sábado, 7 de maio de 2016

AS ELEGANTES ESPADAS EUROPÉIAS

Todos os tipos de conhecimento, em última análise, são auto conhecimento
(Bruce Lee)

Presente em todos os continentes, à exceção da América do Sul e Oceania , a espada sempre foi considerada a mais nobre das armas. Seu formato, tamanho, material e método de forjadura variavam bastante conforme a cultura e o manuseio da arma. Hoje, nos fixaremos nas espadas europeias da Idade Média. Nessa época, a espada era o instrumento bélico favorito (seguido pelo arco e pela lança). Entretanto, seu fim como instrumento de defesa foi selado com a introdução das armas de fogo.


Anatomia da espada



Espadas Longas



Em geral, foram chamadas de "espadas longas", as espadas com 80 cm a 1,15 m de comprimento total e peso entre 0,9 kg e 1,5 kg. Estas espadas foram criadas para serem utilizadas com as duas mãos, impedindo o uso de um escudo. O objetivo :

  • Golpear o adversário pelo alto
  • Perfurar armaduras pesadas
  • Romper as forçações de regimentos de piqueiros
Em razão do seu tamanho, estas armas  precisavam ser apoiadas num ombro e seguras pela mão, conforme mostram diversas gravuras e quadros da época, diferentemente do que se vê em cenas de filmes de época, nas quais as montantes são carregadas às costas. Numa situação de combate, desembainhar, com rapidez, uma pesada espada já não é uma operação fácil; e se essa espada estiver presa às costas do combatente, a operação pode tornar-se virtualmente impossível.

MONTANTE/ LANGES SCHWERT/SPADONE

A montante é um tipo de espada ibérica  usada entre os séculos XIV e XVI, sendo mais recorrente entre o Baixo Medievo e o Renascimento (aproximadamente, de 1350 a 1550).

Foi provavelmente a maior e mais pesada espada já utilizada por guerreiros em batalhas. Possui um cabo longo em forma de cruz de aproximadamente 10 a 15 centímetros. A sua lâmina com dois gumes chegava a medir 1,1 m a 1,5 m de comprimento, e seu peso médio era de 1,5 kg, variando entre 1,2 kg e 1,8 kg nas suas versões mais leves e, nas mais pesadas, chegando a pouco mais de 2 kg. Para contrabalançar o peso da lâmina, a montante dispõe de um pomo maciço no fim do cabo.



TIZONA
Com uma lâmina comprida e estreita, esta espada foi popular desde o período Medieval
l até à Renascença, sendo a arma mais comum daquela época, principalmente em Itália, Portugal, Espanha e França nos séculos XVI e XVII. Foi possivelmente a espada do herói espanhol El Cid.

Esta arma era ideal para golpes de perfurações, possuindo uma proteção guarda-mão. Apesar da sua finura, esta tinha a largura suficiente para executar golpes de corte. No entanto o seu poder encontra-se no poder com que perfurava. A Tizona podia atingir 1,5 metros de comprimento só de lâmina, e apenas 2,5cm a 3cm de largura. O seu desenvolvimento começou em meados de 1500 nas cortes reais da Espanha, evoluindo para uma forma mais delgada, onde os guarda-mãos com filetes de metal extensivos de proteção da mão, com anéis que se estendiam do guarda-mão pela lâmina, sofrem uma pequena alteração. Esses mesmos anéis foram cobertos com chapas e eventualmente evoluíram para os punhos de copo da Rapieiras do século XVII.


ALFANGE
A gadanha, gadanho ou alfange apesar de não ser uma espada, foi muito utilizada em batalhas devido seu poder de corte. Esta ferramenta é utilizada até hoje na agricultura para ceifar cereais ou para o corte de erva. Consiste de uma lâmina na extremidade de um cabo de madeira ou metálico de aproximadamente 170 cm, com uma pega perpendicular no extremo oposto e outra pega no meio para fornecer controle sobre a posição da lâmina. A lâmina tem aproximadamente 70 cm, com formato curvilíneo e fica perpendicular ao cabo principal, no outro extremo deste. O manuseio da gadanha consiste de segurar os dois cabos menores de forma a deixar a lâmina paralela ao chão. Assim, o agricultor desloca-se oscilando a gadanha de um lado para o outro, ceifando cereais ou erva com facilidade. Entretanto, a gadanha requer muita experiência e cuidado para ser manuseada.




CLAYMORE
Claymore é uma espada escocesa de gume duplo utilizada durante os séculos XV e XVI. O
tamanho da claymore é variável. Geralmente, possui o tamanho aproximado da altura do guerreiro que a empunha e, por este motivo, deve ser feita sob encomenda. O guarda-mão, em forma de cruz, é ligeiramente voltado para a ponta da espada e tem as extremidades ornadas com três ou quatro pequenas argolas. Seu punho é geralmente feito de madeira e o pomo tem forma arredondada...

LONGSWORD

A Espada larga ou Espada longa  era uma das maiores espadas medievais ocidentais, perdendo somente para a espada montante, era muito pesada e sua lamina media em torno de 90 cm. Muito comum entre os nórdicos, e mais tarde entre os cavaleiros ingleses e germânicos. A espada deveria ter um certo equilíbrio e peso, a pessoa que a usava teria que saber o próprio equilíbrio para poder usar uma espada da maneira correta.

A maioria das espadas longas da Alta Idade Média tinha dois gumes e ponta rombuda, servindo apenas para cortar. As espadas de ponta perfurante, mais comuns no sul da Europa, generalizaram-se na segunda metade da Idade Média.





OUTRAS ESPADAS

ESPADA BASTARDA

Também conhecida como espada de uma mão e meia  possui esse
nome por não se encaixar exatamente nem no grupo de espadas de duas mãos, nem do de espadas de uma mão, tendo tamanho intermediário, e sendo balanceada para poder ser usada com uma (com um escudo na outra) ou duas mãos (sem escudo). Uma espada bastarda costuma ter 1,10 m a 1,20 m de comprimento e pesar 1,5 kg a 2,0 kg.



ESPADAS DE UMA MÃO

ESPADA FRANCESA

No século XIV em diante havia a necessidade de perfurar com eficácia as armaduras de placas pesadas que surgiam. Surgiu então uma espada - durante a Guerra dos Cem anos - que tinha 85/90cm de comprimento de 1,5 kg de peso, com um pomo redondo,  feita para estocar e dar golpes cortantes. Note que a lamina dupla é bem larga na base e se afila na ponta. 

ESPADA INGLESA


Era mais leve que a francesa com 800-900 g e mais comprida com cerca de 105 cm. A lamina recebe uma ranhura que perdura por grande parte da espada ate o inicio da ponta.



FELIPE ALBUQUERQUE
Médico Veterinário, Estuda Aikido, Aikijitsu e Goshin Jitsu
Sonhador, acredita que nunca é tarde para aprender


REFERENCIAS

CASTELO HISTÓRICO




Imagens:
divulgação


0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan