. Usualmente amarra-se à corda, mais ou menos a 15 cm do dardo, crinas ou panos, que buscam dificultar a visualização da posição exata do martelo.




O martelo tem um arremesso mais preciso que o dardo, por ter um peso maior e causa ferimentos igualmente traumáticos para qualquer ângulo de impacto e não só pela ponta, apesar de não perfurar o alvo só podendo penetrar ossos por fratura.

Tom Fazio domina bem esta arma

Tanto o  martelo meteoro quanto o dardo e a corda são armas dificílimas de se dominar.



Referência e imagens

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan