terça-feira, 28 de junho de 2016

Katsumi Yonewaza : Aikijitusu Bokuyokan (牧羊館)

"Daito-ryu aikijujutsu não é para todos. Exige muito fisicamente ser praticado pela grande variedade de alunos que estudam aikido moderno. Mas para aqueles que estão interessados ​​nos fundamentos da arte marcial, ele oferece uma janela para o passado e uma porta para o futuro. Daito-ryu Aikijujutsu é um caminho imutável, linha reta no meio de todas as variações modernas de aiki."
(Sensei Lovret, do Aikijutsu)


Katsumi Yonezawa (1937-1998), um Mestre de Daito-Ryu Aikijujutsu 

Um dos profissionais mais proeminentes do Daito Ryu, Katsumi Yonezawa de Hokkaido, Japão, visitava anualmente os Estados Unidos e o México para ensinar esta arte antiga. A partir da sede da filial americana do Daito-Ryu Kodo Kai em San Luis Obispo, ele viaja em toda a Califórnia dando palestras e seminários. Seu professor foi Horikawa Kodo (1894-1980), um dos alunos mais antigos de Sokaku Takeda e fundou a escola Kodokai em 1950. 

Como professor, Yonezawa chamava a atenção apenas por ser  pequeno em estatura e por ter os pulsos muito grossos. A forma suave como agia aliada ao seu sorriso fazia com com as pessoas relaxassem em sua presença. Seus discípulos aprenderam a ignorar isso, pois sabem que ele ainda está sorrindo, enquanto eles são aprisionados em chaves complexas. Os estudantes de Katsumi Yonezawa também aprendem a prestar especial atenção à forma como ele age antes da aula. Se ele se sentava no bordo do tatame esperando a aula iniciar, seria apenas uma aula normal de Aikijitsu. Entretanto,  se ele começava a se alongar, os estudantes começam a olhar um para o outro e em silêncio gemendo em antecipação de arremessos mais poderosos. Quando Katsumi Yonezawa de fato começa a praticar seus ukemi, os alunos começar a procurar um lugar para se esconder.

Após receber o 7º dan da Kodokai e atuar como professor sênior da mesma, o sensei Yonewaza resolveu se desligar e criar sua própria organização, o  Bokyokan (牧羊館) . Com a sua morte, a liderança passou a ser exercida por seu filho Hiromitsu Yonewaza;. 

Referências: 
Wikipédia: Butokokai

Imagens: https://www.youtube.com/watch?v=REJd9wHKVgs

Felipe Albuquerque
Estuda Aikido, Aikijitsu e Goshin Jitsu
Descalço sempre que possível, é amante da natureza, veterinário por opção e escriba por teimosia









0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan