segunda-feira, 20 de agosto de 2012

O VISIONÁRIO JIGORO KANO - 嘉納治五郎

Este espaço é reservado para homenagear mestres de qualquer arte marcial ou esporte de combate que - mesmo sem saber- utilizaram os princípios do aikido em suas vidas e nos deram grandes lições. 


"Nunca te orgulhes de haver vencido um adversário, pois aquele que venceste hoje, poderá derrotar-te amanhã. A única vitória que se perdura  é aquela que se conquista sobre a própria ignorância. Quando verificares - com tristeza - que não sabes nada, terás feito o primeiro progresso no seu aprendizado." (Jigoro Kano -  嘉納治五郎  )



A maioria das pessoas ouviu de falar de Jigoro Kano como o criador do Judo. Isso por si só já seria motivo suficiente para homenageá-lo. Entretanto... o sensei Kano foi muito mais do que isso. Pode-se dizer que foi o responsável não apenas pela transformação do ju-jutsu clássico em judo. A maioria das escolas de modernas de artes marciais(AMs) foram influenciadas por ele de várias formas. Algumas de suas lições:



  • O respeito e a pedagogia andam de mãos dadas. Antes do sensei Kano, era comum que alunos graduados (de diversas artes marciais) espancassem os colegas mais novos. Apenas os (poucos) mais determinados continuavam na prática. Kano mudou isso, abolindo tais praticas cruéis e fazendo com que a arte fosse mais difundida;

  • No dojo, todos são iguais (inclusive na vestimenta). Antes, nas AMs se praticava com a roupa do dia-a-dia. Kano percebeu que os estudantes mais humildes ficavam intimidados com as roupas dos mais abastados. Assim, fez com que todos usassem apenas a roupa de baixo. A evolução natural do sistema fez com a vestimenta evoluísse para o dogui de hoje. O sistema deu tão certo que passou a ser adotado pela maioria das AMs, como o karate, o aikido e até por outras AMs não japonesas;





O kata goshin jitsu, criado por Sensei Tomiki, que estudava judo e aikido

  • Modernização e transparência. A nossa atual forma de graduação, com faixas, kyus e dans foi uma criação do criador do judo. Os koryu (sistemas antigos) tinham uma forma complicada de graduação. Alguns sistemas chineses  diferenciavam o praticante apenas pelo tempo de pratica (praticant de 1 ano, praticante de 2 anos, etc) e nao pela habilidade adquirida. Sensei Kano  criou um método mais direto: kyus (classes) e dan (graus). Aprendizes portavam uma faixa branca (kyu) e os praticantes graduados (dan), uma faixa preta.  à medida que o tempo ia passando ( e a habilidade crescendo), a faixa branca ia naturalmente ficando escura,marron. Daí foi um passo para padronizar a graduação em  branca e marrom e preta. De novo o sistema foi adotado pela maioria das escolas. Os ocidentais depois começaram a adotar faixas coloridas;

  • Primeiro aprender, depois analisar para finalmente decidir. Aperfeiçoar sempre! Tudo o que hoje chamamos de tradicional já foi novo um dia. Estudando mais de um sistema de ju-jutsu, Kano adquiriu autoridade suficiente para rejeitar técnicas excessivamente perigosas e acrescentar outras, que além de eficientes eram seguras. Além disso, também trouxe técnicas de westler, como o kata-guruma. Isso fez do judo um sistema que aliava o conhecimento do ocidente com o do oriente. ao observar uma demonstração de aikido, exclamou: "Esse é o judo que sonhei, o meu budo ideal!". E mandou alguns de seus melhores alunos estudar com Ueshiba;

  • Optou por um futuro pacífico . Kano era um visionário. Ao conhecer o karate e  a personalidade do sensei Funakoshi,  lhe convidou - amigavelmente - para ensinar em  seu dojo. Foi o primeiro lugar onde Funakoshi ensinou. Hoje isso é uma pratica comum, mas naquela época, seria o equivalente a um duelo. Contam que Funakoshi era tão agradecido que reservou as tecnicas de kansetsu waza(chaves) e nague waza (projeções) apenas para seus alunos mais adiantados. Além disso, após a morte do shihan Kano, toda a vez que passava em frente ao Kodokan , tirava o chapéu e fazia uma prece silenciosa: "Se não fosse por ele eu não estaria aqui";

  • Tinha princípios e objetivos. Ao saber que  alguns de seus melhores alunos estavam se exibindo publicamente para ganhar dinheiro, não hesitou em expulsa-los. Mais tarde, ao saber que alguns deles fizeram isso motivados pela fome, os readmitiu;
  • A cultura e a boa educação são fundamentais. Kano era fluente em japonês, francês, alemão, inglês e espanhol. Fundou também o primeiro clube de baseball de Tokyo.


"Eu estudei jujutsu não somente porque o achei interessante, mas também, porque compreendi que seria o meio mais eficaz para a educação do físico e do espírito. Porém, era necessário aprimorar o velho jujutsu, para torná-lo acessível a todos, modificar seus objetivos que não eram voltados para a educação física ou para a moral, nem muito menos para a cultura intelectual. Por outro lado, como as escolas de jujutsu apesar de suas qualidades tinham muitos defeitos - concluí que era necessário reformular o jujutsu mesmo como arte de combate. Quando comecei a ensinar o jujutsu estava caindo em descrédito. Alguns mestres desta arte ganhavam a vida organizando espetáculos entre seus alunos, por meio de lutas, cobrando daqueles que quisessem assistir. Outros se prestavam a ser artistas da luta junto com profissionais de sumô. Tais práticas degradantes prostituíam uma arte marcial e isso me era repugnante. Eis a razão de ter evitado o termo jujutsu e adotado o do judô. E para distinguí-lo da academia Jikishin Ryu, que também empregava o termo judô, denominei a minha escola de Judô Kodokan, apesar de soar um pouco longo "
(Jigoro Kano)

O  velho mestre faleceu em  04 de maio de 1938, a bordo do navio  Hikawa Maru. A causa oficial foi  pneumonia .


Referências:

Bujin do Kai
Karateka net
Projeto Budo
Wikipedia

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