segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

TAKUMA HISA- Um Herdeiro do Daito Ryu

TAKUMA HIZA, exibindo o certificado MENKYU KAIDEN  concedido pelo grande mestre  SOKAKU TAKEDA



Takuma Hisa (1985-1980) nasceu na cidade de Kochi, no Japão. Quando jovem treinou SUMO, e chegou inclusive o capitão da Universidade de Kobe (na época Kobe Business School) e venceu o All-Kansai Student Sumo Championship. Mas, o maior de seus privilégios foi ter sido aluno de dois grandes professores: MORIHEI UESHIBA e SOKAKU TAKEDA.

Quando se tornou o diretor de Assuntos Gerais no Jornal Asahi News em Osaka , por causa da turbulência política daqueles tempos (início da década de 1930) , a ameaça de violência era muuito real e foi aconselhado a estudar a técnica de Daito-ryu Aiki-Jujutsu e se tornou um dos primeiros alunos de Ueshiba. Por ocasião da visita do próprio Sokaku Takeda , em 1936,  passou a tomar lições diretamente com ele, no dojo Asahi News. 

Hisa compilou  um catálogo de técnicas  a partir de fotografias tiradas no Dojo Asahi News. Este catálogo  sobreviveu até hoje e constitui uma fonte histórica inestimável para o desenvolvimento do aikido. Este álbum se chama SODEN e tem cerca de 118 técnicas divididas em  11 volumes. Os seis primeiros cobrem técnicas ensinadas por Morihei Ueshiba; do sétimo ao nono, técnicas ensinadas por Sokaku Takeda; e do décimo e décimo primeiro, técnicas de autodefesa e policial] que foram deixados por Hisa Sensei, metade das fotos são de técnicas que ele aprendeu de Ueshiba. Analisando estes fatos, é provável que Hisa Sensei aprendeu movimentos básicos com Ueshiba Sensei.



Takuma Hisa: Campeão Universitário de Sumo

Em 1937 o sensei Hiza recebeu o Kyoju Daire (certificação de ensino) e em 1939, foi agraciado com o Menkyo Kaiden (Nada mais a aprender). Apenas uma outra pessoa no mundo recebeu esta certificação de Daito Ryu). Em 1959, fundou a Kansai Aikido para ensinar as técnicas de Ueshiba e Takeda.

Seu trabalho foi continuado por Hakamu Mori, que fundou o sistema Takumakai (Organização de Takuma) e foi o professor de Aikijujutsu de Keido Yamauê.


CURIOSIDADES:



  • Ele também ocupou o posto de oitavo dan de aikido, oitavo dan de sumo e quinto dan de judô ;
  • Lesionou um ligamento do joelho praticando sumo e, ao envelhecer, sua musculatura ficou flácida, impossibilitando-o de permanecer em pé ou se sentar confortavelmente. Assim, ele ensinava quebrando as tecnicas em movimentos individuais;
  • Hisa Sensei sofreu um ataque cardíaco e esperava-se que metade de seu corpo ficasse paralisado. No entanto, atraves de automassagem e muito esforço,  ele começou treinar a andar. Todos os dias ele tentava duplicar sua performance. Por exemplo, se ele andou dois ou três passos hoje, amanhã ele andaria cinco ou seis. Se recuperou a ponto se tornar compeão de um torneio de golfe;
  • Seu aluno mais habilidoso foi Heizaburo Nakatsu.
  • Sua organização, a Takumakai, mas não faz frente à organização de Tokimune Takeda ou de à de Kondo Sensei. O intercambio entre estes grupos  é muito forte.


Referências:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan