terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Iwama Shin Shin Aiki Shuren Kai



“Preservamos e compartilhamos a grande influência do meu pai, Morihiro, ao mesmo tempo que permanecemos fiéis à herença técnica e espriritual que nos foi legada pelo Kai-cho Morihei Ueshiba. Tentamos continuamente melhorar com a práctica intensiva e sistemática do kihon, e acreditamos que cada treino é uma oportunidade única de nos sentir mais próximos do Fundador. Em primeiro lugar aplico este treinamento permanente a mim mesmo”.
(Hitohira Saito Soke)
Esta organização, também chamado popularmente de Iwama Ryu, Iwama Juku, Shin Shin Aikido e Dentoo Iwama Ryu foi oficialmente fundada em 2004, após o Hitohira Saito (filho e herdeiro de Morihiro Saito, o homem que estudou com Ueshiba por mais tempo) separar-se oficialmente do Aikikai em 2003 por divergências político-pedagógicas. A sede principal se chama Shin Dojo e está localizada em Iwama.
Em japonês, algumas expressões não são muito objetivas. O nome completo da escola significa : Organização Pessoal para Estudo e Aperfeiçoamento do Aikido e Shuriken. O ponto de vista etmológico, o leitor percebera o signifido dos outros nomes estilo observando a descrição abaixo:
Shin Shin: Acredita em deuses. Isso é fruto da religiosidade shintoísta de O-Sensei
Juku ou Ryu: Escola
Iwama: Referência à cidade onde o sistema foi ensinado durante a maior parte do tempo
Shuren - diz respeito ao estudo do shuriken (dardo)
O objetivo da entidade é entender e proteger os princípios supremos do fundador do Aikido, Morihei Ueshiba , bem como o espírito sua maneira de ensinar, através da doutrina é método de Morihiro Saito Sensei. Qualquer um que queira estudar seriamente as tradições japonesas e Budo pode juntar-se a Iwama Shin Shin Aiki Shurenkai, para treinar o espírito, a técnica e o corpo de forma cooperativa e amigável, para compartilhar o Aikido e a paz mundial.
“Estou indo encontrar novas maneiras de unir-me ao coração e à espiritualidade de O-Sensei “
(Hitohira Sairo Kaicho, Aikido Journal of March 2004 )
PRINCÍPIOS DO ESTILO:
KATAI KEIKO: Katai significa "sólido" e keiko “treino”. Katai Keiko refere-se a uma prática "estática" das técnicas (por oposição à dinâmica ki-no-nagare) e visa corrigir os ângulos e posições. Ao praticar katai keiko o uke deve ser resistente, forte e realista em cada momento de seu ataque. É um treino fundamental para desenvolver a precisão técnica e a estabilidade corporal necessária para executar as técnicas de forma fluida ou “ki no nagare”.
NISSHIN GEPPO – Progresso diário. A forma tradicional de treinar em Iwama sugere que o praticante seja paciente e sua pratica diária. Não importa quantos anos estuda aikido, deve se ver sempre como um novato ate o fim da vida.
Filosoficamente, esta escola ensina ainda que para, progredir no caminho, o praticante não pode ser muito apegado ao materialismo, ao dinheiro, às posses. Não há nada contra ter dinheiro, pois este garante sua sobrevivencia, sua casa, seu dojo. O treinamento de uchi deshi inclui inclusive o contato com a natureza atraves da agricultura e da jardinagem.
Tecnicamente falando, a escola se destaca pelo seu tradicionalismo. Apesar de estudar muito bem o tai jitsu (técnicas de luta desarmada), se destaca mundialmente pela grande ênfase no estudo do Jo e do Bokken. Além disso, até onde o autor sabe, é o único sistema de aikido que estuda o shuriken ( dardo). Até hoje, existem centenas de pedidos de estágio de todo o mundo. O estilo esta presente em muitos países, inclusive no Brasil.

Hitohiro Saito Sensei - o Jukuchi
O significado para Jukushi é fundador e gerente. Hitohiro Saito nasceu em 1957, na cidade de Iwama, praticamente dentro de um dojo. Começou a treinar aikido aos 7 anos de idade com O Sensei, e , após o falecimento do fundador, com seu pai, Morihiro Saito Shihan. Diplomado em aikido, caligrafia japonesa e a culinária (chegou a abrir um restaurante em Iwama) largou tudo para se dedicar por completo ao estudo do Aikido, e começa a substituir seu pai na condução do Ibaraki Aiki Shuren Dojo e na custodia do Aiki Jinjia durante as viagens deste ao exterior. Em virtude de sua técnica poderosa, começa a dar aulas uma vez por semana no Yoyogi Uehara Dojo, de Tóquio.
Em 1986 ministra seu primeiro seminário no exterior.
Ao fim dos anos 90, devido à doença de seu pai, começa a ter uma presença maior na condução do Ibaraki Aiki Shuren Dojo de Iwama. Após o falecimento de Morihiro Saito Sensei, em 2002, Hitohiro Saito Sensei assume como o seu sucessor.
Em Outubro de 2003, devolve o Ibaraki Dojo e a custódia do Aiki Jinjia para a família Ueshiba e se desvincula da Fundação Aikikai. Em Fevereiro de 2004 funda a organização Iwama Shin Shin Aiki Shurenkai, buscando preservar o ensino do Fundador passado a seu pai nos anos 50. Atualmente continua com a tradição do seu pai, ensinando no Tanrenkan Dojo da cidade de Iwama e ministrando seminários de “Dentou Iwama Ryu” no mundo.

Referências:

Referências
Aikido Iwama

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan