sábado, 19 de maio de 2012

A ARMA E A ALMA DO SAMURAI

"Não me empunhe por orgulho
Não me desembainhe sem motivo
Não me guarde sem honra"
(Canção da espada)

Confesso que sempre achei exageradas as histórias que falavam sobre feitos sobre-humanos do fundador do aikido, Morihei Ueshiba se desviar de balas, assim como lendas sobre o poder do katana e as habilidades dos samurais. Seriam eles tão formidáveis assim?

Esta pergunta inquieta a diversos pesquisadores que veem tentando entender o fascínio que a classe samurai - bem como seu sabre -ainda exerce em todo o mundo contemporaneo. O primeiro passo foi testar o katana.

Como todos sabemos, o aço é uma liga metálica onde o ferro é parte fundamental. Isso, aliado ao fato do solo japonês não ter ferro de boa qualidade, fizeram com que os mestres armeiros desenvolvessem um complicado e único sistema de forja, que fizeram do katana uma peça de rara beleza. Mas...como se sairia o katana contra um projetil de 9mm ?


O corte do projétil se explica pelo fato do aço do katana ser muito mais duro que o chumbo da bala ( física pura) mesmo em munições mais poderosas como a de 9 mm. Se fosse um único projétil, em tese a katana poderia corta-lo se atingisse a bala de frente. Para ser partida...a lâmina precisou de 7 (nana) tiros de calibre 50 !



Bom, já sabemos que o samurai tinha uma arma estupenda. Mas teria ele perícia suficiente para se defender de uma arma de fogo ? Quem tentou responder esta pergunta foi o programa de TV chamado  Super Humanos comandado por Stan Lee ( o mesmo da Marvel, que criou os  personagens homem-aranha, capitão américa e os vingadores, entre outros). O programa se dedica a encontrar pessoas com capacidades sobre humanas. Desta vez, encontrou um ás do katana chamado Isao Machii.



Machii-san começou o teste cortando bolas de baseball lançadas por um equipamento profissional ( canhão). Depois disse estar certo que seria capaz de se defender de uma bala. Não apenas fez isso, mas depois cortou-a em duas. Algo no mínimo...inexplicável !

Mesmo sabendo que as balas arredondadas têm menos velocidade e poder de penetração que os projeteis mais novos ( em forma de obús), não dá pra descartar a EXCEPCIONAL destreza do espadachim. Se observarmos bem, ele nao saca a espada depois do tiro. Ele desembanha a espada antes. É como se ele "sentisse", percebesse a trajetória do projétil antes dele ser disparado. O sensei Ueshiba falava de algo assim, dizendo que via clarões antes das balas serem disparadas e com isso conseguia se livrar das mesmas.

Apesar da extrema habilidade de Machii-san,  temos que admitir que o que ele faz...é pra poucos. Mesmo com extremo treinamento, dificilmente alguem teria força para sustentar a espada e resistir ao impacto de um tiro de 9mm. Mesmo que cortasse a bala, o impacto poderia lesionar o pulso, até mesmo quebra-lo. Aguentar mais de um tiro...só no cinema (rs).

Além disso, mesmo quando se corta o projetil, ele se divide em 2 e continua sua trajetória ( podendo atingir o espachim). Além disso, o katana é duro apenas no fio. a parte que absorve impactos é a kassana (costas do katana).  Se a bala atingir a espada de lado... a lâmina se quebra.

Impressionadas com o poder e o fascínio do katana, diversas empresas ocidentais os fabricam. Existem desde as de cunho apenas  decorativo até sabres capazes de fazer estragos terriveis mesmo em mãos destreinadas. Os 2 extremos são lamentáveis.

Os antigos japoneses sabiam que o poder deve ser vir acompanhado de responsabilidade. Talvez por isso tenham desenvolvido uma arma como o katana. Quando empunhado com perícia...ele pode facilmente cortar uma armadura. Quando usado com força bruta (como um machado), ele se quebra. Dessa forma, apenas o guerreiro bem treinado poderia usar o poder.
Manoel Felipe M de Albuquerque
Acha que o bem pode vencer o mal;
que ecologia é uma boa
e que todo exagero é pernicioso

Assim, a alma samurai se mostra mais importante que a arma samurai.




Imagens: divulgação


2 comentários:

Manoel Felipe M de Albuquerque disse...

Da mesma forma, diversos samurais perceberam, durante a restauração da era Meiji, que o caminho da espada, como arma, havia acabado. Mas que seus princípios poderiam ser utilizados de outras formas: combate desarmado ( defesa pessoal, no meio empresarial (administração, produção,vendas,etc) e cientifico ( pesquisas). A alma samurai é a percepção, que reconhece tendências e perigos no mundo dos negócios. Ter uma boa empresa, bem equipada e treinada é muito bom. È uma arma. Mas ter a alma...Isso realmente pode fazer a diferença.

Manoel Felipe M de Albuquerque disse...

O vídeo completo (dublado em portugues) desse episódio dos "Super Humanos" pode ser visto em : http://www.youtube.com/watch?v=RLljMMwMPqk

Mais vídeos de isao Machi poem vistos em :
http://www.youtube.com/watch?v=soSGl3RUbDg
http://www.youtube.com/watch?v=uXRqmoFhcuE&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=wfXpgtVZYcY&feature=related

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan