quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Koichi Tohei - Um dos pilares do Aikido



Nascido em 1920, um estudante de economia da universidade de Keiko começou a estudar aikido em 1939 – com o fundador do Aikido -a fim de recuperar sua saúde, debilitada por um ataque de pleurisia. Antes disso já havia estudado judô, respiração Misogi e meditação. Seu nome: Koichi Tohei.

Começou a treinar de forma intensiva e progrediu de forma extraordinária, só interrompendo o treinamento por ocasião da Segunda Guerra Mundial. Em 1946, retorna a prática do aikido e começa a estudar com Tohei Tempo Nakamura, introdutor do yoga no Japão.

Naquela época o Aikikai estava praticamente apagado, em parte devido ao fim da guerra, em parte porque o aikido de Gozo Shioda estava crescendo rapidamente. Uma das providências do Kaiso, a fim de dar mais credibilidade ao seu sistema foi acelerar a promoção de diversos de seus instrutores¹ . Assim, aos 32 anos, Koichi Tohei , com o status de aluno líder do fundador - se torna 4º dan. A partir daí foram inúmeras as contribuições do shihan Thohei ao crescimento do Aikikai.

Em 1953, foi convidade pelo Hawaii Nishi Kai ao Havaí. Foi bem sucedido em introduzir o aikido em solo havaiano ( e consequentemente americano) . Apesar das muitas dificuldades (inclusive financeiras) conseguiu contribuições e doações em solo americano para o Aikikai.

Ao retornar ao Japão, em 1956 foi nomeado instrutor-chefe (Shihan-bucho) , e gradualmente foi formando uma rede de ensino do aikido em várias cidades, universidades e empresas e a arte começou a receber alguma exposição da mídia.

A partir de 1960, Tohei escreveu diversos livros ( em japonês e inglês) acerca do aikido. Formulou ainda um currículo técnico amplamente aceito e forneceu uma base filosófica para abordagem do aikido baseado e, sua teoria sobre os princípios do ki.

Em fevereiro de 1961, Tohei organizou uma visita do Fundador do Aikido Morihei Ueshiba de seis semanas para o Havaí e o Kaiso pode ver, em primeira mão a extensa rede criada por seu melhor aluno, no Havaí. Foi nessa época que, num intervalo de um jogo de futebol americano o jovem Steven Seagal conheceu – e se encantou – com o aikido. Koichi Tohei foi seu primeiro professor².

Segundo Stanley Pranin³ , a partir daí, tamanha foi a forma como expandiu o aikido no exterior, e tantas foram suas viagens que se tornou a figura mais conhecida no aikido, superando inclusive o fundador e seu filho Kisshomaru. Esportistas e lutadores solicitavam suas aulas. Se torna então o primeiro aluno e único aluno a receber – do próprio Ueshiba – a graduação de 10º Dan. Ueshiba adoeceu logo depois e faleceu em 26 de abril do mesmo ano.

Neste momento, realizaram-se discussões sobre quem sucederia o Fundador. Alguns dos membros do alto comando do Aikikai , incluindo o então membro do gabinete principal Sunao Sonoda, defendeu a ideia de Tohei e Kisshomaru ( filho de Ueshiba) assumirem conjuntamente o título de Doshu. No entanto, a proposta vencedora foi tornar Kissomaru o Doshu e manter Tohei como instrutor chefe.

Gradualmente, ao longo dos anos, uma divisão havia se formado dentro do Aikikai com alguns membros de apoio à pedagogia de Kisshomaru e seus aliados instrutores sênior, enquanto outros preferiam métodos de Tohei de ensino com sua ênfase no ki. As tensões se desenvolveram a ponto que, em 1974, Tohei Tohei apresentou a sua demissão do Hombu Dojo. Neste momento, ele estabeleceu Shin Shin Toitsu Aikido (Mente e Corpo Coordenados) , também conhecido como KI SOCIETY. Ele faleceu em Maio de 2011, aos 91 anos de idade.








MANOEL FELIPE MESQUITA DE ALBUQUERQUE
Aspirante a blogueiro, eterno apaixonado pelo aikido, apreciador de bons vinhos e de boa música.
Apesar de defender muito os animais, os seres humanos também podem contar com ele

²http://suzi-340.tripod.com/id18.html. (Vejam as 2 primeiras fotos, com Take sensei na Ki-Society)
Imagens: Divulgação

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan