segunda-feira, 4 de junho de 2012

KENJI TOMIKI

Aikido, Kendo e Judo
Kenji Tomiki (1900 -1979) nasceu em Akita, no Japão e começou seus estudos em artes marciais aos 6 anos de idade treinando bokken Aos 10, iniciou o judo. Incentivado por Jigoro Kano, começou a treinar com o mestre Ueshiba, que na época (1926) ensinava Daito-Ryu Aikijujutsu. Logo se tornou dos melhores alunos de O-sensei. Entretanto...nunca abandonou o estudo do Judo. Em 1928, recebeu o 5º dan de Jigoro Kano.
Existem diversas evidências de que foi um dos alunos preferidos do Kaiso:
  • Em 1934, tornou-se um dos instrutores seniors do Kobukan Dojo ( Dojo do Inferno) do sensei Ueshiba, em Wakamatsu-cho;
  • Teve grande participação na criação dos manuscritos do famoso manual do Kaiso - Budo Renshu;
  • Em 1940 foi a primeira pessoa a ganhar o título de 8º Dan das mãos do Mestre Ueshiba;
  • Em seu leito de morte, Ueshiba chamou por ele.
Por ocasião da 2ª Guerra Mundial, em 1936, foi enviado à Manchúria e seus alunos tiveram a oportunidade de treinar kendo, aikido e judo. No final da guerra, foi aprisionado na Sibéria pelo governo da União Soviética e lá ficou durante 3 anos. Nessa época, preso oo sensei Tomiki continuou com seu pensamento voltado para as artes marciais, manteve sua forma física, idealizou o unsoku, exercício que pode ser realizado em um espaço reduzido, e começou a esboçar a união entre Judô e Aikidô.
Em 1954 se tornou professor na Universidade de Waseda, quando eles abriram o Departamento de Ed. Física, e fundou o Aikido Clube.  Nesse período apareceram as primeiras mudanças entre o Aikido do sensei Tomiki (semelhante ao Judo) e o tradicional. Os movimentos foram divididos em vários kata e tambem houve uma ênfase maior nas tecnicas livres, como parte básica do treinamento. Quatro anos mais tarde, a mesma instituição ofertou reconhecer formalmente o Aikido Clube da Universidade, desde que fosse instituída uma competição.

Tomiki Shihan, com sua grande experiência em Artes Marciais - pois já era 8º dan tanto em Judô quanto em Aikidô - uniu as técnicas aprendidas com Mestre Ueshiba com o método de treinamento e doutrinas aprendidas com o Judô. No judo, criou o kata Goshin Jitsu, um dos que mais evidenciam a defesa pessoal. No aikido, ele introduziu o randori – treinamento livre – em 1964, com o intuito de tornar as técnicas mais eficientes e também em transformar o Aikidô em esporte competitivo, para atrair  jovens praticantes. Tomiki Shihan achava que, atraídos pelo Aikidô esportivo, os alunos, com o tempo, iriam apreciar o lado espiritual da arte.
Em 1967 foi inaugurado o primeiro dojo exclusivo para a prática e estudo do aikido competitivo. Tomiki Shihan lhe deu o nome de Shodokan, que significa a casa do caminho iluminado.
Tomiki Shihan viajou pelos EUA e Austrália demonstrando e ensinando sua Arte Marcial. Escreveu vários trabalhos e livros e foi o fundador da Associação Japonesa de Aikido – JAA em 1974. Dois anos depois, foi aberto o Shodokan Hombu Dojo, em Osaka.
Ele faleceu em 25/12/21979, sendo substituído pelo seu grande amigo Hideo Obba, que ficou à frente da JAA até  1986
É importante ressaltar que - apesar do que diversos professores pregam - em nenhum momento este autor encontrou qualquer indício direto de ruptura entre o sensei Tomiki e O-Sensei, mesmo depois da criação de um aikido competitivo. Inclusive, uma observação mais atenta mostra que os melhores alunos do grão Mestre Ueshiba tinham caracteristicas técnicas tão diferentes entre si que as vezes é difícil acreditar que tiveram o mesmo professor. Tomiki foi um dos poucos que treinou com o Kaiso pelos 4 períodos de desenvolvimento do Aikido.

O autor nunca conheceu o Kaiso, mas, a julgar pelas evidências, parece que este acreditava que o importante era deixar cada um de seus alunos seguirem os próprios passos. Os próprios relatos sobre a didática dele evidenciam isso. Ele tinha uma idéia e a expunha, a demonstrava. A interpretação era livre. A única exceção para esta afirmação foi no dojo de Iwama, visto que a maioria dos alunos era adolescentes, sem qualquer experiência marcial anterior. 

Manoel FELIPE Mesquita de Albuquerque
Aceitou o desafio da vida...
Na verdade, fica feliz por lutar por ele todos os dias


Referências:

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan