terça-feira, 1 de maio de 2012

O BOKEN

Que entrevista de emprego !

Feito de uma excelente madeira, o boken (bo= madeira, ken = lâmina, espada) é uma cópia do katana (espada samurai) em forma, peso e equilibrio.
Apesar de ser uma arma utilizada principalmente para treinos, nas mãos de um expert pode ser tão destruidor quanto uma espada de metal. O famoso samurai Miyamoto Musashi venceu diversos oponentes - que portavam o katana- apenas com seu boken. Um deles foi esculpido de ultima hora a partir de um remo!
Diversos ryu (escolas) rivais preferiam travar seus duelos com o boken ao invés do katana. Isso acontecia principalmente pelos seguintes motivos:
  • Apesar de perigoso e mortal, normalmente os danos infligidos pelo boken permitem a sobrevivencia do derrotado e , mais ainda que este volte a estudar a fim de corrigir suas falhas;
  • O boken é mais resistente ao impacto que o katana, consequentemente quebra menos;
  • Em caso de danos à arma, é sempre mais rápido ( e econômico) fabricar outro boken que outro katana.
Se usado como um machado, o boken se quebra. Quando usado com leveza, o poder aparece

Com a proibição do porte de espadas verdadeiras, os duelos travados com o boken se intensificaram Logo depois, com o alarmante numero de lesoes e mortes, foram também proibidos os duelos com o boken e foi liberado apenas o emprego do shinai ( espada esportiva de bambu) e mesmo assim apenas com o bogu (armadura protetora).
Existem diversos modelos de boken. No aikido normalmente se utiliza o modelo de Iwama e o suburito. Não deve se confundir o boken com o bokuto, espada em madeira mais leve, normalmente com tsubá ( guarda). O bokuto se destina principalmente a execução de kata e demonstrações.

Fazer um boken não é difícil. Fazer um bom boken é muito difícil.



Direrente do vídeo acima, o processo tradicional de fabricação do boken é extremamente complexo e ritualistico. O artesão começa a escolher a madeira meses antes, escolhendo madeiras de árvores já mortas e afundando-as em águas pantanosas durante meses. Isso garante que todo o ar saia da madeira e que o que reste seja uma estrutura estremamente poderosa, capaz de resistir a choques dos mais intensos. No dia da fabricação, o armeiro se purifica, abdicando de uma série de prazeres (inclusive sexuais) até acabar sua tarefa. As madeiras que se prestam para manufatura-lo são o carvalho (melhor de todas, porém praticamente impossivel de obtê-la), o ipê, o cumaru, a maracatiaia, a massaranduba, o curipixá e o pau marfim (mais adequando à confecção de bokuto).
Manoel Felipe Mesquita de Albuquerque
Apreciador de boken, de boas amizades e de chocolate quente,
principalmente quando acompanhado de belas conversas.















Para ver o filme completo: Ashi  Agaru (Depois da chuva)

Imagens: 
Ame Agaru - Depois da Chuva (1999)
Cold Steel: Bokkens Martial Arts Trainin Equipment http://www.coldsteel.com
Artes antigas, (pagina 8)


Se vc gostou deste texto, poderá gostar também de: 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan