segunda-feira, 2 de setembro de 2013

KUBOTAN / YAWARA



Esta é uma arma de origem discutível ( Filipinas ou Japão, entre outras) utilizada em várias artes marciais, tais como Kobudo, Modern Arnis, WT , Ninjutsu e alguns estilos de Karate. A policia de Tokyo também o emprega . Este instrumento  também é conhecido como Yawara-Bo, Pasak, Stick Hand, Kubaton, ou taco de bolso, entre outros. O nome kubotan foi patenteado em  1951 pelo Mestre Takayuki Kubota .
 Fundamentalmente o Kubotan é um bastão curto usado como intensificador de pressão. Um Kubotan deve ser alguns centímetros mais comprido do que a largura da mão do utilizador, de modo a sobressair de ambos os lados de um punho fechado. A maior parte dos Kubotan têm 13 a 15 cm de largura e entre 1 a 2,5cm de espessura, conforme o material. A variedade de modelos é a mais diversa: alguns são pontiagudos ou arredondados nas pontas, outros tem ranhuras para facilitar a empunhadura, alguns podem ser usados ainda como chaveiros ( para aumentar a portabilidade) e outros podem ainda ser usados como lanternas ou sprays.. Um Kubotan é feito, normalmente, de alumínio ou madeira, raras vezes também de material sintético.

Dada sua grande versatilidade e portabilidade, é um instrumento de grande valia na defesa pessoal podendo ser utilizado tanto para golpes traumáticos ( atemis) quanto para golpes de controle (estangulamentos e chaves) . Se adaptam bem a técnicas oriundas do Pencak Silat, Krav Maga, WT, Kyusho e Aikido.
Bons treinos!

Manoel FELIPE Mesquita de Albuquerque
Acredita que cair não é o fim, mas apenas um novo começo


Referências:

Kubotan Brasil
Kubotan Combat

Se vc gostou deste texto, leia também
O Melhor do Aikido
Hanbo
Anatomia da faca

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan