domingo, 1 de julho de 2012

Haruo Matsuoka


Nascido em 1950, em Osaka, no Japão, Haruo Matsuoka conheceu o shihan Steven Seagal quando o mesmo abriu o Tenshin Dojo em Osaka. 
"Quando o conheci, (...)sua técnica era notável, ao contrario do que tinha visto antes. Ele era tão rapido, muito fluido. Ao ve-lo fazendo Aikido, minha vida mudou. Nada em minhas experiencias anteriores de artes marciais se aproximou daquele momento. "
Haruo Matsuoka, sobre o sensei Seagal
Progredindo rapidamente, como uke do sensei Seagal, conquistou o titulo de shodan em 1978 e foi convidado por sensei Seagal para um projeto que ele tinha de difundir o aikido na América. Quando se mudou para os EUA , pensaa que era algo temporario. Forma dias dificeis, pois a maior parte das pessoas nao sabia o que era aikido. Isso mudou depois do 1º filme de Steven Seagal (Nico: Acima da Lei). As matriculas explodiram !
Matsuoka Sensei foi o aluno sênior e instrutor-chefe de Steven Seagal por mais de 20 anos. Isso fez com que evoluísse num dos maiores tesouros do aikido: o randori.


"Randori é como a vida: Você tem problemas lhe atacando de ângulos diferentes.Você pode tentar simplesmente virar e enfrentar o primeiro problema que vem para você, mas você vai ser superada por todas as outras questões que não estão envolvidos.
"No randori, você deve posicionar-se continuamente de tal maneira que todos os seus atacantes têm de fazer fila para chegar até você. Quando você faz isso, você pode manipulá-los um a um com delicadeza, sem comprometer sua segurança. Em aikido, a harmonia não é estática, é dinâmica.
Da mesma forma, a vida não é estática. Você tem que constantemente reavaliar sua situação, verificar constantemente as suas prioridades eo que você está fazendo para envolvê-las. "

Durante esse tempo, Haruo Matsuoka o privilégio de conhecer um dos melhores discípulos do fundador do aikido : Seiseki Abe ( 10º dan). Steven Seagal, que já havia estabelecido um relacionamento com Seiseki Abe, levou este mestre para seminários nos EUA. Sempre que possível, Haruo Matsuoka iria encontrá-lo e absorver o seu conhecimento sobre respiração (kokyu), funakogui -undo ( exercício de remar em mar revolto) e ki.
Ao mesmo tempo, a fama que o cinema dava a Steven Seagal começava a criar um abismo entre ambos. Assim, em 1997 solicitou seu desligamento do estilo e seguiu para Okinawa, outro grande berço de artes marciais. Nesse processo de busca, sensei Abe foi fundamental, lembrando-o que o mais importante era seguir os ensinamentos do Kaiso. 
Paralelamente, diversos alunos americanos continuavam entrando em contato com o mesmo, saudosos de seus ensinamentos. Assim, retornou aos EUA ( já como 5º dan) e chamou seu grupo de Doshi No Kai (Associação de Amigos). No entanto, Seiseki Abe batizou a nova escola de Dojo Ikazuchi ( Dojo Trovão). Basta ver uma demonstração de sensei Matsuoka para saber o porquê. Atualmente 7º dan, ensina em Culver City, na California e tem grupos espalhados pela Belgica, Brasil, França e Espanha. Sem dúvida laguma é - ao lado de Larry Reynosa sensei- a pessoa que mais estudou  o aikido desenvolvido pelo shihan Steven Seagal.
MANOEL FELIPE M DE ALBUQUERQUE


Referências:

Imagens: divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan