domingo, 27 de outubro de 2013

SUMO (相撲)






Essa luta japonesa - bastante popular em seu país de origem- caracteriza-se pelo confronto de  dois atletas  (rikishi)  num  ringue circular (土俵  dohyō) . O primeiro a tocar o chão com qualquer parte do corpo exceto os pés ou pisar fora do dohyō perde a luta. Um rikishi também perde a luta se aplicar algum golpe  proibido. Há registros de lutas de sumo há mais de 1500 anos, e - apesar de ser um esporte- conserva também uma caracteristica espiritual 


Graduação e hierarquia

Como na maioria das artes marciais japonesas, a graduaçao é medida através dos Dan.  No sumô amador essa graduação vai até o quinto Dan e no profissional vai até ao décimo.
A hierarquia dos praticantes de sumô profissional organiza-se por meio dos seguintes grupos (em ordem decrescente):
  • Makunouchi - Yokozuna, Ozeki, Sekiwake, Komussubi e Maegashira a Maegashira 
  • Juryo
  • Makushita
  • Sandanme
  • Jonidan
  • Jonokuchi
Apenas os rikishi das duas  categorias superiores recebem salários. Apenas 1% dos lutadores chegam a juryo e 0,1% chegam a yokozuna. Só para se ter ideia do prestígio de um okozuna, estes são os únicos que podem falar com o imperador sem ter marcado uma audiência antes. Quando viajam para disputas, só podem estar no mesmo aviao no máximo dois yokozunas, pois em caso de acidente, o prejuizo para o esporte é  mínimo.

Além disso, existem também categorias de idade , sexo e peso:


Mirim (até 13 anos)
Infantil (13 a 16 anos)
Juvenil (16 a 19 anos)

Para adultos ( mais de 19 anos)
Leve (85kg para homens e 65kg para mulheres)
Médio (85kg a 115kg para homens e 65kg a 85kg para mulheres)
Pesado (acima de 115kg para homens e acima de 85kg para mulheres)
Absoluto (sem limite de peso)

Profissionalmente, só existe a categoria absoluta.

Com apenas 90 kg, o checo Pavel Bojar, é a prova viva de que tamanho não é documento.


Ringue (土俵  Dohyō)

O   dohyō  é basicamente uma plataforma quadrada feita de barro com um círculo de fardos de palha de arroz em seu centro, dentro do qual se realizam as lutas. Suspenso acima do ringue, uma espécie de telhado que lembra um templo xintoísta, completa o cenário.

Vestuário (Mawashi)

Com o objetivo de demonstrar que a luta é feita sem armas, de "mãos limpas", o lutador de Sumô usa apenas o mawashi na luta. O mawashi é uma faixa de tecido grosso que é enrolado em volta da cintura do lutador, e que serve tanto para proteger os órgãos genitais quanto para ser agarrada para efetuar golpes.

Sumô amador

O sumô amador é o mais praticado em todo o mundo (inclusive no Japão) . Está difundido  nas escolas, universidades e clubes de amantes do sumô . Tem as regras básicas iguais às do sumô profissional com algumas restrições de golpes considerados "perigosos". Anualmente é realizado o Campeonato Mundial de Sumô Amador juntamente com o Campeonato Mundial de Sumô Feminino (denominado de shinsumô). No Brasil, o esporte é praticado desde o início do século XX por imigrantes japoneses. A Confederação Brasileira de Sumo (CBS) foi fundada em 1998.

FELIPE ALBUQUERQUE
Com cada vez mais fome de conhecimento
Bons treinos!


Referências:

Wikipedia
Papo de Gordo
Mundo Estranho

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan