domingo, 3 de novembro de 2013

JIU JITSU TRADICIONAL IVAN GOMES

O mestre IVAN GOMES

Este sistema de jiu jitsu é bastante peculiar por  não se basear em tecnicas de solo ( ne-waza) - comuns no Brazilian Jiu Jitsu - mas nos principios que consagraram o Mestre IVAN GOMES  nos ringues, numa época aonde praticamente não haviam regras nem divisão de pesos. O estilo é bastante completo, e os praticantes estudam arremessos, chaves, estrangulamentos, golpes traumaticos e trabalho de solo.

Nascido Ivan Simão da Cunha em 1940, na cidade de Campina Grande (PB), o mestre Ivan Gomes - começou praticando boxe com o professor "Tatá ". Sua iniciaçao no jiu jitus -segundo a revista Tatame - foi com  Builson Osmar que, por sua vez, aprendeu com o Mestre Takeo Yano (confira no quadro abaixo). Entretanto, seu grande talento aliado à sua fome de aprendizado fizeram-no buscar beber de outras fontes de artes marciais, como Hayashi Kawamura (judo) Pedro Hemetério, George Gracie e, por fim, Helio Gracie. Assim, tornou-se, ao lado de Carlson Gracie e Euclides Pereira, um dos 3 maiores lutadores brasileiros de MMA, na época conhecido como Vale Tudo.
Revista Tatame nº 154

 O currículo de Ivan Gomes apresenta:

  1. Mais de 200 lutas oficiais (600 se contar com as extraoficiais), todas muito bem documentadas;
  2. 86 lutas comprovadas de Vale Tudo (MMA);
  3. Campeão Sul Americano de luta greco-romana (vencendo inclusive um campeão europeu);
  4. Empates: oficialmente apenas. Se contarem todas os confrontos em ringues: 30 empates;
  5. NENHUMA DERROTA!

Ivan chegou a morar no Japão entre 1975 e 1977, onde chegou inclusive a praticar sumo. Lá fez cerca de 86 lutas. Abandonou os ringues em 1977 e se fixou em sua cidade Natal, voltando a ensinar sua arte. Faleceu ainda jovem, aos 50 anos por problemas renais.


Assunto muito polêmico, os seguidores de Ivan Gomes têm uma entidade que a organiza chamada “Federação Pernambucana de Jiu Jitsu Tradicional Estilo Ivan Gomes”.
A FPJJTEIG atua de forma independente da CBJJ e seus praticantes consideram que o estilo praticado por Ivan Gomes tem particularidades que a distinguem do Jiu Jitsu Gracie. Essa distinção chegou a gerar a proibição de Carlos Gracie Jr., presidente da CBJJ, de aceitar os atletas do estilo Ivan Gomes nas competições da CBJJ. Atualmente, essa proibição tende a ser extinta e inclusive alguns atletas do Estilo Ivan Gomes já competem na CBJJ. O próprio sobrinho de Ivan Gomes, Jailton Cunha, é atleta filiado a equipe Gracie Barra no Japão.

Em relação à luta, o Estilo Ivan Gomes é praticado com ênfase no Vale Tudo e os alunos treinam a luta de chão na maior parte do tempo como qualquer outra academia de Jiu Jitsu, mas não deixam de treinar a parte de quedas e eventualmente socos e chutes. Esse diferencial por si só já justifica o termo “Tradicional” que denota a preocupação da prática de um Jiu Jitsu de defesa pessoal e não somente o esportivo.
José Gomes, o irmão do meio, é hoje o responsável por manter a memória do irmão viva no universo das lutas. Dono da faixa vermelha 10 º grau, graduação mais elevada dentro do estilo, José Gomes também teve uma carreira vitoriosa no Vale Tudo, assim como seu outro irmão mais novo e falecido, Jaildo.

Mesmo com todas as conquistas,  uma pesquisa feita pelo site TATAME revela que 65% dos brasileiros que hoje acompanham o Vale-Tudo não sabem sequer quem foi o lutador. Isso é típico de um país que não valoriza sua cultura nem seus heróis.

O mestre José Gomes ministrando uma instrução





Manoel FELIPE Mesquita de Albuquerque
Praticante de AIKIDO, acredita que 
a vida não é apenas o que já se viveu, 
mas tudo aquilo que ainda se  pode viver



Referências:
Natal de Ontem
Centro de Treinamento Jacaré
Aloísio Silva
BJJ Europe
BJJ Heroes
Dr. ZEM
Cgretalhos
BJJ Heroes Ivan Gomes
O Globo

Imagens: Divulgação


3 comentários:

andré vianna disse...

Errata foto da revista tatame 154.
Builson Osmar/ nome correto Biuce Osmar.
nome de batismo Osmar Mousinho de Oliveira / Ceará

Manoel Felipe M de Albuquerque disse...

Prezado unknown (desconhecido), obrigado pelo alerta da tatame 154. Meus conhecimentos tecnologicos nao me permitem mudar a grafia errata. Entretanto, agradecemos mais uma vez- o seu apoio.

Outsiders disse...

O jiu jitsu japonês tradicional é mais uma coleção de subartes, enquanto o bjj é uma arte marcial singular do contexto moderno. Bjj é hiperfocused em groundfighting e submission grappling. Ele enfatiza a alavancagem e as posições para dominar e apresentar seu oponente no chão. É francamente excelente nisso de uma forma que eu desejo que minha própria arte de karatê seja dominada na arena de standup. Isso é feito através da competição forçada e de métodos de treinamento difíceis que eliminam a fraqueza ou forçam as pessoas a se tornarem o que a arte exige delas. Torna-te forte, resiliente à derrota e ensina-te os limites das tuas próprias habilidades, enquanto te forçais a ser humilhado por aqueles mais habilidosos que tu.

O jiu-jitsu japonês ensina uma maneira mais holística de arte. Procura preparar o formando para a batalha, a guerra e a vida em geral. Eles aprendem artes destinadas a garantir sua vitória em cada um desses reinos. No sentido moderno, essas artes podem ser um pouco obsoletas, mas as lições e tradições envolvidas ainda podem ser relevantes ou ensinar algo ao estagiário. Muitas vezes, a abordagem tradicional atrai as pessoas que procuram ordenar melhor a sua vida ou melhorar-se mais do que tornar-se um lutador melhor, mas este não é realmente o ponto. O jiu jitsu japonês também usa um sistema de classificação diferente, às vezes, ao emitir certificados que notam se alguém é o herdeiro da linhagem da arte e outro que denota um certo nível de habilidade. o posterior é o equivalente de um blackbelt, sendo o primeiro uma certificação de instrutor. Eu não sou um especialista nisso, então pode haver sutilezas envolvidas nas várias escolas individuais.

Indo adiante, eu diria que se você quisesse incorporar o bjj em uma escola de japonês jj, diria que era um subart de um sistema mma. Você teria uma variedade de outras artes envolvidas para torná-lo mais eficaz. Isto é puramente para fins ilustrativos.

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan