domingo, 12 de julho de 2015

ENTREVISTA: MIYAKO FUJITANI

Resultado de imagem para miyako fujitani

A matéria de hoje é uma tentativa de traduzir uma entrevista da Shihan Miyako Fujitani, fundadora - juntamente com Steven Seagal - do Tenshi Dojo. A entrevista original foi dada no site do Shoubu Dojo ao 5º Dan Cody Lewallen, líder do Aikido  Shoubu Dojo (Tucson,Califórnia) e representante do Tenshin Dojo. A Shihan ensina Aikido há mais de 50 anos e é conhecida por sua técnica eficaz , simples e limpa. Tem uma economia de movimentos que dificilmente se vê nas artes marciais, arremessando seus adversários com grande facilidade. Limitando-se apenas ao trabalho de tradução, a equipe deste blog quer deixar claro que as opiniões e fatos narrados nesta entrevista são de inteira responsabilidade da Shihan Fujitani. 



****************************************************************************

Entrevista de Fujitani Miyako Shihan



Cody: Sensei, por que você começou a estudar  Aikido?

Fujitani Shihan: Quando eu era jovem, eu vivia na cidade de Kobe ( Japão). Todos os dias, de fato, a cada dia, havia uma vítima de homens  depravados - do tipo que gosta de molestar mulheres nos trens. Naqueles dias eu tinha diversas aulas, incluindo balé clássico, e era escuro quando eu voltava para casa.  Mas, mesmo durante o dia, gostaria de obter segurança no trem, e havia um daqueles depravados! Na época, homens desse tipo me seguiam o tempo todo.  Estou dizendo a verdade! Eu estava assustada. Então, eu aprendi Aikido. 

Eu odiava homens naquela época. Mas agora eu gosto deles! (Risadas )

Como na época eu tinha pouca  força de vontade e era muito feminina quando olhada pelas costas, eu tinha dificuldade em manter esses caras longe de mim
Cody: Você tem algum conselho  para as mulheres que estudam o Aikido?
Fujitani Shihan: Desde o início, quando eu comecei nas artes marciais, o sentimento comum era de que eram destinadas apenas para os homens. Isso me desanimou. Eu achei que era melhor não pensar sobre o assunto. 
Homens e mulheres são completamente diferentes, certo? Os homens têm mais massa muscular e são muito fortes. Mas, no Aikido, quanto mais força você usa, mais demora para você conseguir uma boa técnica. Então se você esquecer da sua força, você aprende mais rapidamente.
Como estudantes de Aikido, e especialmente como mulheres, é importante sabermos como e quando usar os músculos. É importante não confiar neles. Após ano de treinos, minha técnica ainda era horrível.  Eu ainda estava tentando competir com os homens que eram muito mais fortes do que eu. Eu lutei e lutei, recusando-me a ceder ou a parecer fraca. Eu usei tanta força quanto pude reunir para terminar a minha técnica e parecer ser forte. No processo, eu quebrei quase todos os ossos do meu corpo, braços, pulsos, joelhos e até mesmo os dedos. 
Eventualmente, eu tive que parar durante meio ano. Eu me senti completamente desanimada por essa atitude do dojo de "exclusivo para os homens".
Quando as pessoas estrangulam e usam toda a sua força, elas  esquecem que o Aikido não é uma luta.  Então, elas não estão praticando Aikido. Lutando em seu caminho para aplicar uma uma técnica e tentando parecer forte, você esquece a boa técnica e joga o respeito para com o seu parceiro no lixo.
O respeito para o seu parceiro é a chave para uma boa técnica, mas é algo muito difícil de dominar. 
As pessoas que pensam que estão fazendo Aikido usando toda sua energia e tentando parecer fortes, deveriam começar a correr e/ou treinar power lifting. Ou deveriam apenas ir ao dojo e realizar ukemis em algum lugar. 
Cody: Pelo menos, se eles fizerem um "ukemi solitário" , eles iriam entender como os seus parceiros se sentem!
Fujitani Shihan: Aprender a cuidar de seu parceiro é vital. É por isso que no meu dojo todo mundo faz ukemi (rolamentos)- mesmo o instrutor chefe.
Em alguns dojos, o professor não faz qualquer ukemi. Ele só fica em torno de mostrar o quão forte é quem está "ensinando". Ele é algo como um banco do condutor. Ele não é realmente importante para o funcionamento das coisas, e provavelmente seria melhor se ele não estivesse lá!

Claro que, se um instrutor é idoso(a), é compreensível que ele não vai querer ser arremessado. Mas você vê instrutores que estão em torno dos seus 20 anos, e batendo nas pessoas como se fossem donos do lugar. Talvez o lugar seja deles próprios. Mas não é correto. 

Um instrutor de Aikido que eu vi na internet era tão gordo que, se ele fosse jarremessado, ele seria morto! Eu não estou dizendo que todos os instrutores de gordura são desajeitados- mas se você não pode realizar ukemi e cuidar de seu parceiro por exemplo, algo está errado. 
Eu não acho que eu sou a mulher mais difícel do planeta, mas eu sou qualificada. Vou tentar continuar praticando e ensinando até que eu morra. Eu sempre quero pensar em crescer. 
Todo mundo pensa que Steve (Seagal) é tão poderoso, porque ele é muito alto. Isso não é certo. Ele também é altamente qualificado. O-Sensei era muito baixinho. Você pode imaginar o quão incrível ele teria sido se ele fosse tão alto como Steve? 
Há momentos em que as pessoas baixas não pode fazer algumas das técnicas de Steve. Se você fica de joelhos e faz o seu sankyo como se você fosse uma pessoa baixa, você se abre para uma joelhada nas costelas. Então, eu faço isso de forma diferente. Não importa. Afinal, as pessoas não vão continuar a me pagar para ensinar  Aikido só porque Steve é ​​meu ex-marido! (Risos)


Ela e Seagal beberam da mesma fonte de Aikido
Cody: Falando de Seagal Sensei,  onde você o conheceu?
Fujitani Shihan: Nós nos encontramos no aeroporto de LA. Era julho de 1974, havia um seminário de Aikido acontecendo. Um enorme grupo de estudantes de Aikido estavam esperando no aeroporto para (Koichi) Tohei Sensei chegar do Japão. 
Quando eu conheci o Steve, ele tinha cabelo comprido, e ele era muito alto e magro. (Risos) Eu odeio esse tipo magro, com cabelos longos. Eu estava assustada: ele parecia um fantasma japonês! E ele vestia uma daquelas camisas havaianas- as que brilham muito,  você sabe? 
Mais tarde, quando eu cheguei a conhecê-lo melhor, eu notei que ele tinha olhos muito atraentes, e que sua maneira de falar era agradável e suave. Ele disse que estava indo para  o Japão. Ele havia recebido algum dinheiro de uma companhia de seguros por causa de uma lesão no joelho que ele sofreu treinando Karate. 
Após o seminário, eu visitei o dojo Aikido onde estudava. Observei o teste dele para shodan (1º dan). Eu era uma nidan (2º dan) na época.  Tohei Sensei realizou o teste.
Cody: Como  Seagal Sensei foi recebido  como instrutor no Japão?
Fujitani Shihan: Ah, foi uma grande sacada comercial. Ele foi o primeiro estrangeiro a ser o chefe de um dojo no Japão. Foi uma grande notícia. Houve cobertura de grandes emissoras de TV e nos grandes jornais e muitas pessoas vieram para ter aulas. Depois da cobertura, tínhamos mais estudantes do que pensávamos que teríamos.
Cody: Nessa época Seagal Sensei praticou a religião Omoto?
Fujitani Shihan: Steve disse que procurava as  pessoas da Omoto  para realizar a cerimônia de abertura do Tenshin Dojo. Minha família não era da Omoto. Nós fomos apresentados a Omoto através de um "amigo de um amigo" -um americano que vivia no Japão. Depois de ser apresentado a Omoto, foi-nos concedido o nome "Tenshin" pelo chefe máximo da Omoto na época. Ele também fez a caligrafia "Tenshin", que está na frente do dojo ao lado da foto de O-Sensei. 
Lembro-me de perguntar a Steve se sua família aceitaria a mudança de religião, e ele disse: "Não é nenhum problema." Perguntei-lhe novamente, porque eu pensei que era um grande passo  alterar a sua religião, e ele disse novamente , "Sem problemas; não se preocupe. "Ele disse que tinha lido um livro nos Estados Unidos sobre a Omoto e que ele acreditava na nova religião.
Cody: Como foi depois que ele foi embora ?
Fujitani Shihan: Bem, um dos uchideshi (aluno interno)  assumiu as classes. Eu tive que botar este homem para fora, porque ele não foi sincero e porque ele criou um monte de problemas. Ele iria mentir para os outros alunos, e até tentou levá-los a não gostar de mim. 
Eu tive que treinar um novo uchideshi. Selecionei uma pessoa que foi muito abaixo na graduação e era  muito mais jovem do que muitos dos alunos mais antigos, mas eu podia ver que ele estava muito ansioso para aprender. Eu sabia que ele teria sucesso.
Cody: Seagal Sensei deu algum tipo de suporte quando saiu?
Fujitani Shihan: Bem, ele nos deixou muito gradualmente. Ele queria  ir para a América e abrir  o seu dojo lá. E, como você sabe, ele foi para o cinema. Mas, uma vez que ele se foi, ele se foi. 
Quando ele saiu e eu escolhi um novo uchideshi, os estudantes foram embora também. Eu tive que começar tudo de novo. Foi muito difícil . Alguns dias, eu ia ensinar , e apenas uma pessoa aparecia. Eu tive de criar os meus filhos de acordo com o desempenho do dojo. Eu não sei como conseguimos. Às vezes a gente só podia comprar arroz marrom barato para o jantar.
Cody: O que manteve você no caminho?
Fujitani Shihan: Eu acho que a única coisa que me fez passar por esses momentos difíceis era o amor de meus filhos. Os meus filhos cresceram  e entraram no show business, e de alguma forma eu finalmente cheguei lá.
Outra razão para o meu sucesso são os meus alunos. Se eu não tivesse tido tão bons e leais  estudantes  teria sido impossível estar até onde estou agora.
Cody: Eu ouvi rumores de mafiosos e outros problemas. Você pode me dizer mais sobre isso, sobre esses problemas que você teve de enfrentar?
Fujitani Shihan: Você pode ler sobre isso no meu livro!  O modo de conseguir um exemplar - se qualquer  leitor da  ATM (Aikido Today Magazine) - quiser obter o meu livro publicado em Inglês, por favor me mandem um e-mail!
Cody: Podemos falar sobre seu livro um pouco? O que podemos esperar encontrar nele?
Fujitani Shihan: Ficar por  dentro das mentiras acerca da fundação do meu Aikido. Das experiências que o geraram. Algumas estão na forma de ensaios (textos) e outras na forma de poemas. 
Steven Seagal e seus filhos Ayako e Kentaro

Cody: Experiências?
Fujitani Shihan: Por exemplo, meu encontro com Steve, nosso divórcio, como nós perdemos um bebê, o desenvolvimento de nossos dois filhos, de suas carreiras e estreias de filmes, e alguns pontos muito  importantes e  básicos sobre Aikido.
Cody: Eu definitivamente estou ansioso para receber seu livro. Há uma última coisa que eu gostaria de lhe perguntar :  é sobre o KI.
Fujitani Shihan: Se você usar toda a força e energia que estávamos falando antes, você não vai entender o KI. Para entender o KI, é muito importante sentir.
Cody: Sentir  o que?
Fujitani Shihan: Qualquer coisa. Por exemplo, se alguém está sorrindo para você ou praticando uma boa ação para você, você tem que saber se ela está sendo sincera, se a ação está vindo do coração.
Outro exemplo : se alguém vem para você com uma faca, você não deve se concentrar apenas na faca. Você não vai sentir a velocidade do ataque. Você precisa olhar para todo o corpo do atacante, sentir seu movimento, intenção e KI. 
Você deve fluir como a água. Como a água flui de um lugar mais alto para um mais baixo, você não deve lutar contra o instinto. 
Se você está sempre usando a força em seu Aikido, você não vai ser sensível o suficiente para sentir. Assim como a água não flui para cima, não é natural para nós para treinar arriscando nossas vidas com o emprego de tanta força e machismo. Treinando de tal forma, você não pode realmente aprender a sentir.
Como você anda pela rua, alguém pode lhe dar o ombro duro. Se você pensar "eu sou forte," você baterá duro, e o mais forte vencerá.  Mas, de tanto você bater, você  chega com os ombros doloridos. 
Fluir como uma corrente; misturar como uma porta aberta que é empurrada. Isto é "tenkan." Não lute contra o KI de seu parceiro. Sinta-o.
Aracaju, 12/07/2015
Felipe Albuquerque & Cláudia Rocha Lopes
Felizes, acreditam que a cultura do etnocentrismo precisa ser revista
para que crimes de preconceitos - seja eles raciais, sociais ou de gênero-
possam ser expurgados da sociedade.

Tradução: 
Felipe Albuquerque
Cláudia Rocha Lopes
Imagens: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan