sábado, 31 de outubro de 2015

A BRASILEIRISSIMA CAPOEIRA

Capoeira é, sobretudo, uma arte...

A capoeira ou capoeiragem é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. Desenvolvida por escravos africanos, que sofriam diversos abusos por parte de seus senhores. Originalmente a prática ocorria em terrenos próximos às senzalas. As vezes em campos com pequenos arbustos, chamados na época de capoeira, daí o nome do sistema de defesa. Os movimentos eram disfarçados de dança, para não gerar proibição por parte dos senhores de escravos. É caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando primariamente chutes e rasteiras, além de cabeçadas, joelhadas, cotoveladas, acrobacias no solo ou aéreas.

História


Algumas fontes referem a inspiração da dança ritual N’Golo, baseada nos movimentos de zebras; as lutas de galos são outra das fontes que poderão ter estado na origem da Capoeira. O que está comprovado é que foi no Brasil que nasceu a Capoeira – historicamente referenciada já no século XVIII (há quem cite o século XVI) – por entre os grupos de escravos. 

"Tem descendentes de japoneses na Europa, Brasil e América do Norte? Tem ! Tem judo e karate por lá? Tem! Então da pra concluir que o judo e o karate foram criados no Japão!
Tem descendentes de africanos na Europa, Brasil e América do Norte? Tem! Tem algum estilo de capoeira que nasceu por lá? Tem pelo menos algo parecido?  Não! Só tem no Brasil ! Então da pra concluir que a capoeira foi criada no Brasil!"

O uso como arte marcial e técnica de luta (e certamente a sua eficácia) levaram à sua proibição, com elevadas punições para os capoeiristas. No início do século XX a Capoeira encontrava-se ainda legalmente interditada, e foi por pouco que a arte não se extinguiu.
Aos poucos a perseguição foi-se esvaindo, e em 1932 é fundada a primeira academia oficial de Capoeira, pelas mãos de um dos maiores impulsionadores de sempre, o Mestre Bimba. Pouco depois, a sua iniciativa foi seguida pelo Mestre Pastinha, outro importante incitador, baseando-se numa abordagem mais tradicional. Assim nascia este fenômeno mundial e, ao mesmo tempo, as três principais correntes de Capoeira.

Estilos

Capoeira Angola

A Capoeira Angola foi recuperada pelo Mestre Pastinha com a abertura da sua academia em 1941. Consiste na forma mais tradicional de Capoeira, altamente ritualista, remontando à herança tribal de África, e chega a ser considerada (sobretudo pelos seus praticantes) como a “verdadeira Capoeira”.

Capoeira Regional

A Capoeira Regional tem a sua origem no Mestre Bimba, que considerava que esta arte estava a perder progressivamente a sua componente de luta. Uma vez que se tratava de uma prática proibida, os capoeiristas remetiam-se à clandestinidade, sendo cada vez menores em número e sem comunicação entre si. O Mestre Bimba pretendeu lutar contra esta tendência, e começou a recuperar práticas e movimentos antigos, definiu uma filosofia e código próprios, e concebeu mesmo novos golpes. É a ele que se deve a criação da primeira academia de Capoeira do mundo, e com o seu activismo, é também considerado o principal impulsionador para a legalização, aceitação e valorização social e cultural deste património brasileiro. A Capoeira Regional é assim uma abordagem moderna de Capoeira, devidamente organizada e hierarquizada, e é de longe a corrente mais praticada não só no Brasil, mas também em todo o mundo.
Capoeira Conteporânea

Une um pouco dos dois primeiros estilos. Este último estilo de capoeira vem ganhando adeptos rapidamente.


Há quem diga que  o jogo da Capoeira é uma simulação de luta e não tanto uma luta efetiva. O “jogo” não tem como objetivo atingir o adversário, mas antes dar asas à liberdade de movimentos ofensivos e defensivos, através de diferentes golpes, reduzindo a margem de manobra do oponente. Já vi falarem a mesma coisa do judo, do tae kwon do e até do jiu jitsu brasileiro. Acho que quem disse isso jamais viu combates como o mostrado nos videos que postamos. E reduz uma arte marcial a uma de suas facetas: o esporte.

Capoeira é um jogo? Sim! Mas é muito mais do que um jogo: é uma eficiente defesa pessoal, é uma boa opção para o condicionamento físico e ainda é uma forma poderosa e reconhecida da cultura brasileira. Tanto é que a Capoeira foi recentemente declarada Patrimônio Cultural Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, depois de em 1985 se ter declarado o dia 3 de Agosto como o Dia do Capoeirista

O Ritual

A Música

A música é parte essencial da Capoeira, sendo mesmo a sua velocidade que marca o ritmo dos movimentos dos capoeiristas. A roda de Capoeira integra uma bateria com vários instrumentos tradicionais brasileiros: ainda que a maioria seja de precursão, aquele que assume maior protagonismo é o berimbau. Os membros da roda acompanham a música com cantares típicos, por vezes semelhantes aos cantares de desafio, e todo este conjunto cria o ambiente único que apenas a Capoeira permite. A importância da música é tal que o Mestre Bimba afirmou mesmo que um verdadeiro capoeirista tem que saber lutar tanto como tocar e cantar!

A Roda

A roda de Capoeira é onde decorre a ação, criando um círculo no interior do qual se defrontam os capoeiristas. Os restantes elementos, sejam adversários à espera da sua vez, sejam os músicos, seja mesmo o público em geral, criam um círculo com uma média de 5 metros de diâmetro. Aí se veem a ginga, a malícia, a finta e os golpes

A Capoeira corre o mundo!

Com o passar dos anos, a Capoeira tem-se espalhado um pouco por todo o mundo, sendo cada vez mais popular em países como Japão e Estados Unidos. Apesar de haver hoje uma enorme pluralidade cultural, social e étnica por entre os capoeiristas, os mestres são geralmente brasileiros, o que assegura a manutenção das origens desta arte.


Imagens e Referências:

3 comentários:

Outsiders disse...

Origem do Dia do Capoeirista

A escolha do 3 de agosto para celebrar o Dia do Capoeirista é uma homenagem à criação da Lei nº 4.649, de 1985, do governo do estado de São Paulo, que instituiu oficialmente esta data como comemoração a todos os capoeiristas. No entanto, em nível nacional, ainda não existe uma lei que oficialize o Dia do Capoeirista no Brasil.
A capoeira surgiu no Brasil entre afro-brasileiros escravizados, em meados do século XVII. Para se defender dos golpes que recebiam dos capatazes, os cativos passaram a empregar movimentos rápidos para se desviar do chicote e aplicar, com os pés, pancadas no adversário.

Outsiders disse...

Dia do Capoeira e do Capoeirista em 3 de Agosto.

O Dia do Capoeirista é comemorado em 3 de agosto.
Capoeirista é o indivíduo que pratica capoeira, um estilo de dança e luta que é originalmente típica da região Nordeste do país, em especial na Bahia.
A capoeira é reconhecida como um patrimônio cultural imaterial brasileiro, de acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão vinculado ao Ministério da Cultura.

Curioso saber que, durante muitos anos, mais precisamente do fim do século XIX até meados do século XX, praticar capoeira no Brasil era considerado um crime, de acordo com a lei “Sampaio Ferraz”, de 1890.
Apenas após vários anos, com o governo de Getúlio Vargas, os capoeiristas puderam finalmente exercer esta arte livremente pelo país.
Hoje, a capoeira é um dos principais cartões de visita da cultura brasileira em todo mundo.

Outsiders disse...

Tirando os instrumentos musicais, os floreios, saltos mortais e a dança, a capoeira tem no seu repertório vários movimentos de arte marcial e que servem pra te tirar de uma briga ou ao menos evitam alguns membros fraturados e uma passadinha no hospital. Note que é necessário o treinamento para a perfeita execução dos movimentos. Mas as técnicas descritas aqui podem salvar sua pele em caso de um conflito iminente.
Eis 5 técnicas de Capoeira que podem salvar sua pele em uma briga: Banda , Martelo, Martelo Rodado, Galopante, Ponteira.

Como já dizia o sábio: Se Capoeira fosse só pular, todo canguru seria mestre.

PS: A arte marcial mais eficiente é a corrida de 100m rasos. kkkk Fica a dica 😉

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan