domingo, 1 de dezembro de 2013

O QUE É KETTLEBELL ?


Dagmar Gonçalves





O que é Kettlebell?



Kettlebell ou girya é um equipamento antigo utilizado para exercícios musculares. Trata-se de uma bola de ferro fundido com uma alça.

Os homens fortes da época usavam esses pesos para demonstrar suas forças, participando de atividades e jogos com essas peças antigas. A história detalha a presença dessas atividades na Europa desde o século XVI, onde bolas de ferro maciças eram encontradas em feiras e mercado. Porém foi na Rússia czarina que essas esferas de metal começaram a revelar sua verdadeira significância na aquisição de força e resistência (endurance). Completa com uma alça prática, o kettlebell ou gyria se tornou a peça principal para qualquer guerreiro russo. Pavel Tsatsouline foi o grande responsável pela introdução do kettlebell training nos Estados Unidos.

Mas quanto ele pesa e para que serve?

O Kettlebell pode ter diferente pesos e tamanhos, mas a medida de peso usada originalmente pelos russos era a de um (1) pood, que equivale a 16 Kgs, e os pesos eram classificados com 1, 1 ½, 2 e 2 ½ poods, porém hoje em dia há uma variedade ainda maior de pesos (6 kgs, 8 kgs, 12 kgs, 16kgs, 20 kgs, 24kgs, 32kgs, entre outros…).

Exercício básico 1: SWING


Como é um treino com Kettlebells?

O Kettlebell pode ser usado tanto como um complemento para uma rotina normal de musculação, ou como a única atividade de um treino. Dependendo de seu objetivo, o uso será feito de maneira diferente.

Exercício básico 2: CLEAN

Abaixo estão enumeradas algumas das razões pela qual se fala tanto da eficiência dos kettlebells:
  • Produz trabalho de força em grande amplitude de movimento. Essa amplitude de movimento avantajada provoca o stretch reflex, o que aumenta a capacidade do corpo humano de produzir forca, movimentação e agilidade.
  • Expõe fraquezas individuais e promove correções de assimetria corporal. Como a maioria dos gestos executados no kettlebell training é feita unilateralmente, assimetrias e compensações são muito mais fáceis de serem detectadas.
  • Auxilia no desenvolvimento de estruturas articulares fortes e flexíveis. Kettlebell training exige muito que as articulações se estabilizem dinamicamente, o que reduz o potencial de lesão e permite maior eficiência na produção de forca muscular.
  • Oferece uma infinita variedade de exercícios com uma única peça.
  • Intensifica a produção de potência muscular.
  • Ensina o corpo a maneira de absorver força e redirecioná-la.


Exercício Básico 3: PRESS


O treinamento com kettlebell é muito popular entre os praticantes de lutas, principalmente grappling e artes marciais mistas (MMA) (outrora conhecido como vale-tudo).O russo Fedor Emelianenko é um grande entusiasta do método.

O que é o Girevoy Sport?

O Girevoy Sport é um esporte onde se utiliza o kettlebell da forma como foi idealizado, com movimentos balísticos. É um treino desafiador que precisa de dedicação e disciplina.

Exercício Básico 4: SNATCH



O autor é praticante Systema(Arte Marcial Russa) e Kettlebell, Responsável pelo Grupo Systema AJU e ARMA - Aracaju Russian Martial Art.

Como toda atividade física, se executado sem o devido acompanhamento de um profissional, o kettlebell pode lesionar os praticantes. Os exercícios estão sendo demonstrados por  Valery Fedorenko, que foi um atleta campeão do mundo da antiga URSS. Mesmo não competindo hoje, ele permanece em condições superiores, utilizando sua própria forma de força e condicionamento por meio do kettlebell, como também preparando outros atletas.



0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan