sábado, 28 de dezembro de 2013

JITTEJUTSU/JITTE (十手)


Jitte ou jutte (em japonês: 十手) é uma arma usada para a pratica do  jittejutsu. A palavra jutte é formada pelos kanji, ju (dez) e te (mão), ou seja, significa «dez mãos». Este nome faz referência à força criada pela alavanca, capaz de desarmar ou quebrar as espadas. Pode ser usado sozinha ou em pares.
A arma é um bastão de metal de aproximadamente 45cm. Logo apos  o cabo existe uma haste de metal utilizada para prender ou mesmo quebrar espadas. No cabo existe uma corda utilizada para estrangular o oponente. A parte de metal também podia funcionar como um cacetete, podendo aplicar chaves ou golpes traumaticos (inclusive com força letal). Foi muito utilizada por policiais do Japão antigo, posto ser uma arma versátil, que podia acertar o pescoço e a cabeça ao mesmo tempo, mas seu uso primário era de ser uma espada defensiva que possibilitava desarmar sem matar.




Existem várias histórias sobre mestres do jittejutsu que quebraram katanas ou desarmaram seus oponentes facilmente com a jitte.
Hoje em dia ainda existem diversos estilos de Jittejutsu. Entre eles podemos destacar o Ikkaku ryu, que é ensinado em conjunto com o Shindo Muso Ryu Jojutsu.
jitte era uma arma utilizada tanto pelos oficiais do governo de classe mais baixa, que não eram autorizados a utilizar a espada, quanto por samurais de categorias superiores. A cor do encordoamento do cabo podia designar o nível hierárquico de seu dono

Bons Treinos!

FELIPE ALBUQUERQUE
Estudante de aikido, acredita que o importante é seguir em frente



Referências:


Imagens: divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan