domingo, 19 de fevereiro de 2017

HANKIDO : UM NOVO ESTILO DE HAPKIDO OU UM AIKIDO COREANO?

Alguns dizem que Hankido é uma arte marcial sul-coreana desenvolvida a partir do hapkido. Outros que apenas é um estilo de hapkido. O fato é que o Hankido foi  desenvolvido por Myung Jae Nam na década de 1980. O significado literal é: O caminho coreano para desenvolver a energia vital
  • Han (한 / 韓): Coreia, cultura e mentalidade coreana.
  • Ki (기 / 氣): Ki (energia vital)
  • Do (도 / 道): o caminho

O criador,  Myung Jae Nam estudou o hapkido tradicional com Ji Han Jae (um dos fundadores do hapkido) . Além disso, Myunga Ja também estudou aikido e incorporou princípios de danças típicas coreanas. A partir da década de 1980, ocorreu a fusão de todos os seus conhecimentos e surgiu oficialmente o HANKIDO.

Qual a diferença entre hapkido e hankido?
O hankido é uma arte muito mais interna onde hapkido é uma arte semi-interna. Em hankido os princípios de won (圓, círculo), yu (流, água, fluidez, não resistência), e hwa (和, harmonia) são muito mais visíveis na aplicação das técnicas. Para facilitar ao praticante de hankido um maior aprofundamento nestes princípios, há três exercícios que podem ser praticados, conhecidos como sam dae wolly (삼대원리). 

  • Jeon hwan bob (전환법): O exercício que representa o princípio do círculo; 
  • Young nyu bob (역류법): exercício que  desenvolve o princípio da fluidez; 
  • Shim hwa bob (심화법): também conhecido como o exercicio do remo, representa o princípio da harmonia. 
Qual a diferença entre o aikido e o hankido?
No hankido as técnicas têm uma finalização, enquanto no aikido, geralmente, se dá a oportunidade ao agressor, depois de receber a técnica, fugir. Fora isso, os praticantes de hankido devem aprender um grande número de chutes.

Por que incorporar princípios de dança?
A parte de danças tradicionais do  hankido é chamada: Moo Yae Do Bub (무예도법). A dança desenvolve a harmonia e a coordenação motora. Muitos dos melhores artistas marciais de todos os tempos eram exímios dançarinos. Bruce Lee era campeão de cha-cha-cha, Muhamed Ali e Evander Hollyfield ( os dois maiores campeões mundiais de boxe peso pesado) praticavam balé, Morihei Ueshiba praticava danças típicas japonesas e o brasileiro Anderson Silva faz exímias imitações de Michael Jackson

Outras características técnicas:

O hankido em  doze técnicas de autodefesa básicas (ho shin ki 호신기) que são conectadas a 24 técnicas de respiração: doze para o defensor chamado "técnicas do Céu" (Chun Ki Bub, 천기법, 天氣法) e doze técnicas para o atacante chamado "técnicas da Terra" (Ji Ki Bub, 지기법, 地氣法).
Céu e Terra são opostos entre si e assim se assemelham ao Um (Yin) e Yang chinês.
Há mais técnicas no hankido que estas doze técnicas de círculo, mas estas formam a base estável para todo praticante de hankido. "Seria melhor a treinar cada uma das técnicas mil vezes do que praticar mil técnicas só uma vez"."

No Brasil

Até o fechamento desta matéria (07/02/2017), em nosso país esta arte marcial é regulamentada pela Confederação Nacional de Hapkido Hankido Hankundo - Brasil Daehan Moosool Whakikwan 

Bons treinos!




Felipe Albuquerque
Médico Veterinário, estuda Aikido, Aikijitsu e Goshin Jitsu
Discute diariamente os grandes temas da humanidade: preservação da natureza,
 desenvolvimento sustentável, comportamentos, rock, mpb e Coríntians (não necessariamente nesta ordem.) 

Referência e imagens
Wikipedia.

Confederação Nacional de Hankido
http://cnhkd.es.tl/HANKIDO.htm
https://www.youtube.com/watch?v=ZYlfzX7xcw0

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan