segunda-feira, 13 de agosto de 2012

ESKRIMA/KALI


 "Nós não somos lutadores de bastão, 
nós somos lutadores."
(Ditado eskrimador)


Eskrima, escrima ,  escryma, arnis de mano (chicote com as mãos), kali (na lingua filipina kalis quer dizer espada) ou FMA (Filipino Marrtial Arts) são alguns dos nomes dados às artes filipinas  que têm ênfase no treino de luta com armas (principalmente bastão, espada e faca) e também ensinam habilidades de luta à mão vazia. O praticante é chamado de eskrimador ou kalista. No cinema os maiores divulgadores foram Dan Inosanto, Bruce Lee e Steven Seagal.

O origem e os criadores





Kris: em algumas delas o aço já era forjado com veneno
Em suas origens, o povo filipino estava envolvido em diversas guerras tribais. Os meninos, já na adolescência recebiam uma lâmina ondulada chamada de Kris . 
Diz-se que o metal de algumas delas era oriundo de meteoritos.
A partir da conquista espanhola, o povo das ilhas  Filipinas passou a ter senso de nação e as técnicas de armas aos poucos começaram a ser sistematizadas e polidas. Alguns historiadores falam que além de técnicas autóctones, foram incorporadas técnicas oriundas de Taiwan, Bornéu e Espanha (como espada e adaga) . O objetivo era um só: vencer e expulsar os invasores espanhóis. Para isso, só ficaram as técnicas que realmente funcionavam em combate. essa característica tornou o kali uma arte flexível, perigosa e versátil, apresentando saídas para os diversos tipos de agressão.
Os espanhóis logo perceberam o perigo e proibiram o porte de laminas. Assim, os kalista começaram a praticar com bastões de ratan ( um tipo de bambu).

Caracteristicas

Com um tempo limitado para ensinar, somente as técnicas que se provaram eficazes em batalha e que podiam ser ensinadas em massa sobreviveram ao tempo. Devido a essa metodologia, as FMA são erroneamente consideradas artes de luta "simples". No entanto, esta simplicidade refere-se somente a sua sistemática, não a sua eficácia. Ao contrário, por trás dessas técnicas básicas, reside uma estrutura bastante complexa e refinada de técnicas, as quais leva-se anos para dominar completamente.
Praticantes dessas artes são notadamente reconhecidos por sua habilidade em lutar com armas ou desarmados intercaladamente. Dominam o combate armado, em pé (panantukan, pananjakman, suntukan, sikaran, tadyakan/tadiyakan), chaves e projeções (dumog), e outras tecnicas diversas.  Existia um sistema filipino de primeiros socorros, cura e medicina herbal  desapareceu com o passar dos anos.


Armas
  •  
  • Bastão-  Treina-se com o bastão de ratan. O ratan é flexível, tem boa durabilidade, não soltam lascas e podem ser usados contra laminas. O Treino/combate feito com um bastão é chamado de solo baston. o com 2 de Double Baston. Na luta real se emprega o kamagong ou o facão 
  • Kamagong (madeira-ferro)- bastão de madeira muito resistente, mas inadequada para o sparring;
  • Espada y daga- Técnica herdada dos espanhóis. Algumas  vezes se treina com um bastão menor e outro maior;
  • Karambit/Korambit- faca curva inspirada nas garras do tigre;
  • Balisong- também chamado de canivete buterfly;
  • Facão- Pode usar o Bolo, o kukri ( facão semicurvado) ou o Machete. A medida que melhora, o eskrimador tende a praticar mais com o facão  
  • Hawakan- Tonfa
  • Tabak Tayok - Nunchaku;
  • Kris- Faca ondulada


Estilos/Sistemas


Existem mais de cem sistemas diferentes de eskrima, que podem ser classificados em três grupos principais: região do norte, região central e região sul das Filipinas. Os que mais se destacaram para  a mídia sao a Doce Paris, a Sao Miguel, a Águia negra, a Lameco Eskrima e o Kali Silat
No Brasil, os mais difundidos são:
Arnis maharlika - É ensinado desde 1976 pelo Punong Guro Herbert "Dada" Inocalla, que em conjunto com seu irmão Datu Shishir Inocalla, desenvolve um trabalho de resgate e utilização do arnis como terapia marcial filipina.
Kali silat ou sina-tirsia-wali - Kali é palavra filipina e silat de origem indonésia) Criado pelo norte-americano Paul Greg Alland, primeiro ocidental a ganhar o Philippines World Escrima Tournament - O estilo foi trazido ao Brasil pelas mãos do polêmico Paulo Albuquerque, hoje o aluno mais graduado de Greg na América Latina e criador do Kombato e da Federação Brasileira de Kali .



A eskrima na mídia


Manoel Felipe M de Albuquerque
Espalhando saber pelo mundo
A eskrima também se tornou bastante utilizada no cinema e pode ser encontrada em filmes de Bruce Lee e Steven Seagal.

Referências
ISMA
Wikipedia
Doce Pares Eskrima
Eskrimador
Paaralang Kastila
Filipino_Martial_Arts Imagens: Divulgação


Se vc gostou desse artigo, deve ler:
Silat
Krabi Krabong
Karambit: a garra do tigre

1 comentários:

Outsiders disse...

Arnis, também conhecido como Eskrima, Kali, Garrote, além de outros nomes em diferentes dialetos, como Pananandata em Tagalog; Pagkalikali, Ibanag; Kabaraon e Kalirongan, Pangasinan; Kaliradman, Bisaya; e Didja, Ilokano, é uma arte marcial e um esporte de origem nativa que se caracteriza pelo uso de giros e movimentos circulares, acompanhados de golpes de balanço, estocadas e bloqueios, usados de maneira ofensiva e defensiva. É costume que seja praticado com um (1) ou dois (2) bastões ou qualquer outro instrumento simular, podendo também ser praticado com as mãos nuas e pés, para atacar, bloquear, agarrar e projetar, mantendo os mesmos princípios que sejam utilizados com os bastões.*


O termo FMA - Filipino Martial Arts - surgiu através do livro escrito na década de 80 pelo grande mestre Dan Inosanto. Com o passar dos anos, e com a diferença existente entre os diferentes dialetos presentes nas Filipinas e que contemplados pelo ato republicano, o termo FMA acabou por ganhar força, devido a sua pronuncia mais ocidental e sem excluir as diferentes modalidades de diferentes cantos das Filipinas.


Mas o que é Kali ou FMA? Uma arte marcial, nascida nas Filipinas, que trabalha com conceitos de movimentação corporal aplicados ao combate armado e desarmado. Sua principal característica está na utilização do bastão de rattan, uma espécie de bambu asiático, considerado um meio termo para aplicação de outras ferramentas de treino.


No Brasil encontramos algumas boas escolas de treino de Kali e de FMA. O Arte Filipina se propõe a ser uma ferramenta para a difusão de conhecimento e informação entre as diferentes escolas e praticantes.

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan