domingo, 14 de agosto de 2016

O ESTILO DO BEBADO : ZUI QAN

"A VITÓRIA não é do mais forte, mas daquele que acredita nela "
(Bruce Lee)


O Zui Quan (Punhos Bêbados), também chamado de Boxe do Bêbado ou Estilo do Punho Bêbado é um estilo de Wu Shu ( Kung Fu) em que imita os movimentos de um bêbado. Essa técnica situa em como se o praticante estivesse embriagado. Combina movimentos como tropeçar, balançar e cair exatamente como um bêbado. As mãos se posicionam como se estivesse segurando uma xícara chinesa ou um copo em que os bêbados tomam suas bebidas. O estilo do bêbado exige muita habilidade, flexibilidade pois usa-se chutes, voadoras, semi-mortais, rolamentos para confundir o oponente.

Características Técnicas
A dissimulação talvez seja a palavra que melhor defina este estilo. O praticante têm que ser rápido e fingir defender enquanto está tentando atacar e mirar em uma direção , mas atacar em outra. Finge estar bêbado e desequilibrado, quando na verdade está atento à tudo. Vários graus de embriaguez são demonstrados por gamas diferentes de movimentos e expressões no olho É considerado um dos estilos mais difíceis de Wu Shu. 


Para enganar o adversário se utiliza tudo: desequilíbrio, giros, saltos, esquivas e acrobacias a fim de redirecionar a força do oponente. As técnicas são ultilizadas com energia interna desde o Tan Tien (força do abdomem), quadris e ombros, que se combinam para lançar golpes de punhos e pernas seguidos de rasteiras.

A finalidade do estilo é manter o corpo em bom estado no plano físico para transformar e armazenar energia (Chi Kung) que é usada em níveis mais avançados.


Qual é o problema do cara de azul?

História do Estilo do Bêbado

As técnicas de Zui Quan são baseadas na lenda dos Oito Bêbados Imortais. Na verdade, seriam grandes mestres que estudavam Ioga Chinesa (kai Men)  e  Controle de Energia (Chi Kung). Cada uma das técnicas no boxe do bêbado demonstra um atributo de um dos Imortais. Os estilos de cada um dos Imortais são combinados para dar forma a uma luta bonita e eficaz. Entre os mestres havia uma mulher que desenvolveu o Chi Kung Marcial.

O estilo foi levado entao ao templo Shaolin para ser ensinado aos alunos mais avançados. Após a destruição do templo alguns monges escaparam, mudaram seus nomes e se esconderam em aldeias. Em cada aldeia deixavam ensinamentos que os aldeoes melhoravam, adaptando aos seus costumes e estruturas físicas. 

Numa dessas aldeias, surgiu o estilo do bêbado do sul da China, menos vistoso, mas muito efetivo na luta. Nesse momento nasce o bastão do mendigo do sul, nome dado em honra a um monge que caminhava pelas aldeias fazendo-se passar por mendigo cego e que manejava seu bastão com grande habilidade.

Com o tempo, o  estilo do bêbado com o tempo foi aperfeiçoando, mas perdia sua essência por ser um estilo difícil de aprender e executar. Afinal, exige uma  preparação física, mental e espiritual muito refinada.

Outros sistemas do bêbado

Além do boxe do bêbado, existem também os estilos da espada bêbada, do bastão bêbado, do facão bêbada e da lança bêbada.

Nas artes marciais japonesas, o estilo do bêbado também está presente, embora não muito comum e de formas diferentes, sendo chamado de Suiken (punhos bêbados), Suibo (bastão bêbado), Suichaku (nunchaku bêbado), entre outros. O Suiken é o estilo mais estranhado pelos ocidentais, pelo fato do individuo lutar realmente embreagado.

O estilo do bêbado ja fora demostrado nos filmes estrelados por Jackie Chan Drunk Master (I e II) e no Reino proibido



No Brasil

Até o fechamento desta matéria (27/07/2016), no Brasil é desconhecido algum Mestre ou Professor que ensine o estilo Bêbado inteiro. Hoje possuem apenas formas (taulu) técnicas ministradas em diversas escolas.

Bons Treinos!
Felipe Albuquerque
Médico Veterinário, estuda Aikido, Aikijitsu e Goshin Jitsu
Marido e pai curioso , é apaixonado pelo desenvolvimento humano e
 busca encontrar a felicidade nas entrelinhas do óbvio



Referências e Imagens

Wikipedia
Portal do Kung Fu
http://fightingkungfu.blogspot.com.br/2010/06/zui-quan-ou-estilo-bebado.html
https://www.youtube.com/watch?v=OojOQ23rMi8
https://www.youtube.com/watch?v=FShx5YUKo5I
https://www.youtube.com/watch?v=xxCuTeERHbA

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan