terça-feira, 30 de junho de 2015

KATSUYUKI KONDO - ELE POPULARIZOU O DAITO RYU

"Uma viagem de mil milhas começa com o primeiro passo . "
(Lao Tsé)
Sensei Kondo impressiona pela técnica precisa

Kondo Katsuyuki nasceu em Tóquio em 1945 e tem um currículo invejável. Ele começou seu treinamento em Daito-ryu Aikijujutsu tendo como professor  um dos principais alunos de Takeda Sokaku, Hosono Tsunejiro. Posteriormente, começou a ter aulas com Kotaru Yoshida e finalmente com Takeda Tokimune, filho do próprio Takeda Sokaku. Abriu seu primeiro dojo em 1970 e  "Shimbukan" (Escola do Budo Genuíno). Em 1988, foi nomeado o cabeça de todos os Poderes Tokyo Daito-ryu Aikibudo, para ser tanto Representante do diretor (soke dairi) e Diretor da sede no exterior (Kaigai hombucho) em relação ao Daito-ryu Aikibudo. Nesse mesmo ano, Tokimune concedeu ao sensei  Kondo o Menkyu Kaiden (licença plena de transmissão de conhecimentos)  , formalmente passando a linha de tradição do Daito-ryu Aikijujutsu.
O grande diferencial do Shihan Kondo é que ele mudou a forma de ensinar o Daito Ryu, esclarecendo dúvidas dos alunos , repetindo a técnica mais de uma vez e até permitindo filmagens. Ele foi constantemente advertido por seus professores a jamais, sequer, ensinar a mesma técnica duas vezes.


"Eu ouvi muitas vezes de meu professor, Tokimune Takeda, que Takeda Sokaku Sensei nunca ensinou a mesma técnica duas vezes. Tokimune Sensei me disse que no momento ele estava ensinando como Instrutor Representante de seu pai, Sokaku iria repreendê-lo por ser "tolamente de coração mole" se ele ensinou muito gentilmente ou mostrou seu estudantes algo mais do que uma vez. Meu professor sempre me advertiu: "Se você ensinar a mesma técnica duas vezes, a segunda vez que seus alunos irão descobrir como derrotá-lo com um contra-técnica. Ensine algo diferente pela segunda vez. (...) "
"Meu professor explicou seu propósito dizendo: "O que você vai fazer se você ensinar as verdadeiras técnicas e no dia seguinte eles deixam a escola? Os ensinamentos orais e secretas do Daito-ryu fluirão para pessoas de fora da escola." Ele também disse: "Em mil pessoas,  apenas um ou dois são estudantes genuínos Encontre-los e ensinar-lhes o que é real;.. Não há nenhuma necessidade de ensinar essas coisas para o resto" . Meu professor só ensinou técnicas de reais para uma pessoa se podia verificar, a partir de suas perguntas, capacidade técnica e física, apreensão e diligência, que carregava uma atitude sincera e genuína. Ele herdou esse método de ensino de Sokaku sensei."
(Kondo Katsuiky)
Em 1970 Sensei Kondo filmou- com autorização do próprio Tokimune- um vídeo com as técnicas sendo executadas por Tokimune . Ainda divulgando o Daito Ryu, Sensei Kondo participou do AIKI NEWS FRIENDSHIP DEMONSTRATION III, em 1987 e da AIKI EXPO 2002, em Las Vegas, EUA.. Frequentemente viaja ao exterior do Japão para realizar demonstrações e seminários e criou um grupo de estudo de Daito ryu em Baltimore, Maryland, em 1998. Publicou um manual tecnico bilingue cobrindo as 30 técnicas da série básica Ikajjo e, 2000.

Além disso, é uma autoridade em kenjutsu e caligrafia, possuindo coleção valiosa do início de  Tesshu Yamaoka .

É comum afirmarem  que conhecimento é poder.  Sensei Kondo, percebeu que conhecimento só é poder, quando é compartilhado. À ele os nossos agradecimentos.
DOMO ARIGATÔ GOZAI MASTÁ!


Felipe Albuquerque
Médico Veterinário, estuda Aikido, AikiJitsu e Goshin Jitsu
Tagarela de nascença, é apreciador de chocolates, vinhos e sushis.


REFERENCIAS:
Wikipédia
Aikido Journal: Daito Ryu Menkyu Kaiden
Daito Ryu Aikijujutsu: Katsuyki Kondo

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan