domingo, 8 de janeiro de 2012

O Bastão Bo


O bastão longo (BO) é a arma mais antiga do Japão. Traçar a sua história é um desafio, vez que ela começa no momento em que um hominídeo pré-histórico empunhou pela primeira vez um pedaço de madeira morta. Num país cheio de florestas de carvalho e cedro, essa oportunidade deve ter ocorrido com frequência.

Aparentemente, nossa história toma fôlego na antiga China. O BO surgiu, segundo a lenda, através do jovem Yenung Ng Long. Ele era um perito em lança e decidiu entrar para um mosteiro.

Durante sua vivência no mosteiro, seus superiores ao o verem treinar com uma lança lhe explicaram que não ficava bem para um monge manejar uma lança que era um instrumento de guerra para matar. Reprimido, Yenung Ng Long ficou desolado e procurou solução para poder continuar treinando.
Já que o problema era a ponta metálica da lança, Ng Long, arrancou a ponta e converteu sua lança em um comprido bastão e foi pouco a pouco desenvolvendo técnicas. Como não era uma arma utilizada pelos soldados chineses o bastão longo causou grande impacto entre os monges e passou a ser utilizado como bordão ou cajado em suas viagens para possível autodefesa contra assaltantes.
Sensei Kishikawa, do Niten. Um dos maiores especialistas no bojutsu

Os monges chineses, ao espalharem o budismo, influenciaram os monges guerreiros japoneses na arte do bastão longo (Pann em chinês). Inclusive o ideograma em chinês para Pann é idêntico ao BO.

Até o período Kamakura (1147-1408) já existiam técnicas de bastão bem organizadas, porém esta arma não tinha importância no Bujutsu. Supõe-se que para sua falta de divulgação e expansão seja devido que ela não era considerada uma arte de alta categoria como era o ken-jutsu (espada), o kyu-jutsu (arte do arco e flecha) e outros estilos militares. Talvez o preconceito fosse devido o Bo – bastante efetivo contra a lança (yari) e a alabarda (naginata) ser uma arma simples e barata e que podia ser adquirido por qualquer membro das classes sociais baixas.

No aikido é uma arma pouco empregada, tanto pela versatilidade do JO, como pelo fato de que a maioria dos wazas é feito simulando uma lança, para atingir alvos distantes. Pode ser ainda utilizado em forma de giro, onde sua grande velocidade pode servir para fraturar ossos e ate mesmo espadas. O maior expoente no manuseio dessa arma é o espanhol José Luiz Isidro Casas, 7º Dan.



Sensei Jose Luis Isidro Casas. Bojitsu no Aikido



Especificações técnicas
Comprimento: de 1,50 a 2,10 m. O ideal é que tenha pelo menos 30 cm a mais que a altura do praticante. Na época feudal tinha normalmente 1,80 m sendo chamado de rokushakubo (roku = seis e shaku= 30 cm)
Espessura: Pouco mais de 3,5 cm
Forma: em sua maioria circular (maru-bo). O hakaku-bo, no entanto, era octogonal e suas bordas angulosas e cortantes o tornavam brutalmente efetivo quando usado contra um alvo desprotegido. A maioria das técnicas usadas contra o bo envolvia o uso da katana para cortar o bo de madeira, reduzindo assim a sua eficiência. Às vezes o bo era protegido com tiras de ferro ou outro metal o que o tornava muito mais difícil de ser cortado.


Referencia:
http://www.aizen.org/jodo/historia.aspx

Imagens: Divulgaçã
o

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan