sexta-feira, 11 de maio de 2012

Bruce Lee - O Pequeno Dragão

Este espaço é reservado para homenagear mestres de qualquer arte marcial ou esporte de combate que - mesmo sem saber- utilizaram os princípios do aikido em suas vidas e nos deram grandes lições.


O Pequeno Dragão
O Pequeno Dragão
Pela tradição chinesa, os nascidos no ano do dragão têm vida próspera e poder. Nascido nos Estados Unidos em 27/11/1940, entre 6h e 8h ( ano e hora do dragão), filho de um cantor de ópera chinesa o pequeno foi chamado de  Lee Jun Fan. Nas artes marciais era conhecido como "o pequeno dragão". O cinema o imortalizou como Bruce Lee.
Ao contrário do que muitos pensam, Bruce Lee não era apenas ator, mas um excelente artista marcial. Inovador, polêmico em suas declarações e treinamentos, mas, acima de tudo eficiente! Vivendo em Hong Kong, treinava boxe no colégio, tendo vencido algumas lutas. Mas, após levar uma surra numa briga de rua, começou a treinar artes marciais. Era míope e usava óculos e tinha a perna direita quase 2,5 cm mais curta que a esquerda. Começou a estudar o Wing Tsun (WT), dos 13 aos 18 anos, sob a tutela do grande patriarca Yip Man . Eis aí a primeira lição:

"Tornei-me um praticante de artes marcias apesar das minhas limitações. (...) Percebi, então, que devido à perna direita ser menor, eu levava vantagem em certos golpes de pé, pois a pisada desigual me dava um impulso maior. (...) Voltei-me para o estilo WT, que é uma técnica ideal para a luta corpo a corpo. Aceitei minhas limitações como elas eram e tirei proveito delas. Isso é algo que você precisa aprender (...) Em vez de tentar fazer tudo bem, faça com perfeição apenas as coisas que pode. " ¹
(Bruce Lee )

Treinando com o patriarca Yip Man . Bruce nunca chegou a se formar como professor/instrutor de WT.
Aos 18 anos, venceu um campeão de boxe, invicto há 3 anos. Sempre se envolvendo em brigas, seu pai o enviou para os Estados Unidos após ter surrado o filho de um membro da máfia chinesa. Nos EUA, começou a estudar diversas outras formas de combate , como o ju jutsu tradicional, o westreling, a esgrima, o boxe e o savate. Entrou para a faculdade de Filosofia de Washington, aos 21 anos.Além disso, foi influenciado pelo budismo, o taoísmo e por Krishinamurti, apesar de não ter religião. Passa a entender então a luta como uma ferramenta para o autoconhecimento, a expansão do potencial humano e a liberdade de expressão. Assim estava nascendo o Jeet Kune Do (JKD) .
Para Lee, o JKD significava que cada lutador é livre para mudar e se adaptar a novas técnicas sempre que necessário. "A arte deve se moldar ao lutador e não o lutador à arte'. A ideia era simplificar, desprender-se de qualquer estilo, assimilando o era bom e rejeitando o que não era prático.
"Absorva o que é útil. Rejeite o que é inútil. Acrescente o que é especificamente seu. O homem, criador individual, é sempre mais importante que qualquer estilo ou sistema estabelecido."
"Para mim, o aspecto extraordinário das artes marciais está em sua simplicidade. O modo fácil é também o modo certo. Quanto mais próximo do verdadeiro caminho das ARTES MARCIAIS, menos desperdício de expressão haverá."
Suas idéias eram tão polêmicas que lhe causaram problemas. A comunidade chinesa queria lhe proibir de lecionar a quem não tivessem origem chinesa. "Eu ensino a quem me procura". A discussão foi resolvida num combate, onde Lee venceu. Sempre perfeccionista, decidiu trilhar caminhos ainda inexplorados. Estudou fisiculturismo e preparação física, incluindo trabalho com pesos, numa época em que todos diziam que a musculação deixaria um lutador lento, Estudou nutrição numa época em que não haviam suplementos. O resultado foi um corpo musculoso, ágil e flexível. A lição: ser proativo, criar oportunidades e acima de tudo: seja genuíno ( algo no estilo "eu sou mais eu"). Depender da validação dos outros é permitir que eles tenham controle sobre você.
“Minhas aptidões superam minhas limitações"
Perfeccionista, buscava a perfeição em tudo o que fazia. Na televisão, participava de todas as etapas: direção, edição, montagem, buscando aprender cada vez mais. Apesar de ter participado das séries de televisão "Longstreet" e "The Green Hornet" ( O Besouro Verde) foi boicotado para estrear um seriado que ele mesmo criou o argumento, a história, os personagens e o roteiro: Kung Fu. Por ser oriental e baixo demais,  o cinema americano lhe fechara as portas. O seriado foi um sucesso em vários países, mas nenhum crédito foi dado a Lee.  Resolveu então parar de perder tempo, voltar para Hong Kong e se tornar o maior astro do cinema. Em Hong Kong, conseguiu elevar o nível dos filmes ( antes se rodava apenas com uma câmera, os roteiros eram feitos à medida que o filme ia acontecendo e os atores - quando eram pagos -recebiam uma miséria). Isso tudo mudou com Lee: seus filmes começaram a fazer sucesso, inclusive na América, que acabou se rendendo e convidando-o para estrelar um filme de distribuição mundial: Enter the Dragon (Operação Dragão). Ultima lição: usar a força do adversário contra ele próprio.

A morte

Durante as filmagens de O Jogo da Morte, em Hong Kong, Bruce começou a dar sinais de que não estava bem. Emagreceu 6 kg e chegou a  desmaiar em uma das salas de edição do filme. Levado ao hospital,  se recuperou.  Para segurar o estresse das mais de 12 horas de gravação diária, e os treinos que insistia em manter, começou a quebrar os próprios princípios: consumia haxixe e abusava de analgésicos.
Procurando um neurologista em Los Angeles, foi informado de  um acumulo de fluidos no cérebro, devido a uma convulsão que teve antes de entrar em coma. O médico receitou um medicamento para epilepsia..
Pouco tempo depois em Hong Kong, para tentar concluir as filmagens de Jogo da Morte, Bruce estava no apartamento de  Betty Ting Pei. Segundo ela, Bruce Lee pediu um analgésico para as fortes dores de cabeça. Betty tentou acordá-lo algumas horas depois, mas sem sucesso. Bruce Lee foi levado ao hospital Rainha Elizabeth, mas morreu no caminho. Segundo os médicos, a causa da morte foi um edema cerebral, provocado por uma reação alérgica a um componente químico do remédio. O filme foi continuado com dubles do ator e lutador
Brandon Lee: ator e artista marcial
Sua morte reuniu várias especulações e teorias da conspiração. Desde que ele teria morrido de overdose de remédios misturados com outras drogas como cocaína. Teoria de que ele teria forjado a própria morte para finalmente viver em paz. E a principal, de que teria sido assassinado pelas tríades (máfia chinesa) por ter se recusado a fazer parte dela ( essa última, reforçada quando seu filho Brandon Lee morreu acidentalmente nas filmagens de O Corvo).. Brandon foi baleado acidentalmente (as balas de festim foram substituídas por balas de verdade).
Seu legado: filmes fantásticos, uma arte marcial poderosa, melhoria das condiçoes do cinema chinês. Suas inovações acerca de métodos de treinamento e nutrição, sem dúvida nenhuma o colocam como o precussor do que hoje é chamado de MMA (Mixed Martial Arts) e da nutrição esportiva.

Pensamentos do mestre:

“Seja como a água, meu amigo“.
"A economia e a simplicidade são as chaves dos movimentos do JKD."
"JKD não dá voltas, não toma desvios. Segue uma linha reta para o objetivo. A simplicidade é a distância mais curta entre dois pontos."
"As defesas não precisam ser fortes; apenas o suficiente para evitar o ataque. No JKD, evitar é tão eficiente quanto bloquear."
"Um bom praticante de JKD não opõe força nem cede completamente; é maleável como uma mola; é o complemento e não a oposição à forca do oponente. Não tem técnica; faz da técnica do adversário sua técnica. Não tem desígnio; faz da oportunidade seu desígnio."
"O objetivo a ser desenvolvido não é realmente nada de especial. É meramente a simplicidade, a habilidade de expressar a técnica mais adiantada com o mínimo de esforço. Sofisticar não é ornamentar. Eu ensino o estilo LEE JUN FAN. Ele não é um estilo e também não é um esporte. Ele é defesa pessoal."
"A verdadeira observação começa quando o indivíduo esta além dos sistemas."
"Um mestre realmente bom jamais é doador da verdade e sim um guia, um apontador da verdade que o aluno terá que descobrir por si mesmo. JKD é simplesmente um termo, um rótulo para ser usado como um barco que se usa ao atravessar um rio , o qual se deve descartar ao chegar do outro lado e nunca mais trazê-lo às costas."
"Absorva o que é útil. Rejeite o que é inútil. Acrescente o que é especificamente seu. O homem, criador individual, é sempre mais importante que qualquer estilo ou sistema estabelecido."
"Para mim, o aspecto extraordinário das artes marciais está em sua simplicidade. O modo fácil é também o modo certo. Quanto mais próximo do verdadeiro caminho das ARTES MARCIAIS, menos desperdício de expressão haverá."
"Como a água, um combate não pode ter forma definida."
"Para compreender as técnicas físicas você deve aprender que elas contêm uma porção de movimentos coordenados. Isso pode parecer bastante desajeitado para você, porque uma boa técnica inclui mudanças rápidas, grande coordenação e velocidade. Colocar a essência, o coração das ARTES MARCIAIS em seu próprio coração e tê-la como parte de si mesmo, significa uma compreensão total e o uso de um estilo livre. Quando obtiver isso, saberá que não existem limitações para você."
"Antes que eu estudasse a arte, um soco para mim era apenas um soco, um chute era apenas um chute. Após estudar a arte, um soco não era mais um soco, um chute não era mais um chute. Agora que eu entendo a arte, um soco é apenas um soco, um chute é apenas um chute..."
"Qualquer técnica, por mais valiosa que seja, torna-se um mal quando a mente fica obcecada por ela."
"Socos e chutes são ferramentas para matar o ego. As ferramentas representam a força de direção intuitiva ou instintiva que, ao contrário do intelecto ou do ego complicado, não se divide, bloqueando a própria liberdade. As ferramentas movem-se para diante sem olhar para trás ou para os lados."
"Em sua liberdade original, o indivíduo utiliza todos os meios e não se restringe a nenhum; usa quaisquer técnicas que sirvam a finalidade que tem em mente. Eficiência é tudo que importa."
"Nenhuma natação simulada em terra os preparará para a água. O melhor exercício para a natação é nadar. O melhor exercício para o JKD é a luta real."
"Deixe de pensar como se não estivesses deixando. Observe as técnicas como se as não observe. Não há ensinamento fixo. Tudo o que posso lhe dar é um remédio certo para uma indisposição determinada."
"Quando o indivíduo alcança maturidade na arte, terá adquirido a forma amorfa (sem forma). Torna-se como o gelo dissolvendo na água. Quando não se tem forma, pode-se ter todas as formas; quando não se tem estilo, pode-se ter todos os estilos."
"Aprenda o principio, absorva o princípio e dissolva o princípio. Em resumo, obedeça ao princípio sem se tornar limitado por ele."
"A confiança nasce do conhecimento."



Manoel FELIPE M de Albuquerque
Acredita que quem não vive para servir, não serve para viver.
Quem não gosta de animais não tem muita chance com ele, não.

Referências:
¹HYAMS, JOE, O Zen nas Artes Marciais, pag 36-37, Ed Pensamento, 5a ed, 2008.
Wikipédia
Associação Brasileira de Jeet Kune Do
Bruce Lee Fundation


Imagens: Divulgação

Leia também:
Bruce Lee: Como a água
Wally Jay: Professor de Grandes Mestres
WT
Jeet Kune Do
Kung Fu/Wu Shu. O que é isso?

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan