segunda-feira, 26 de agosto de 2013

CHUCK NORRIS



Este espaço é reservado para homenagear mestres de qualquer arte marcial ou esporte de combate que - mesmo sem saber- utilizaram os princípios do aikido em suas vidas e nos deram grandes lições


Um dos mais carismáticos artistas marciais de todo o mundo, Carlos Ray Norris nasceu em 1940 descendente de irlandeses e índios cherokees. Tímido e hostilizado durante sua infãncia, aos 18 anos ingressou na Força Aérea dos Estados Unidos e foi enviado para a Coreia, onde iniciou ser treinamento em Tang Soo Do, uma arte marcial coreana e ganhou o apelido de Chuck. Ai começa a primeira lição: Você pode ficar preso em seu mundo ou descobrir coisas interessante aonde você está. A escolha é  sua.

Aperfeiçoou-se nas artes marciais, chegou a 10º grau de tang soo do, 8º dan em taekwondo e faixa preta em brazilian jiu jitsu.  Falam ainda que ele também é preta em judo e karate Shinto ryu. Mas o início não foi fácil: em suas duas primeiras aparições em campeonatos de karatê (os americanos chamam qualquer luta com golpes de mãos e pernas de karate), Norris foi derrotado. Ele não desistiu e passou a se dedicar mais ao esporte. No começo de 1968, ele sofreu sua décima e última derrota em um torneio. Em novembro do mesmo ano, derrotou do último homem que o fez beijar a lona, tornando-se campeão profissional peso-médio de karatê profissional (nome antigo do kickboxing), título que manteve por seis anos consecutivos. Durante três anos consecutivos foi o atleta que mais venceu em torneios. Em 1969 levou a tripla coroa de karatê por mais vitória em lutas e foi o “lutador do ano” da revista Black Belt. Em 1975 levou a taça de “instrutor do ano” e em 1977, “homem do ano”. Inspirado em seus princípios de vida e no tangsudo, criou a arte marcial Chun Kuk Do (que significa O caminho universal). 

Segunda lição: Escolha seus objetivos e vá até o fim!  Derrotas fazem parte de seu aprendizado!


Apesar de saber lutar, ele não vê sentido em brigas: é fato corrente que em uma ocasião, Chuck Norris estava em um bar e um cliente entrou colocou a mão em seu ombro e disse “você está no meu lugar, saia já”. Norris obedeceu e quando o cliente sentou e viu quem era disse “você poderia ter arrebentado minha cara” e o artista simplesmente replicou: “e qual seria o sentido nisso?”.
São amigos até hoje. É melhor ter uma fama que o proceda e não precisar prová-la para ninguém.


Sabendo se relacionar, conseguiu  amigos em posições importantes: além de hoje manter uma sólida amizade com George Bush e Clint Eastwood, ao se tornar professor de karatê no início de sua carreira acabou dando aulas para um dos maiores  "durões" do cinema, Steve MacQueen.
E com isso, acabou convidado para fazer pontas em filmes. Além disso, por mais que seja um republicano ferrenho ( é contra direito dos gays e ensino de teoria da evolução na escolas), é muito próximo de Whoopi Goldberg, conhecida por ser liberal e democrata. Lição: você até pode andar com pessoas que pensam como você, mas se permita aprender com opiniões dissonantes.

Quando começou a ser chamado para participar de filmes, começou a estudar interpretação e a melhorar sua dicção. Isso o levou a ter aulas com Jonathan Harris, o Dr. Smith de Perdidos no Espaço, que enfiava dois dedos na boca do lutador para forçá-lo a pronunciar as palavras de maneira mais clara. Anos depois, o veterano ator disse que Norris foi seu melhor aluno. Lição: devemos sempre manter vivo o espírito de aprendiz

Até hoje essa é considerada a melhor cena de luta do cinema

Seus personagens refletem sua ideologia: Norris fez a fama como o justiceiro quieto e solitário que só usa a força em último caso. Os filmes da série Braddock exprimiam sua visão política e também sua crença de que os soldados morrem por uma causa nobre, uma vez que seu irmão teve esse fim na Guerra do Vietnã. Liçao: se você acredita em algo, propague.

Faz um importante trabalho social. É porta-voz da United Way (ONG com trabalhos voltados para a juventude e comunidades carentes), porta-voz da Associação dos Veteranos de Guerra, já ganhou o Prêmio Judaico de humanitário do ano, atuou por 20 anos na Make a Wish Foundation (entidade que atende crianças com doenças terminais), e desde 1990 administra a Kickstart, uma organização que leva os princípios da filosofia das artes marciais às escolas no sentido de afastar crianças e adolescentes das drogas. Quando você atinge o sucesso, deve fazer algo de bom pelos outros.


Dizem que uma vez Chuck Norris atirou uma granada
numa multidão e morreram 5 pessoas.
Depois a grana explodiu...
Ele sabe rir de si mesmo: em 2005 surgiu o Chuck Norris facts, anedotas em cima do estilo machão de Chuck Norris e logo se tornou febre pela web. Norris afirmou que gostou muito do que leu e riu de algumas frases, mas escreveu aos criadores do site, contestando algumas baseadas em sua filosofia de vida. Por exemplo, quando o site diz que ele é “mais rápido que uma bala, mais poderoso que uma locomotiva, capaz de dar saltos que ultrapassam edifícios e isso é só o aquecimento dele antes dos exercícios”, o ator disse que não é o Superman e que um dia acreditou que poderia ser, e isso o afastou das pessoas e de Deus. Ultima lição: mantenha sempre sua  humildade e seu bom humor.




Referências:

Wikipedia- Chuck Norris
Página oficial de Chuck Norris
Os filhos de Chuck Norris


Se vc gostou desse texto, vai gostar também de:

Tang Soo Do: a arte marcial que formou Chuck Norris
Chun Kuk Do: Criado por Chuck Norris
Bruce Lee: O pequeno Dragão

Manoel FELIPE M de Albuquerque
Em homenagem a Chuck Norris, nada de frescura nem rasgação de seda

Imagens: Divulgação






0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan