quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

DESVENDANDO O PRINCÍPIO DO AIKI (II)




Hoje apresentamos uma coletânea de artigos sobre o Aiki e o Aikijiujitsu publicados pela primeira vez no site da Academia IMOTO.  A publicação original pode ser lida aqui e trata das opiniões de dois integrantes do Sagawa Daito Ryu Dojo: Yukioshi Sagawa Sohan e Tatsuo Kimura Sensei. Como já foi falado antes, para evitar que o texto se tornasse cansativo, preferimos dividi-los em duas partes. As imagens não são as originais, tendo sido colocadas apenas como forma de divulgação.
Acreditamos que os textos aguçarão mais a curiosidade sobre o princípio do Aiki.

Boa leitura!





YUKIYOSHI SAGAWA, O GRÃO-MESTRE DE DAITO-RYU!
(K. Maebayashi)


"... Senti instintivamente que havia finalmente encontrado um verdadeiro artista marcial pela primeira e provavelmente última vez, e soube imediatamente o que eu deveria fazer..."

Yukioshi Sagawa demonstrando AIKI
"O que era ainda mais misterioso é que, no começo, nem percebia que meu equilíbrio havia sido quebrado porque não o sentia usar força alguma..."

Essas são as percepções de um praticante do Kendô, altamente graduado, ao encontrar Yukiyoshi Sagawa Sensei pela primeira vez. Este artigo, escrito por K. Maebayashi, traz uma nova dimensão do gênio marcial Sagawa, um dos melhores alunos de Sokaku Takeda.

Pergunto-me quantas vezes vemos uma cena que nos deixa uma impressão tão profunda que nos recordamos dela por toda nossa vida? Certamente experienciamos tais sentimentos em nossa infância, mas, para adultos acima de 30 anos, como eu, o sentimento de que algo é de algum valor acontece muito raramente.

Entretanto, estou agora experimentando esse sentimento inexplicável diariamente em meu relacionamento com Yukiyoshi Sagawa Sensei, do Daito-ryu Aiki Jujutsu.

O que vou recordar aqui são fatos incontestáveis pelos quais eu mesmo passei, embora alguns talvez os achem difíceis de se acreditar porque pareçam muito além da realidade comum.

ENCONTRO COM O DAITO-RYU AIKI JUTSU
Foi em março de 1987 que vi o Daito-ryu pela primeira vez. Nunca imaginei que eu seria o que sou hoje quando tentei a arte pela primeira vez. Fui levado ao dojô no ginásio da Universidade Tsukuba por Susumu Nagao, um pesquisador assistente na universidade e que hoje treina Daito-ryu comigo.

Ambos,  (Nagao e eu) trabalhamos no Instituto de Ciências da Saúde e Desporto da universidade. Nagao se especializara na história das artes marciais, enquanto eu me especializei na história da filosofia das artes marciais, e ambos treinamos Kendô (Nagao é sexto Dan e eu, quinto). Somos considerados especialistas em artes marciais em geral. Um dia, Nagao me disse: "Soube que existe um pessoal no dojô de Tsukuba que treina um método de Jujutsu chamado de Daito-ryu. Parece que essa arte é diferente do Aikido, então vou lá verificar." O que Nagao tinha para contar no dia seguinte era inacreditável, mesmo eu sabendo que Nagao não era do tipo de mentir.

De acordo com Nagao, a pessoa que estava ensinando essa arte era um homem chamado Tatsuo Kimura, um professor assistente de matemática na universidade. Embora Nagao o tenha atacado várias vezes com bastante força, Kimura o arremessava facilmente sem praticamente força alguma.

Pensei comigo que não poderia ser verdade porque normalmente Nagao era confiante em sua força devido aos treinos com pesos. E mesmo que o que Nagao havia dito era verdade, o quão efetiva essa arte poderia ser em mim? "Bem," pensei, "as técnicas são realizadas por um mero professor de matemática, então devo ser capaz de lidar com ele." Mas eu também reconhecia que ninguém nunca sabe o que vai encontrar pela frente nesse mundo. A arte deveria ser de alguma utilidade para o meu Kendô. Com todos esses pensamentos estúpidos, que são tão desconcertantes para mim agora, fui levado ao dojô por Nagao na semana seguinte e participei de um treino.

Depois que cumprimentei Kimura no dojô, logo iniciamos o treino. No começo, Kimura me ensinou o método básico de treino de Aiki Age, uma técnica em que você se senta em seiza, encarando o oponente, que segura seus dois braços e os mantém presos enquanto você tenta levantá-los. Kimura segurou minhas mãos e me disse para levantá-lo do jeito que eu quisesse. Tentei levantá-lo mas não conseguia movê-lo de maneira alguma. Então ele me arremessou para trás e para os lados livremente mais de cem vezes. Mas eu não estava sendo apenas arremessado desta vez. Tentei levantar meus braços no momento em que eu era pego, ou alterar o tempo dos movimentos, ou levantar minhas mãos depois de abaixá-las um pouco na direção oposta, mas tudo em vão. Então, depois que tinha me esforçado por um tempo, foi minha vez de segurar. Mas o resultado foi o mesmo. Não importasse o quão forte eu pressionava suas mãos para baixo, meus braços e meu corpo eram levantados, meu equilíbrio perdido, e eu era arremessado sem sentir qualquer esforço de Kimura. Tentei tudo que poderia pensar - usar minha força, soltar minha força e relaxar, mudar a direção do ataque - mas era completamente inútil. Kimura continuava a rir enquanto me encarava. A princípio, pensei que o que eu estava experienciando era muito estranho e improvável, mas depois fiquei irritado e, no final, não fazia outra coisa a não ser rir de embaraço e ser arremessado.

Entrei para o dojô de Tsukuba naquele dia. Desde então, tenho aprendido várias técnicas sentado ou em pé (zadori e tachidori), que são incluídas entre as técnicas Ichigen, e tenho experienciado a grandeza da arte toda vez que treino. No entanto, o que mais fascinava eram as histórias de Yukiyoshi Sagawa Sensei, que Kimura me contava quando eu treinava ou o visitava.

Surpreendentemente, de acordo com Kimura, qualquer um que atacasse Sagawa Sensei era arremessado fortemente no momento em que o tocasse. Toda vez que eu ouvia essas histórias, meu desejo de ver Sagawa Sensei aumentava.

ENCONTRO COM SAGAWA SENSEI
Janeiro de 1988, dia 3 é um dia de que nunca me esquecerei. Foi o dia em que entrei no dojô de Yukiyoshi Sagawa Sensei, do Daito-ryu Aiki Jujutsu.

Depois de esperar um pouco no dojô, Sagawa Sensei entrou por um quarto de trás. Minha impressão sobre Sagawa Sensei, então, foi que ele parecia uma pessoa que não dava abertura, mas eu sentia um calor emanando de seu corpo como um todo. Ele não se parecia com o que usualmente chamaríamos de "artista marcial". A palavra "natural" (shizentai) era a que mais se encaixava para descrever o Sensei, e era exatamente assim como eu imaginava que ele seria.

Pouco depois que iniciamos o treino, o Sensei, que estava observando, deu algumas orientações para Kimura a então começou a arremessá-lo. Não podia acreditar que esse era o mesmo Kimura que era sempre como uma rocha sempre que tentávamos movê-lo. No início, o Sensei repetia as técnicas que seus alunos treinavam como um modelo, e então ele começava a executar todos os tipos de técnicas, das complexas, as quais eu nunca tinha visto, até aquelas em que você era arremessado no momento em que o tocasse. Seus alunos eram arremessados do jeito que ele quisesse, e parecia que eram bolas de borracha ou bonecos. Ver essa cena inacreditável com meus próprios olhos me deixava estupefato. Estava boquiaberto e parecia que estava sonhando. Embora já tivesse ouvido falar dele antes de ir para o dojô, nunca imaginei que uma arte tão inacreditável e sofisticada pudesse existir no mundo.

Foi nesse momento que senti instintivamente que havia finalmente encontrado um verdadeiro artista marcial pela primeira e provavelmente última vez, e soube imediatamente o que deveria fazer. Desde aquele dia, vou duas vezes por semana de Tsukuba para o dojô do Sagawa Sensei e, quanto mais eu treino, mais sinto a profundidade da arte. No entanto, sinto que não sou realmente apto a dizer isso porque não pratiquei a arte por tempo suficiente ainda.

Recentemente, junto com Nagao, consegui receber dois meses de instrução nas técnicas nigen diretamente de Sagawa Sensei. Neste seminário, as técnicas para a faixa seguinte eram ensinadas diretamente pelo Sensei. Meu tão contemplado desejo era realizado toda semana quando podia fazer ukemi nas técnicas aplicadas por ele.

Quando finalmente levava ukemi do Sensei, era jogado ao tatame sem saber o que acontecera. Por exemplo, no momento em que eu segurava sua mão com toda a força, ele a movia um pouco para frente e isso tirava toda a força de meu corpo, dobrava-me completamente e eu era arremessado uns dois ou três metros para trás. Outra vez, quando fui atingi-lo pelas costas (ushiro hagaijime), suas escápulas se moviam como se fossem duas criaturas distintas e, num piscar de olhos, meu corpo estava no ar em frente ao Sensei. O que era ainda mais misterioso é que, no começo, eu nem notava que meu equilíbrio havia sido quebrado porque não o sentia usando força alguma, e eu só me apercebia do quão forte eu havia sido arremessado pela força do impacto no tatame.

Como o Sensei pode controlar a velocidade de suas técnicas livremente, eles as executa em slow-motion também. Por exemplo, quando seguro sua mão com toda a força, ele move a minha mão facilmente enquanto quebra o equilíbrio de meu corpo inteiro. Consigo ver a cena inteira como se estivesse vendo um filme. O que quero dizer é que, porque não o sinto fazendo absolutamente força alguma, tenho a ilusão de que a mão que o Sensei está movendo não é a minha propriamente. E, além do mais, apesar de seu movimento ser tão lento, não posso acertá-lo com a minha outra mão ou chutá-lo. Sou arremessado só de segurar em sua roupa. Quando seguro com firmeza seu colarinho ele consegue me jogar apenas com o movimento de seu tronco sem usar os braços ou as pernas. Mesmo que eu segure a parte da frente de sua faixa com força e permaneça numa posição estável, o Sensei consegue quebrar completamente a estabilidade do meu quadril avançando meio passo adiante e então ele me joga para trás diretamente, evitando que eu faça uma queda satisfatória. Além disso, ele também consegue nos arremessar mesmo quando não temos contato físico com ele exceto através de coisas inanimadas, como o tecido da sua vestimenta, que não consegue transmitir força. Observava o Sensei executar essas técnicas em meus instrutores várias vezes mas, desde que eu realmente as experimentei, acho-as cada vez mais misteriosas. Só podem ser chamadas de um milagre.

SOBRE AS TÉCNICAS DE AIKI DE SAGAWA SENSEI
Agora gostaria de discutir em mais detalhes as técnicas do Sensei, baseado na experiência e conhecimentos que tenho até então.
O que é espantoso é que seus alunos (incluindo eu mesmo) realmente o atacam com tudo. O Sensei estava com 87 anos de idade. Isso é impensável em outras artes marciais ou esportes. Embora o Kendô, que também treino, seja tido como uma das poucas artes marciais que praticantes mais velhos possam evoluir tecnicamente apesar da idade avançada, não existe comparação com Sagawa Sensei. Normalmente, quando treinamos com pessoas mais velhas, tentamos usar menos força. Além disso, todas as artes desarmadas fazem demonstrações de performance em que a pessoa que arremessa e a que faz ukemi são previamente escolhidas. A pessoa que é arremessada treina adequar bem seus ukemi com a técnica de seu parceiro. Assim, todas essas artes são coreografadas, e, por causa disso, você normalmente não acha pessoas que realmente tentam atacar ou resistir. Pelo contrário, existe uma tendência de evitar tal atitude no treino. A ênfase é dada para o quanto acurado e correto uma pessoa consegue realizar um waza previamente escolhido e também em como alguém consegue expressar as belezas japonesas tradicionais como wabi (gosto pelo simples e calmo) e sabi (simplicidade elegante) na técnica. Essa tendência não é algo novo, mas vem evoluindo desde meados da era Edo. Embora, de certo ponto de vista, uma arte marcial possa se desenvolver em período de paz, do ponto de vista mais verdadeiro, seu valor diminui. Isso porque, em geral, quanto mais alguém tenta combinar várias filosofias ou religiões na arte de forma a transformá-la em cultura, mais o valor marcial da arte diminui. No Daito-ryu Aiki Jujutsu, que é geralmente considerado como a arte marcial das menos práticas, o Sensei consegue executar técnicas em qualquer um que o ataque genuinamente ou resista seriamente a ele.

Os mais antigos que atacam verdadeiramente o Sensei já estão treinando a arte de 10 a 30 anos, e muitos deles possuem alta graduação em outras artes marciais também. À primeira vista, eles parecem ter um físico comum, mas sua força e estabilidade de rocha estão acima de qualquer padrão comum ou qualidade que eu já tenha visto, e suas técnicas são extraordinárias também. Naturalmente, eles me arremessam sem esforço. Mesmo assim, Sagawa Sensei controla esses graduados com poder absoluto. Normalmente, se você treina uma arte marcial ou um esporte, é muito fácil surpreender um iniciante e exibir sua superioridade dominante. Por exemplo, se eu treinar Kendô com um iniciante, ele seria imediatamente vencido e não poderia revidar de forma alguma. Num exemplo de demonstração familiar, posso estender meu braço relaxado, apoiando-o no ombro do parceiro, e pedir para ele tentar dobrá-lo com ambas as mãos e com toda a força e meu braço não vai dobrar. O que estou tentando dizer é que, embora Sagawa Sensei possa lidar com todos esses graduados tão facilmente quanto qualquer um pode quebrar o braço de um bebê, eles são todos pessoas de uma habilidade superior raramente vista em outras artes marciais.

Sagawa Sensei consegue controlar essas pessoas vigorosas com perfeita facilidade 100 por cento do tempo. Entretanto, provavelmente não faz sentido compará-los com o Sensei. Qualquer arte que pratiquemos, uma vez que nos tornemos mestres, as diferenças em nossos níveis se tornam bem pequenas e é dentro dessa diferença marginal que batalhamos pela superioridade. Portanto, especialmente no caso de artes de luta, se você e seu parceiro lutam seriamente entre si, é quase impossível para você arremessá-lo todas as vezes. Existem algumas artes em que as técnicas são demonstradas baseadas em acordos prévios, como no Aikido, Kokyu no Kata, e Kendô Kata. Também existem escolas cujas técnicas raramente funcionam em novatos ou iniciantes mas se tornam possíveis em níveis avançados, em que alguém pode ser arremessado sem ser tocado. Fora essas, nas artes em que as técnicas são genuinamente executadas, existem muitas diferenças óbvias. Por exemplo, no caso do Kendô, Judô e Wrestling amador, se você e seu parceiro tiverem ambos atingidos um certo nível de técnica, são diferenças mínimas em habilidade, condição do dia, congenialidade e até mesmo sorte, que determinam a vitória ou a derrota. É por essa razão que o vencedor muda toda vez que uma disputa é feita, e também do porquê de existirem competições.

No entanto, Sagawa Sensei está completamente além deste conceito comum de vitória ou derrota. Qualquer um que experiencie suas técnicas não pode evitar sentir que o corpo do Sensei, assim como suas técnicas, estão num nível totalmente diferente, e é forçado a admitir que ninguém é comparável ao Sensei. De onde a absoluta diferença em suas técnicas vem então? É porque o Sensei se tornou mestre na técnica de Aiki, que lhe foi passada por Sokaku Takeda Sensei, e que ele vem, desde então, desenvolvendo. Embora ninguém além de Sagawa Sensei possa realmente entender o que esse Aikié, posso, pelo menos, explicar o quão maravilhosas e sem precedentes são as técnicas que dele resultam.

Já vi e experienciei várias artes fora das minhas especialidades como um expert
Sensei Sagawa controlando Takahashi e Kimura
em educação física e esportes desde meus dias de escola, e a maioria dessas artes se consideravam as melhores. Várias artes possuem técnicas próprias, mas, no que concerne o poder, um dos fatores decisivos importantes ao se determinar a superioridade é o quanto de força você tem. Assim, no campo dos esportes modernos, uma grande ênfase é dada em como se consegue aumentar essa força. Por outro lado, técnicas de Aiki são atemporais e que violam esse padrão comum. Esse Aiki, que é o princípio básico das técnicas do Sensei, é simplificadamente uma técnica corporal que instantaneamente negligencia a força de seu oponente. O Sensei consegue anular toda a força de seus oponentes no momento em que estes o tocam em qualquer parte de seu corpo ou quando o Sensei os toca em qualquer parte. Portanto, é inútil atacá-lo com muita força. Ao contrário, quanto mais forte você entrar, com mais força é arremessado. O Aiki do Sensei é, obviamente, nada parecido com as técnicas que requerem o esforço do parceiro para ser eficiente. Nem é algo que só pode funcionar em um certo estado psicológico ou em uma relação humana específica (por exemplo, a relação entre o professor e o aluno). Ele é eficiente em todos. O verdadeiro Aiki não é nada ideológico ou abstrato como as pessoas normalmente acham, mas é prático e concreto. Ele é único no sentido de que Sagawa Sensei é a única pessoa no mundo que consegue executar aiki universalmente, no sentido de que é efetivo em todos os casos.

Acho que o fato de não sentir nenhuma força vinda do Sensei quando ele me puxa ou me arremessa está também intimamente relacionado à técnica de Aiki. O Sensei descreve essa força como uma "força transparente e cristalina," o que entendo como nossa força é "nublada e opaca." Quando estou recebendo uma das técnicas de Sagawa Sensei, não sinto nenhuma força no ponto em que estamos conectados, mas sinto uma energia que penetra meu corpo como um todo para afetar meu centro e quebrar meu equilíbrio. Porque meu corpo não sente a intenção do Sensei, ele é incapaz de resistir. É assim que perco minha força e sou facilmente arremessado pelo Sensei.

Por acaso, descobri que Sagawa Sensei aprendeu as técnicas de Aiki com katatedori (ataque com pegada no pulso) e ryotedori (ataque com pegada em ambos os pulsos) quando ele tinha 17 anos, poucos anos apenas após ele iniciar o estudo da arte com Sokaku Takeda Sensei. Ele é claramente um gênio. Entretanto, o que o faz ainda maior é o fato de que ele continuou seu extraordinário treino, desde que ele aprendeu o Aiki, até hoje. Esse esforço é um tributo ao aprendizado do aiki que o permite arremessar seu oponente assim que esse o toca.

CONCLUSÃO
O Sensei sempre diz: "Não há nada perfeito neste mundo. Eu mesmo ainda não sou perfeito. Você se acaba no momento em que acha que as coisas estão perfeitas." Ouvimos outras pessoas dizerem essas coisas direto, mas as palavras vêm mais dignificadas quando vêm de uma pessoa como o Sensei. Sinto que toda a técnica e toda palavra do Sensei são um símbolo da sagacidade e dos esforços humanos. Embora seu mundo seja algo que nunca alcançarei, pude ver ao menos o que uma verdadeira arte marcial é, e também aprendi sobre as possibilidades humanas através dos ensinamentos do Sensei. Sinto também que encontrei uma nova visão da vida assim como do mundo.

Já que tive essa oportunidade de escrever, tive a audácia de escrever sobre o Sensei. Sinto fortemente minha inabilidade de expressar mesmo um milionésimo da grandeza das técnicas dele, mas também senti que seria impossível expressar suas técnicas com palavras desde o começo, e por isso gostaria de terminar por aqui.

(artigo escrito em julho de 1989)

A Arte Marcial do Aiki Equivale ao Caminho da Cultivação e do Desenvolvimento das Potencialidades Humanas
(por Yukiyoshi Sagawa)

Aiki é a unificação das forças e energias.
Através desta reconciliação harmoniosa é que tudo no universo se sustenta perfeitamente. Esta harmonização é o Aiki.
Aiki gera harmonia sem produzir sentimentos negativos ou conflitos porque sua energia é natural.
A harmonia gerada pelo Aiki deve ser uma parte essencial da fundação da sociedade humana.
Isto é conhecido como Harmonia Global do Aiki.
Devemos usar o Princípio Aiki para harmonizar com e desestimular quem nos ameaçar com violência, e no caso onde um inimigo estiver pronto para iniciar uma agressão, confiar completamente no Princípio Aiki para absorver ou redirecionar seu ataque, o que por sua vez produzirá um estado de harmonia.

Nós devemos estudar e praticar com seriedade os exercícios, teorias e estratégias básicas bem como as manobras e táticas do combate corpo a corpo e das armas brancas, sempre em conformidade com os métodos de Aiki transmitidos pelo seu fundador, o príncipe-samurai Shinra Saburo Minamoto Yoshimitsu, e então nos empenharmos para alcançar o caminho encontrado na arte marcial do Aiki, que é sinônimo de cultivação e desenvolvimento humano.

Imagens:
Aikido Journal
Budo Shugyo
Daito Ryu
http://www.aikidosangenkai.org/blog/images/2013-03/sagawa-takahashi-kimura.jpeg

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan