quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

A ORIGEM DO JIU JITSU DISTORCIDA



Navegando na net formos surpreendidos por um blog de excelente qualidade intitulado Samurai Louco. Me deliciei com alguns de seus arquivos e reproduzo aqui um artigo publicado em 15/03/2015 pelo sensei Márcio Barreto. O professor Márcio me pareceu ser bastante eclético e tem uma visão ampla das artes marciais. Aproveitem que é coisa boa!

**********************************************************************

A origem do Jiu Jitsu distorcida

Todo mundo já ouviu a expressão "puxando a sardinha para o seu lado". Quando alguém conta sobre a origem do Jiu Jitsu puxam mais sardinha que os outros. Que o Jiu Jitsu é uma arte muito eficiente, isso ninguém pode negar, agora, falar que foi a primeira arte que surgiu, que é a melhor de todos etc, isso já é demais.

Sempre leio artigos relacionados ao Jiu Jitsu em revistas, paginas de equipes e em vários outros lugares. A distorção, as vezes, aparece de nomes conhecidos da modalidade. Diante de um monte de coisas que já li e ouvi sobre o tema, quero comentar sobre alguns assuntos que entendo ser importante que os praticantes saibam.

A origem do Jiu Jitsu: Se alguém quer saber a origem do Jiu Jitsu, primeiro deve saber qual Jiu Jitsu quer saber a origem. O Jiu Jitsu como existe hoje não existia a 200 anos atrás. Pesquisando esse assunto na história, fica claro que o termo Jiu Jitsu foi usado como nome de alguns estilos diferentes de lutas ou que essa luta passou por várias mudanças, pois há relatos da utilização de socos e chutes, assim como no Ju Jitsu, a arte dos samurais. O que podemos entender é que somente nos dias de hoje existe uma definição de técnicas bem clara de cada arte, pois a globalização repassa a informação muito rápido e as mudanças nos estilos são mais lentas em alguns casos e rápidas em outros, porém a essência não é alterada. Diferente de centenas de anos atras, onde uma cidade de 500 km da outra pouco interagiam em diversos assuntos. O Jiu Jitsu pode ter sido um estilo ou vários estilos com o mesmo nome, mas, em algum momento da história, alguém conseguiu fortalecer o Jiu Jitsu como uma luta somente de técnicas de solo. Quanto a ser a primeira arte a ser criada, o kung fu, por exemplo, tem dados arqueológicos de 5 mil anos a.C. na China.

Jiu Jitsu e Defesa Pessoal: Jiu Jitsu não é uma defesa pessoal completa ou a arte mais indicada para quem procura uma defesa pessoal urbana. A maioria dos mestres de Jiu Jitsu pula uns dois metros quando ouvem isso, mas é a mais pura verdade. O Jiu Jitsu é muito eficiente contra uma pessoa que luta qualquer coisa, só que o tema "Defesa Pessoal" é muito amplo e o Jiu Jitsu é limitado nesse assunto. Os Gracies colocaram em sua grade de ensino a defesa pessoal como matéria e não foram muito adiante, pois a defesa pessoal necessita de um período de aula próprio e não se pode ensinar defesa pessoal sem, pelo menos, ensinar como se dá um soco, no mínimo. Já assisti uma aula de defesa pessoal numa academia de jiu jitsu onde o mestre ensinava tomar uma faca de alguém usando a Kimura. Infelizmente, se alguém tentar dar uma kimura direto em alguém que está com uma faca, as chances de levar uma facada são enormes. O termo defesa pessoal é usado para representar um conjuntos de técnicas que vem aumentando e criando mais ramificações que precisam ser conhecidas e ensinadas de forma responsável por qualquer estilo. Entre as ramificações mais importantes estão a defesa pessoal policial, defesa pessoal urbana, defesa pessoal para seguranças, defesa pessoal para mulheres, defesa pessoal para crianças, defesa pessoal contra pessoas com necessidades especiais. Ensinar Jiu Jitsu como defesa pessoal de forma geral é uma das coisa mais irresponsável que um mestre pode fazer.

Qual a importância de Jigoro Kano para o Jiu Jitu? Nenhuma. Para o Jiu Jitsu não tem importância alguma, mas sim para a história das artes marciais, que é bem diferente. O grande mestre Jigoro Kano aperfeiçoou as quedas do Judo e ajudou a reorganizar o Ju Jitsu no Japão, pois o Judo que ensinava em sua academia era uma variação do próprio Ju Jitsu (um pouco mais restrito), mais utilizava um nome diferente devido a má fama do ju jitsu na época, marcada por eventos que manchavam a arte dos samurais, segundo a visão do mestre Kano. O judo serviu, também, para esconder boa parte das técnicas do ju jitsu, pois, nessa época, vários mestres japoneses eram obrigados a ensinar suas técnicas aos ingleses e os japoneses não repassavam completamente o que sabiam, e o judo ganhou força por ser um conjunto de técnicas bem definidas que não repassava os conhecimentos mais profundos do Ju Jitsu para os ingleses. Para as artes marcias, o mestre Jigoro Kano tem um lugar de destaque para toda a eternidade, mas para o Jiu Jitsu, pouco acrescentou. As quedas, como qualquer jiujiteiro sabe, é pouco ensinado no Jiu Jitsu e, quando é, não possui a mesma eficiência do Judo.
Qualquer arte marcial tem a sua importância, sua eficiência, mas reconhecer as suas limitações e um pouco da sua história sem as fantasias que criam, é algo que um mestre precisa saber.

Minha foto
Márcio Barreto é professor de Brazilian Jiu Jitsu de primeira qualidade.
Proprietario do Dojo Barreto Jiu Jitsu, tem um curso de aperfeiçoamento de Guardas Municipais e vende DVDs de artes marciais aqui

i

1 comentários:

Outsiders disse...

O Jiu-Jítsu teve diversas fases de desenvolvimento, na China na fronteira com a Mongólia (Nunca passou pela Índia), no Japão e após a segunda Grande Guerra Mundial, pelo mundo como Judô. As fases mais conhecidas são a da Era Samurai e da Era Moderma. A partir de 1925 o Jiu-Jítsu da Era Moderna, passou por decreto imperial a ser denominado pelo termo Judô (Jiu-Jítsu Moderno). A obra "Gênesis do Jiu-Jítsu" a ser lançada em 2016, vem após 14 anos de pesquisas, complementar o entendimento sobre a arte.

Então a diferença entre o Jiu-Jítsu Brasileiro e o Jiu-Jítsu antigo, simplismete não pode ser compreendido se não for estudado todas as suas fases.

Então, para responder à pergunta, as principais diferenças são entre o jiu-jitsu clássico, que foi feito inteiramente para o campo de batalha, e judô e Jiu-Jitsu, que enfatizam o treinamento de contato total e a competição esportiva. O tradicional jiu-jitsu japonês ainda ensina muitos dos mesmos golpes nos olhos e ataques mortais, juntamente com os lançamentos e lançamentos vistos no judô e na Jiu-jitsu. É também uma arte marcial mais "tradicional" nos costumes e atitude no dojo - arquear, katas - é o que você vê no karatê e em outras artes marciais. O judô tem uma vibração similar, mas também é uma arte focada na competição, e pode ser muito competitiva. BJJ difere a esse respeito; apesar de manter o keikogi clássico, a vibração é mais como um jogo de basquete amigável do que um mosteiro de Shaolin devido à cultura descontraída do Brasil. Instrutores e alunos confraternizam casualmente, o instrutor quase sempre atende pelo seu primeiro nome e, devido ao cruzamento entre o surfe e o jiu-jitsu, o gesto com a mão (o shaka) é comumente visto entre os entusiastas do jiu-jitsu.

Dito isso, a diferença entre judô e jiu-jitsu é uma questão de técnicas de arremesso vs. técnicas de solo. É um mito que os jogadores de judô não sabem submissões; eles fazem, mas seu principal objetivo é levar a luta para o chão, que é altamente favorecida na pontuação do judô. Como tal, não é comum ver um assistente de submissão vindo do judô (exemplo: Ronda Rousey), mas eles existem. Em Jiu-Jitsu, a queda não recebe tantos pontos, e os competidores são mais recompensados ​​pelo domínio posicional, reversões e, é claro, submissões. Algumas escolas de Jiu-Jitsu ensinam mais quedas e arremessos do que outras.

A verdade é que ambas são artes muito eficazes e têm raízes semelhantes, e que, quando colocadas juntas, elas se complementam perfeitamente. Muitos dos melhores competidores de Jiu-Jitsu treinam em judô para melhorar seus arremessos, e alguns judocas treinam em jiu-jitsu para melhorar sua luta no solo. O judoca médio tem melhores arremessos e quedas do que o jogador de Jiu-Jitsu médio, e o lutador de Jiu-Jitsu médio tem melhores varreduras e submissões do que o judoca médio. Exceções existem, mas em geral essa é a principal diferença.

O jiu-jitsu ajuda você a jogar um samurai blindado no chão e matá-lo. O judô te ajuda a jogar alguém no chão muito bem. Brazilian Jiu Jitsu ajuda você a sufocá-los ou quebrar seus membros, uma vez que você acaba lá.

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan