sábado, 29 de março de 2014

Kalari payattu: a arte marcial da Índia



Kalari payattu ( കളരിപ്പയറ്റ്̆|) é uma arte marcial indiana do estado de Kerala, localizado no sul da Índia. É um dos sistemas de combate mais antigos que existe (surgiu no século XII d.C.), considerado como precursor de todas as artes marciais desenvolvidas na região. Literalmente quer dizer: treinamento (kalari) de combate (payattu).

É praticada em Kerala e em partes contíguas de Tamil Nadu e Karnataka, bem como nordeste do Sri Lanka e entre a comunidade Malaialese da Malásia. Era praticado principalmente pelas castas marciais de Kerala, como os Nairs, e algumas outras castas como os Ezhavas, além dos muçulmanos.
O kalari payattu inclui pancadas, pontapés, agarramentos, formas predefinidas, técnicas com armamentos e métodos de cura. Variantes regionais são classificadas de acordo com a posição geográfica em Kerala. Estes são:
  • O estilo do norte de Malaialese;
  • O estilo do sul do Tamil;
  • O estilo central do interior de Kerala.
O estilo do norte é baseado no princípio de técnicas duras, enquanto o estilo do sul segue basicamente as técnicas suaves, embora ambos os sistemas utilizam conceitos internos e externos.

O sistema é bastante complexo e inclui lutas coreografadas, técnicas desarmadas, espada flexível ( urumi), espada e escudo, lança e adaga (katar). A maioria dos praticantes começa o treino aos 7 anos de idade.

O urumi ( espada flexível) exige grande habilidade

Algumas das lutas coreografadas de kalari payattu podem ser aplicada à dança e bailarinos kathakali que conheciam as artes marciais foram creditados como muito melhores do que os outros artistas. Algumas escolas de dança indiana tradicional ainda incorporam o kalari payattu como parte de seu regime de exercícios.

A pessoa que dá o treinamento de combate é chamado de gurukkal, significando o mestre, que é visto como a incorporação viva do guru.

Medicina

O kalari chikitsa é um sistema inteiro de medicina que evoluiu em volta do kalari payattu e é uma parte integrante de sua tradição.
Os mestres de kalari payattu são especialistas na arte de tratar deslocamentos, fraturas, feridas e outros danos físicos através do ayurveda, utilizando-se do conhecimento dos pontos marma associado às massagens e ervas.

Felipe Albuquerque
Nascido em Alagoas e aperfeiçoado pelo mundo, é estudante de aikido ,
acredita no impossível  e tem  problemas com pessoas sem atitude.
De vez em quando os remédios tarja preta dele estão em falta,rs.


Referências:

Wikipédia
Zen Marcial

Imagens: divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan