segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

EDER JOFRE, O GALINHO DE OURO

Este espaço é reservado para homenagear mestres de qualquer arte marcial ou esporte de combate que - mesmo sem saber- utilizaram os princípios do aikido em suas vidas e nos deram grandes lições.





O maior peso galo de todo o boxe mundial
Éder Jofre (1936-  ....) é  com certeza o maior nome do pugilismo brasileiro e o maior peso galo de toda a história do boxe mundial.
Curiosamente, apesar de ser criado praticamente dentro do ringue (seu pai, Kid Jofre,  tinha sido um grande lutador e era um excepcional treinador) , sonhava com uma vida calma, como desenhista ou jogador de futebol. Mas seu pai reconheceu nele um grande talento.
‘Eder, você leva jeito para o boxe. Você é bom, se não fosse não colocaria meu filho para lutar’
(Kid Jofre)
Detestava acordar cedo e levar uma vida espartana, mas logo percebeu que mesmo acompanhada de um talento, a vitoria nao pode ser separada da disciplina. Tornou-se um atleta exemplar e em 1965 virou vegetariano.
Seguindo invicto pelos ringues, em 1960, bateu o mexicano Eloy Sanchez para conquistar o título do peso galo, categoria na qual reinou absoluto, perdendo em 1965 em duas controversas derrotas para o japonês  Masahiko Fighting Harada.
"Na minha concepção eu não havia perdido a luta. (...)Ele deu cotovelada, deu cabeçada, me segurou. No boxe não pode fazer isso. Ele era bom, tinha um preparo físico que eu nunca vi igual em um lutador. "
(Eder Jofre)
Decepcionado, decidiu parar. Anos depois, por necessidade financeira voltou a lutar pela categoria peso-pena. Em 1973, aos 37 anos obteve o cinturão da categoria numa luta que durou 15 assaltos, contra o cubano Jose Legra. Essa vitoria inspirou a muitos a superar suas dificuldades, como o maestro João Carlos Martins

Em 1976, o pugilista pendurou as luvas com um cartel absolutamente irrepreensível: dois títulos mundiais, 81 vitórias  e quatro empates. De quebra, o reconhecimento de diversos órgãos especializados internacionais que o apontam como o nono maior boxeador peso-por-peso de todos os tempos e maior peso galo da história. Passa a integrar o “Hall da Fama” do esporte.


Apos se aposentar dos ringues, dedicou-se à política, cumprindo  três mandatos como vereador por São Paulo. É de sua autoria a  lei dos assentos para idosos nos ônibus e a do Passe Gratuito para Idosos. . A política, porém, cansou o ex-pugilista, que preferiu dedicar seu tempo livre à família. Entretanto, desde 2013, com a morte de sua esposa, Maria Aparecida Jofre, o campeão vem enfrentando problemas de saúde, chegando a ser internado com depressão e lapsos de memória.

"Só quero que você faça quatro coisas: não mate, não roube, não tenha inveja de ninguém e ajude as pessoas quando puder. Faça essas quatro coisas e Deus estará com você, ficará tudo bem.”




(Kid Jofre, pai de Eder Jofre)
Aos  75 anos e ainda em forma

FICHA TÉCNICA

APELIDO: Galinho de Ouro.

NASCIMENTO: 26 de março de 1936.

LOCAL: São Paulo (SP).

TÍTULOS: Campeão da Forja de Campeões (1953), brasileiro dos galos (1958), sul-americano dos galos (1960), mundial dos galos pela Associação Mundial de Boxe (1960), unificado dos galos (1962) e mundial dos penas pelo CMB (1973).

HOMENAGENS: Melhor peso galo do mundo (1963), ingresso no Hall da Fama do Boxe (1992), e eleito pelo "The Ring" o nono melhor pugilista dos últimos 50 anos (2002).

CARTEL: 81 lutas, 77 vitórias (58 por nocaute) e 2 empates.

“Há dois anos fui ao aniversário do Michael Jackson e, conversando com Mike Tyson, ele me contou ter todos os vídeos do nosso maior pugilista. Quando pensei que ele se referia a Popó, ele disse: Eder Jofre”
 (Emerson Fittipaldi bi-campeao mundial de F-1)



Manoel FELIPE Mesquita de Albuquerque
Apaixonado pela vida, chocolate, capuchinno e tatames (não necessariamente nesta ordem). Sonhador nato, quer deixar um mundo melhor do que encontrou

Referências:

Wikipédia
Esportistas consagrados
Revista Veja (18/11/2010)
Tricolor na Web
Terceiro Tempo

Imagens: Divulgação

1 comentários:

Manoel Felipe M de Albuquerque disse...

Infelizmente, desde maio de 2014, época do falecimento de sua mulher Maria Aparecida, com quem foi casado por 52 anos, o grande Éder Jofre apresenta sinais de depressão e do Mal de Alzheimer (grau moderado).

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan