sábado, 7 de dezembro de 2013

MUAY BORAN: O "PAI" DO MUAY THAI



Um sistema muito contundente

Muay boran (em tailandêsมวยโบราณ) é um termo abrangente para as artes marciais desarmadas da Tailândia, antes da introdução de equipamentos modernos e regras. É o ancestral do moderno muay thai. A palavra muay que significa boxe vem do termo sânscrito mavya, enquanto boran ou boraan significa antigo em tailandês. A arte é significativamente diferente do seu descendente moderno.
Considerando que o muay thai é muitas vezes chamado de "ciência das oito armas", o muay boran faz o uso de awut nawa (lit. nove armas: duas mãos, duas pernas, dois cotovelos, dois joelhos e a cabeça) para o ataque e a defesa

Wai Kru

Significado do Kru
Kru é a palavra tailandesa que significa a pessoa que ensina ou passa o conhecimento aos seus pupilos (Sid). Normalmente os Krus são altamente respeitados na sociedade Tailandesa. São reconhecidos pelo seu conhecimento e elevada perseverança. Praticam padrões morais elevados, conduzindo a sua própria vida de uma forma respeitável. Devotam-se sempre a executar seu compromisso de ensino até que os seus pupilos alcancem o conhecimento e sejam bem sucedidos nas suas áreas.

O Kru é recompensado geralmente pelo seu sentido de realização, através do respeito de todos e elevado número de estudantes que querem submeter-se á sua orientação. Para mostrar a apreciação e perseverança, sincera dedicação e generosidade na transmissão do conhecimento, os pupilos em retorno submeter-se-ão à obediência e respeito pelas instruções e conselhos do seu próprio professor. Seguiram as suas regras e regulamentos, de modo que o professor lhes possa passar todo o conhecimento desse campo de uma forma rápida, correcta e sábia.

Wai Kru é a demonstração de respeito e gratidão do discípulo pelo professor na sua submissão ao ensino e treino. Wai Kru é praticado tradicionalmente por Tailandeses de várias profissões e artes, como por exemplo dançarinos, lutadores da espada, músicos, assim como estudantes académicos, e naturalmente pugilistas Tailandeses de Muay Thai não são nenhuma excepção.

 “Wai” significa demonstrar o respeito colocando as duas mãos juntas em frente ao peito. A demonstração do Kru de Wai implica não somente demonstrar respeito ao professor, mas igualmente inclui a homenagem a todos os professores da disciplina e seus familiares.

Características

O muay boran visa o termino rápido da luta, através de alejamentos, imobilizações, estrangulamentos e até mesmo a morte. O muay boran possui elementos que não podem ser utilizados em um torneio, como alguns estrangulamentos, torções, golpes em pontos vitais, ataques ao centro, alguns golpes que causam ferimento grave ou até mesmo morte instantânea, entre muitos outros.

Porque lhe falta um aspecto desportivo, o muay boran é raramente ensinado e encontrar uma escola é difícil. Na verdade, era praticamente desconhecido no Ocidente até o lançamento do filme cult de artes marciais tailandês Ong Bak de Tony Jaa Atualmente é procurado por várias pessoas, e até mesmo por mestres de artes marciais, com o desejo de aprimorarem sua técnica e torná-la mais mortal. 

Técnicas

As técnicas usadas no muay boran focam a eficiência e maximizam a quantidade de dano de cada golpe. O objetivo é neutralizar o inimigo o mais rapidamente possível, porque outro pode estar por perto pronto para atacar. Além de mãos e pernas, cotovelos e joelhos são também utilizados para desferir golpes devastadores que podem rapidamente incapacitar ou até matar seu oponente.

postura de luta básica do muay boran é muito mais baixa e mais larga que o muay thai, bem como as artes marciais indianas e tradicionais chinesas. Neste, os combatentes são obrigados a ter maior agilidade, flexibilidade e velocidade, e é permitido pular no joelho de seu adversário para desferir um golpe na cabeça. A procedência dos chutes é provavelmente indiana vinda domushti yuddha e das artes marciais do sul da China. O muay boran tem sido influenciado pelas artes marciais dos países vizinhos e vice-versa, como pode ser visto na técnica kamae kham sao, que foi emprestada do Camboja.
Ao longo dos muitos séculos em que o muay boran desenvolveu-se, vários estilos regionais surgiram:
  • Muay thasao (região norte da Tailândia) - Ênfase na velocidade, especialmente pontapés rápidos. Esta variação de muay boran foi apelidada de "ling lom" (lit. macaco ventoso).
  • Muay korat (região leste da Tailândia) - Ênfase na força. Uma técnica exclusiva neste estilo é o "soco de derrubar búfalos", chamado assim porque supõe-se que um golpe é suficiente para derrubar um búfalo.
  • Muay lopburi (região central da Tailândia) - Ênfase na astúcia, movimentos técnicos. Esta variação favorece fortes socos e ganchos.
  • Muay chaiya (região sul da Tailândia) - Tem ênfase na boa postura e defesa. Este estilo favorece ataques com os cotovelos e joelhos.
Uma vez que cada estilo tem a sua própria força, dizia-se que um lutador completo tinha: "Soco korat, inteligência lopburi, postura chaiya, velocidade thasao".

Regras

As velhas regras de Muay Boran consistiam simplesmente na proibição de bater na virilha, arrancar os olhos, bater no oponente caído e puxar os cabelos. Categorias por peso não existiam e não existia ringues construído especialmente para os torneios. Em vez disso, as lutas tinham lugar em qualquer espaço aberto cercado por um círculo de espectadores. Os rounds eram cronometrados com um pequeno furo feito em um coco que era colocado na água. Quando o coco afundasse, um tambor era utilizado para sinalizar o fim de um round.

FELIPE ALBUQUERQUE
Cuidado! Ele sabe karate,  jiu jitsu, kung fu e mais 47 palavras perigosas...



REFERÊNCIAS
Muay Boran Portugal

IMAGENS:
Divulgaçao

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan